O engenho e a criatividade humana conseguem sempre surpreender. Aprecie estas 20 Obras de Arquitetura incríveis (uma é portuguesa).
Por todo o mundo não faltam exemplos de construções arquitetónicas que são incríveis e muitas delas desafiam, aparentemente, as leis da lógica e da natureza. O universo da arquitetura tem surpreendido desde a antiguidade.
São muitas as construções que se tornaram famosas, seja pela ambição megalómana, seja pela criatividade, seja pela ilusão que criam, seja pela emoção que geram. Não faltam razões para elas nos deixarem absolutamente seduzidos.
Naturalmente, muitas delas tornam-se autênticas atrações turísticas. Existem algumas que se tornam fenómenos não apenas pela sua beleza, como pelo seu contexto e pelo desafio que se tornou a sua construção. É brilhante a capacidade que a humanidade tem para criar, mesmo sem grandes recursos ou sob condições menos favoráveis. Conheça 20 construções incríveis em lugares inacreditáveis. Uma é portuguesa!
20 Obras de Arquitetura incríveis (uma é portuguesa)
Monastério de Simonopetra
Não faltam razões para se visitar um país como a Grécia, mas este Monastério é seguramente mais uma boa razão para marcar viagem. O Mosteiro Simonopetra está 330 metros acima do nível do mar, estando presente num penhasco. Este mosteiro ortodoxo oriental foi construído no século XIV.
Mosteiro de Panagia Hozoviotissa
Este Mosteiro, presente na Grécia, fica a 300 metros do nível do mar. A conclusão da sua construção foi em 1017, tendo sido mandado construir pelo Imperador Aleixo I Comneno. Está inserido num cenário fantástico, parecendo encrustado no penhasco, integrando-se perfeitamente na paisagem. O Mosteiro Panagia Hozoviotissa está, por isso, entre os mais intrigantes e originais mosteiros do mundo.
Mosteiros de Metéora
Ainda na Grécia estão outros famosos mosteiros. Estes foram produto da ideia dos monges ermitões do século XI. Eles pretendiam estar fisicamente mais próximos de Deus, por isso aproximaram-se do céu. Para isso, subiram ao topo da formação rochosa e por lá instalaram-se, numas cavernas. Foi na sequência desse desejo que surgiram os mosteiros de Metéora que estão suspensos no céu.
Capela de Saint-Michel d’Aiguilhe
Esta capela está localizada em França e, para chegar até ela, é preciso subir mais de 200 degraus. Dizem que foi construída para celebrar os peregrinos que fazem o Caminho de Santiago, rota feita por muitas pessoas em busca de ajuda espiritual.
Mosteiro Xuankong
A ideia de um mosteiro suspenso também está presente no fantástico Mosteiro Xuankong. Segundo a lenda, há mais de 1500 anos, foi construído por um único homem. Está presente na Província de Shanxi, China. Aquele que também é conhecido como templo suspenso foi construído próximo do monte Heng.
Mosteiro de São Jorge de Coziba
Bem afastado da cidade, está este mosteiro incrível com acesso restrito, pois só é possível chegar a ele atravessando uma ponte pedestre. São monges ortodoxos gregos que habitam o Mosteiro de São Jorge de Coziba e ele é um digno representante de uma arquitetura irreverente e genial em locais incomuns.
Casa Kaufmann
Nos EUA, está outra construção absolutamente fabulosa, no topo de uma cascata. A Casa Kaufmann foi construída no ano de 1939. A beleza desta construção levou a que se tornasse num sucesso internacional. Os amantes da arquitetura ficam sempre maravilhados com esta construção.
Castelo Ninho da Andorinha
Aparentemente é um castelo que vai cair, a qualquer momento, do penhasco. Foi construído no ano de 1895 e a sua solidez já foi comprovada pela longevidade, assim como pela sua sobrevivência a um terramoto e ao abandono. Esta bela construção, que atualmente é um restaurante, está localizada numa região disputada pela Rússia e pela Ucrânia, em Gaspra.
Castelo Predjama
Na Eslovénia, também há um castelo cuja construção merece os maiores elogios e tem na sua génese uma lenda que tem como protagonista Erasmo, um cavaleiro. Este, de acordo com as histórias populares, foi responsável pela construção do castelo. Erasmo tentava escapar, pois tinha sido ordenada a sua morte. Ele era perseguido pelo rei Frederico III, por isso precisava de proteger-se.
Ele conseguiu viver por muitos anos, pois este castelo tinha ligação a uma caverna, que se situava do outro lado da montanha. Muitos foram os homens enviados para o matar e que até aguardavam por ele nos arredores do castelo. O plano era esperar que ele esgotasse os mantimentos e saísse do castelo, contudo a passagem secreta permitia-lhe abastecer-se.
Parque Nacional Mesa Verde
No Colorado, no condado de Montezuma (EUA), está o Parque Nacional Mesa Verde. Uma belíssima construção que garante proteção em diferentes vertentes, nomeadamente catástrofes naturais, neve e eventuais ataques inimigos.
Esta construção foi realizada no século VI, por aborígenes anasazi. O Parque Nacional Mesa Verde é considerado pela UNESCO Património Mundial.
Templo Dourado de Dambulla
No Sri Lanka, há uma construção surpreendente. Nos séculos II e III a. C., a pedido do rei Valagamba de Anuradhapura, foi escavado diretamente nas rochas das cavernas o Templo Dourado de Dambulla. Este conjunto de cavernas com templos é uma das mais interessantes atrações turísticas do Sri Lanka.
Leia também:
- Montemor-o-Velho, o castelo mais antigo de Portugal
- Os 10 castelos mais bonitos de Portugal
- A curiosa história do nome do Castelo do Queijo no Porto
Santuário de Las Lajas
Espaço de culto, o Santuário de Nuestra Señora de Las Lajas é uma atração do turismo na Colômbia. Esta construção do século XVIII, que tanto atrai os turistas, está situada no desfiladeiro do rio Guaitara.
Gate Tower Building
Consegue imaginar entrar com o seu carro por um prédio? Pensa logo num acidente, certo? Pois, mas no Japão há um prédio cuja construção abarca uma auto-estrada. Ou seja, ele é atravessado por uma auto-estrada, sendo por isso uma construção bastante ousada e brilhante.
Casa em Roque-Gageac
Na comuna francesa Roque-Gageac, há casas com uma história bem antiga, desde a pré-história. Desde esses tempos até aos dias de hoje, a visão manteve-se, tal como a utilidade das casas.
Elas foram realizadas tendo em conta a proteção concedida por cavernas e rochas, ficando os moradores protegidos das catástrofes naturais, mas também dos ataques de inimigos. As casas continuam a ser ocupadas até hoje, havendo algumas melhorias, mas mantendo o encanto que as tornou num dos locais mais especiais de França.
Jal Mahal
Um prédio encantador cuja construção é datada do século XVIII. Contudo, quem enjoa ao andar de barco, terá que sofrer para visitar esta construção, pois é só esse o meio de lá chegar.
Casa Flutuante
Interessa realçar o conceito das casas flutuantes, que existem em diferentes países (Austrália, Canadá, Reino Unido, havendo também hotéis flutuantes, nomeadamente na Suécia) e proporcionam uma experiência maravilhosa. Esta é uma das mais emblemáticas.
Pavilhão de Shibaozhai
No topo do Pavilhão, funciona um templo budista. São nove andares, 200 metros de altura e muita beleza. Este espaço foi construído na colina Shibaozhai, na China. Foi durante o reinado de Xianfeng que o pavilhão foi construído, facilitando o acesso ao topo da Shibaozhai.
Dar al-Hajar
No Iémen, está um palácio fantástico, construído no ano de 1876 a.C. O Dar al-Hajar ergue-se sobre uma rocha e é uma construção deslumbrante.
Casa à beira do penhasco
Esta casa presente na Austrália não é uma construção indicada para quem tem vertigens, mas para quem não tem representa um desafio aliciante. Uma casa construída sobre o oceano que se integra perfeitamente na paisagem.
Casa do Penedo
Construída em 1974, esta casa é um fenómeno de popularidade, suscitando elevado interesse turístico. É uma casa que parece saída de um conto de fadas. Esta residência rural é o destino de férias dos seus proprietários. Está perfeitamente integrada na sua paisagem envolvente e é feita inteiramente em rocha, sendo exceção as portas, as janelas e o telhado. Fica em Portugal.