A Klein Vision alcançou este feito com o músico francês Jean-Michel Jarre a bordo do seu carro voador, o protótipo AirCar.
Uma empresa de aviação eslovaca completou o primeiro voo de passageiros do mundo com um carro voador. A Klein Vision alcançou este marco com o seu AirCar, que transportava o músico eletrónico francês Jean-Michel Jarre como passageiro.
O teste foi realizado numa pista de aeroporto na Eslováquia. Num vídeo divulgado pela empresa, o carro desportivo alado é visto a acelerar pela pista com as quatro rodas antes de, repentinamente, se tornar aerotransportado e ascender ao céu. Poucos minutos depois, aterra em segurança com Jarre e um piloto a bordo.
Já em junho de 2023, o carro voador ‘Modelo A’, desenvolvido pela Alef Aeronautics, sediada na Califórnia, obteve uma certificação especial de aeronavegabilidade da Administração Federal de Aviação dos EUA. É o primeiro veículo do seu género a obter aprovação oficial para um voo pelo governo dos EUA.
Vídeo de: KleinVision
Avançando no “jogo” dos carros voadores
Em 2021, o AirCar completou o seu primeiro voo intra-cidade, no qual realizou um voo de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia, refere o Interesting Engineering.
O AirCar recebeu o certificado de aeronavegabilidade em janeiro de 2022, e a empresa afirma que o protótipo registou 130 horas de voo e 520 descolagens e aterragens em vários aeroportos internacionais.
O AirCar é composto por múltiplas unidades funcionais concebidas para transitar entre viagens terrestres e aéreas. A sua fuselagem aerodinâmica não só acomoda os passageiros confortavelmente, como também melhora o desempenho do levantamento durante o voo.
Quando em modo automóvel, o veículo utiliza um elevador pitch e um spoiler para criar força descendente. Entre as suas características avançadas estão as asas retráteis, superfícies de cauda dobráveis e um sistema de lançamento de paraquedas.
As superfícies de cauda dobráveis desempenham um papel crucial na melhoria da estabilidade longitudinal e das capacidades de descolagem, semelhantes às de aeronaves tradicionais.
Quando em modo de carro, a cauda retraída contribui para um tamanho mais compacto, garantindo versatilidade em ambientes urbanos. De acordo com a empresa, a ideia de corpo de levantamento inclui desenvolvimentos futuros para o interior e a gama de modelos — três e quatro lugares, motores duplos e uma versão anfíbia.
Modelo avançado de carro voador em desenvolvimento
Durante a sua fase de protótipo, o AirCar é equipado com um motor BMW de 160 HP com uma hélice fixa e um paraquedas balístico para medidas de segurança adicionais.
A Klein Vision afirma que o modelo de dois lugares pesa cerca de 2.425 libras (1.100 quilogramas) e tem uma capacidade de levantamento de mais 440 libras (200 quilogramas). O protótipo do AirCar atingiu altitudes de até 2.500 metros e alcançou uma velocidade de cruzeiro máxima de 190 km/h (103 nós).
Vídeo de: KleinVision
Para futuras iterações do AirCar, a Klein Vision concluiu os testes de um motor de aviação ADEPT Airmotive de ponta, conhecido pelo seu design potente, leve e eficiente em combustível.
Além disso, a empresa concluiu o desenvolvimento de planos e avaliações técnicas para o próximo modelo monobloco com uma hélice de passo variável onde esperam atingir velocidades superiores a 186 mph (300 km/h) e uma autonomia de 621 milhas (1.000 quilómetros).
A empresa absteve-se de divulgar uma data de lançamento ou esboçar estratégias de marketing para o seu produto, indicando que pode levar algum tempo antes de testemunharmos o AirCar a voar em definitivo.