É maravilhosa a experiência de pedalar por estes lugares, seja em família ou com amigos. Descubra 18 ciclovias e ecopistas para explorar Portugal de bicicleta.
É a pedalar que se pode descobrir a singular beleza das melhores ciclovias de Portugal. No presente artigo, reunimos as melhoras opções que poderá encontrar no nosso país. Nestas ciclovias, pode pedalar ao máximo, estimular a circulação sanguínea fazendo exercício, enquanto pode desfrutar de paisagens absolutamente deslumbrantes.
Assim, aliam-se os benefícios para a saúde com a promoção de um hábito fantástico que todos deveriam integrar no seu quotidiano, andar de bicicleta. Um meio de transporte que é económico e que é amigo do ambiente e confere um formidável sentimento de liberdade.
18 ciclovias e ecopistas para explorar Portugal de bicicleta
- Ecopista do Rio Minho
- Ciclovia da Mãe d’Água
- Ecopista da Linha do Sabor
- Ecovia do Rio Lima
- Ecopista do Vale do Vouga
- Ciclovia Póvoa-Famalicão
- Ecopista da Linha do Corgo
- Ecopista da Linha do Tâmega
- Ecopista do Dão
- Ciclovia da Marinha Grande
- Ecopista Ramal de Mora
- Ciclovias de Lisboa
- Ciclovia do Guincho
- Ecovia do Algarve
- Ciclovias de Ponta Delgada
- Ciclovia do Funchal
- Ciclovia de Porto Santo
- Ciclovia Guimarães Fafe
-
Ecopista do Rio Minho
O ramal ferroviário que fazia a ligação entre Valença a Monção foi desativado há vários anos. No entanto, a transformação desse espaço em Ecopista destinada ao Cicloturismo e a passeios pedonais deu uma nova vida ao local.
Esta foi a segunda via ecológica em Portugal a ser criada através do aproveitamento de antigas linhas ferroviárias, após estas terem sido desativadas. A Ecopista do Rio Minho tem uma extensão de 17km.
-
Ciclovia da Mãe d’Água
A Ciclovia da Mãe d’ Água tem uma extensão de quase 2 km. Esta ciclovia está assente no antigo canal ferroviário da Linha do Tua. O Percurso inicial deste ciclovia acompanha a nova Circular Interior de Bragança.
O restante percurso desenvolve-se ao longo de quase 2 km, seguindo em paralelo com o corredor pedonal que liga à antiga Estação de Comboios, atual Estação Rodoviária.
-
Ecopista da Linha do Sabor
Foi no ano de 1938 que a Linha do Sabor foi inaugurada. Fazia a ligação da Linha do Douro, na Estação do Pocinho, a Miranda do Douro, na Estação de Duas Igrejas. No entanto, a linha foi desativada pela Refer em 1988.
A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo transformou a linha em Ecopista, 18 anos após a desativação. A Ecopista da Linha do Sabor por 25km.
-
Ecovia do Rio Lima
Esta Ecovia é constituída por 5 percursos. Os percursos da Ecovia Rio Lima estendem-se pelas margens que banham os municípios de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. Esta ecopista estende-se ao longo de 25km.
-
Ecopista do Vale do Vouga
Esta ecopista é resultado da parceria entre o Município de Sever do Vouga e a Refer. A parceria criada visou a reabilitação da antiga Linha Ferroviária do Vouga (Sernada do Vouga – Viseu).
A Ecopista de Sever do Vouga tem o seu início no Lugar da Foz, ao lado da foz do Rio Mau. Depois, segue para Norte indo sempre de forma paralela ao Rio Vouga. A Ecopista de Sever do Vouga estende-se ao longo de 10km, até aos limites do concelho com Oliveira de Frades, em Fontelas.
-
Ciclovia Póvoa-Famalicão
A ciclovia de Vila Nova de Famalicão surgiu como consequência do trabalho de recuperação que foi realizado pela Câmara Municipal. O trabalho foi realizado na antiga linha férrea entre Famalicão e a cidade balnear da Póvoa de Varzim. A Ciclovia Póvoa-Famalicão estende-se ao longo de 28Km.
-
Ecopista da Linha do Corgo
A Linha do Corgo consistia numa linha de caminho de ferro que permitia a ligação entre localidades de Peso da Régua e Chaves. No entanto, a linha foi desativada.
Este percurso tem sido requalificado devido aos esforços movidos pelos municípios locais.
A Ecopista da Linha do Corgo pode ser percorrida, enquanto se desfruta da paisagem. Ao longo de 6km, vive-se uma experiência imperdível num percurso feito de bicicleta.
Esta ecopista liga Vila Pouca de Aguiar a Pedras Salgadas. No entanto, o objetivo é que no futuro a ecopista ligue Chaves a Vila Real.
-
Ecopista da Linha do Tâmega
Anteriormente, a Linha do Tâmega fazia a ligação entre a estação de Livração (Marco de Canaveses), da Linha do Douro, à estação de Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto). O percurso apresentava uma extensão total de 52km.
No entanto, a Ecopista, que se situa na margem direita do rio Tâmega, seguu por vezes o rio Tâmega. Esta ecopista permite o contacto com paisagens urbanas e vinícolas, num percurso que se estende ao longo de 40km.
-
Ecopista do Dão
A antiga Linha do Dão foi desativada. No entanto, posteriormente, ela foi transformada na Ecopista do Dão, na maior Ecopista de Portugal. Esta Ecopista estende-se ao longo de 48 quilómetros.
O percurso presente no antigo Ramal do Dão une três concelhos. São eles Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.
-
Ciclovia da Marinha Grande
Na Marinha Grande, estão presentes 14 vias cicláveis que se estendem ao longo de 35 km. O objetivo primordial desta Rede Municipal de Ciclovias da Marinha Grande é potenciar o uso da bicicleta.
Assim, há a intenção de reforçar este meio como modo de deslocação alternativo. Seja para as deslocações de casa-trabalho, seja para deslocações casa-escola, esta Rede Municipal de Ciclovias insere-se numa estratégia de mobilidade sustentável, servindo para diferentes fins, sejam eles desportivos ou de puro lazer.
-
Ecopista Ramal de Mora
O Ramal Ferroviário de Mora foi encerrado em 1990. A sua longevidade foi assinalável, uma vez que tinha sido inaugurado em 1908. Este antigo ramal ferroviário foi convertido na Ecopista do Ramal de Mora, num percurso pedonal e ciclável.
A ecopista visa apresentar um total de 60km, pois futuramente fará a ligação de Évora a Mora. Contudo, atualmente só tem 20km.
-
Ciclovias de Lisboa
São cerca de 20kms de ciclovias que se podem encontrar ao longo da zona ribeirinha de Lisboa. Estas ciclovias, que estão presentes no centro de Lisboa, em terreno plano, vão em direção ao Parque das Nações e em direção a Belém.
-
Ciclovia do Guincho
A Ciclovia do Guincho faz a ligação entre a Marina de Cascais e a Praia do Guincho, num percurso com quase 9km de extensão. Ela foi construída há vários anos, sendo mesmo a mais antiga Ciclovia do concelho de Cascais.
Esta ciclovia encontra-se sempre paralela ao mar, proporcionando aos seus utilizadores uma experiência agradável, num passeio onde se podem contemplar paisagens memoráveis.
-
Ecovia do Algarve
A Ecovia do Litoral estende-se por 214 km e dá acesso direto a várias praias. Ela liga o Algarve de um extremo ao outro, seguindo por um corredor verde que une o Cabo de São Vicente a Vila Real de Santo António. Junto ao mar, passa pelos 12 concelhos do litoral meridional algarvio.
-
Ciclovias de Ponta Delgada
O Município de Ponta Delgada tem um Plano de Mobilidade Sustentável que prevê a construção de corredores cicláveis por todo o concelho, nomeadamente Ponta Delgada, onde já existem duas ciclovias, na Avenida do Mar e na frente marítima da cidade.
-
Ciclovia do Funchal
Em 2009, o Funchal criou uma ciclovia que já foi prolongada, a qual vai prolongar-se até ao centro da cidade madeirense.
-
Ciclovia de Porto Santo
Esta é a maior estrutura madeirense, com quase 5 kms de extensão. Além da ciclovia, há ainda muitos Percursos Pedestres e de Natureza, que circundam a ilha de Porto Santo.
-
Ciclovia Guimarães Fafe
Esta Pista de Cicloturismo une Guimarães a Fafe, num trajeto rural e plano. Há algumas subidas, mas principalmente descidas, sobretudo chegando a Fafe, em Infantas.
Esta antiga linha férrea tem cerca de 15 quilómetros. Pelo trajeto, encontra um edifício de uma das antigas Estações da CP, Cepães, recuperado, o qual foi convertido num café.
Aproveite o cenário desta Ecopista que atravessa o Rio Vizela, perto do Complexo Desportivo de Rilhadas.
Vá com a família, miúdos incluídos, já que a exigência técnica e física do percurso é baixa e não há veículos com motor a circular no local.
Leia também:
- 10 praias fluviais perto de Lisboa vai querer conhecer
- Quanto custa atravessar a Ponte Pedonal Suspensa de Arouca?
NCultura
Se leu “18 ciclovias e ecopistas para explorar Portugal de bicicleta” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e Viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…