Será que já provou todos os melhores pratos gastronómicos portugueses que o site internacional, The Culture Trip, identificou como imperdíveis?
Portugal é um país com diversas atrações. A beleza da natureza é fantástica, há montanhas, vales, praias, quedas de água, entre outros monumentos naturais. No nosso país há também diversas construções fantásticas, pontes, castelos, palácios, igrejas, entre muitos outros monumentos.
Contudo, há também outra razão que levam muitos estrangeiros a visitar-nos, a qualidade da cozinha portuguesa. Os restaurantes portugueses colocam à disposição diversas receitas tradicionais que espelham o que de melhor a gastronomia nacional tem para oferecer.
O site The Culture Trip reuniu alguns dos pratos que revelam a diversidade e a qualidade da cozinha nacional. Quer saber quais foram os pratos escolhidos?
Os 17 melhores pratos gastronómicos de Portugal, segundo os ingleses
1 – Cataplana de Marisco
Este prato tem origem no Algarve. A cataplana de marisco recebe o nome da panela de cobre em que é cozinhado, a cataplana. Esta panela apresenta duas faces arredondadas que são unidas por uma dobradiça que abre e fecha, como se fosse uma amêijoa. A cataplana é usada para estufar cebolas, alhos e tomates num preparado enriquecido com goles de vinho branco, amêijoas, camarões inteiros e moedas de chouriço. No final apresenta-se um prato irresistível.
2 – Sardinhas assadas
As sardinhas assadas estão constantemente presentes nos festivais de verão que se espalha por todo o país. As festas relacionadas com os santos são sempre perfumadas com o aroma das sardinhas assadas. As sardinhas são assadas inteiras numa grelha de fogo aberto e temperadas com uma pitada de sal marinho grosso. Elas podem ser servidas no prato ou no pão.
3 – Cozido à portuguesa
Cozido à portuguesa é um cozido tradicional que pode ser apresentado de formas distintas em diferentes zonas do país. Cozido à portuguesa consiste num prato de carnes que são lentamente cozidas, tal como acontece com os enchidos e legumes. Ingredientes como farinheira, morcela e alheira são usados no nordeste de Portugal, enquanto no sul o cozido leva ingredientes como frango, borrego, batata e hortelã.
4 – Arroz de tamboril
Tamboril é um ingrediente muito usado na culinária do país. Este peixe branco escamoso pode ser usado em diferentes pratos, nomeadamente num ensopado de tomate temperado com alho, louro e arroz. O arroz absorve toda a humidade do prato, ficando um prato semelhante ao risoto. Este prato é comum nas cidades costeiras de Portugal.
5 – Açorda
A açorda é comida típica alentejana. Este prato é confecionado com pão de véspera. O pão é amassado num preparado com alho, pedaços de coentros, azeite, vinagre e ovos escalfados. A açorda é feita com ingredientes baratos. A açorda é um prato de pessoas que viviam para o campo, uma vida de esforços. A açorda podia receber diferentes ingredientes, ser enriquecida com ingredientes de qualidade ou com sobras. Ao longo da costa há cidades que possuem maior riqueza, o camarão e outros frutos do mar são adicionados ao prato. No interior, é mais comum adicionar pedaços de caça selvagem.
6 – Peixinhos da horta
Os peixinhos da horta são uma receita portuguesa que é vegetariana de base, uma proposta distinta das receitas mais populares (ricas em carne e marisco). Este prato consiste em ter legumes arrancados do chão, lavados, empanados e fritos até ficarem crocantes e dourados.
7 – Sopa de cação
A sopa de cação é proveniente do Alentejo. Esta sopa verde brilhante tem a cor e o sabor dos coentros. A sopa de cação é um caldo verdejante cravejado de alho, pedaços de cação, limão, louro, pimentão e vinagre. A broa normalmente acompanha a sopa de cação.
8 – Feijoada
Feijoada é um ensopado de feijão com carne (bovina e suína). Esta é uma refeição bastante reconfortante, sendo mais comum servir-se uma feijoada nos meses frios e chuvosos de inverno. A Feijoada na zona rural de Trás-os-Montes representa um guisado de feijão-vermelho e branco enriquecido com nacos de porco, enchidos e legumes levemente fritos e temperados com cominho, cravo, alho e pimenta.
9 – Porco preto
Os porcos pretos ibéricos são criados com recurso a uma dieta de bolotas. O porco preto é a estrela em vários pratos. O presunto de pata negra pode ser servido em fatias finas. O presunto curado e defumado são uma tentação. Há diversas partes do porco preto que podem ser protagonistas de refeições maravilhosas.
10 – Sopa da pedra
A sopa da pedra está associada a uma lenda que pode ser conhecida noutros artigos do NCultura. A lenda revela a importância da partilhada e da sagacidade. Sopa da pedra é uma sopa típica portuguesa que está associada à cidade de Almeirim, localizada no coração da região do Ribatejo. Almeirim é considerada a capital da sopa da pedra. A sopa da pedra pode ser preparada com uma quantidade variada de ingredientes.
11 – Alheira de Mirandela
A Alheira é um produto de Mirandela que consiste num enchido que mistura pão e carne. Tipicamente, a Alheira de Mirandela é feito sem carne de porco, eram feitas de uma mistura de vaca, caça e pão. Atualmente as alheiras de Mirandela são assadas ou grelhadas e acompanhadas por um monte de batatas fritas e um ovo frito.
12 – Bacalhau
O bacalhau (normalmente seco e salgado) é um produto bastante popular na gastronomia portuguesa. Existem diversas receitas com este ingrediente que é apelidado pelos portugueses como ‘o amigo fiel’. Há quem defenda que são 1001 receitas de bacalhau. Por exemplo, iscas de bacalhau (ou pataniscas); pastéis de bacalhau; bacalhau cozido; bacalhau assado; bacalhau à Brás, entre muitas outras.
13 – Caldeirada de enguias
Aveiro é uma cidade costeira que é conhecida pela pesca da enguia e pelos petiscos que cria com este produto. A caldeirada de enguias é um prato tradicional que é muito procurado por que visita esta cidade. Os chefs locais saber como preparar este ensopado de enguias de forma brilhante, o açafrão e as tiras de pimento, cebola e batatas são ingredientes que enriquecem esta refeição. Na maioria das vezes, a caldeirada de enguias é acompanhada por um copo de vinho branco fresco, bebida que permite realçar os sabores da enguia e dos legumes.
14 – Francesinha
A francesinha é um prato típico da cidade invicta. É uma sande constituída por duas grossas fatias de pão que são recheadas de carne (nomeadamente: bife, fiambre, salsicha ou chouriço). A sande é banhada por um delicioso molho. A Francesinha pode ser enriquecida com um ovo estrelado e ser acompanhada com batatas fritas.
15 – Pastéis de nata
Os pastéis de nata são o produto mais popular da pastelaria portuguesa. Consiste num pastel feito com massa folhada. Uma taça de massa folhada que é recheada com um creme amarelo que é resultado de um batido com gemas, açúcar, creme e uma pitada de raspas de limão. Os Pastéis de Belém são os pastéis de nata mais populares, existindo uma casa que tem a receita original. Uma fábrica mantém-se trabalhar desde 1837, mantendo o sabor original.
16 – Polvo à lagareiro
Polvo à lagareiro é uma receita tradicional bastante saborosa onde o polvo inteiro é cozido. Posteriormente é assado no forno. Os tentáculos são banhados com um molho de alho e azeite. Depois de assados os tentáculos ficam crocantes e deliciosos. Normalmente, este prato é acompanhado com batatas cortadas e assadas, com alho e polvilhadas com coentros picados.
17 – Posta mirandesa
A posta mirandesa é uma refeição proveniente de vitelos criados ao ar livre, provenientes diretamente de Trás-os-Montes. Esta é a única região onde se encontrar esta raça. O lombo da posta mirandesa é grosso, depois de grelhado no fogo a posta mirandesa é acompanhada por batatas fatiadas e verduras salteadas.