Explore as várias formas de pedir uma “bica” na capital. Confira as 15 maneiras de pedir um café em Lisboa. Beber um café é uma experiência maravilhosa. Em Lisboa, podemos solicitar a bebida de formas muito distintas. Há opções diferentes que permitem experimentar o sabor do café em preparações que proporcionam sensações variadas. Por isso, há modos diferentes de pedir esta bebida que apresenta uma diversidade que pode ser explorada.
O presente artigo serve como um guia completo para quem pretende pedir café na capital e viver experiências singulares em que a cafeína é servida de formas distintas. O nosso país é um paraíso para os apreciadores de café e na capital é possível viver experiências fantásticas com café, que pode ter mais ou menos leite e que pode ser enriquecido com espuma ou com algo especial…
Além disso, há formas diferentes de ser servido. O café pode ser bebido em chávena pequena, em chávena grande, num copo de vidro, entre outras versões. Para evitar enganos, convém dominar este léxico no momento de pedir um café ao balcão.
As 15 maneiras de pedir um café em Lisboa
1 – Café
2 – Bica
3 – Cimbalino
Estas três opções representam o café expresso tão famoso, quanto saboroso. No sul, é comum pedir-se uma bica. Um cimbalino é um termo mais usado no norte.
Este café é bebido nas típicas chávenas. Pode pedir um café normal, cheio ou curto. Esta versão representa um shot de cafeína, que injeta uma adrenalina que nos dá mais energia para todo o dia!
4 – Garoto
Esta versão é referente a um café curto. O garoto é servido numa chávena normal. Nesta opção, é adicionado leite ou espuma de leite.
5 – Café pingado
A diferença entre o café pingado e o garoto está no leite. O nome diz tudo: no café pingado, há leite, mas é somente um pingo de leite frio.
6 – Café com cheirinho
Esta versão é para mais crescidos. Trata-se de um café enriquecido… Café com cheirinho é um café que recebe a companhia de uma pequena porção de bagaço. Normalmente, bebe-se café com cheirinho, após as refeições principais, como se fosse um digestivo.
7 – Café duplo
Esta opção é mais destinada a pessoas que não se conformam com um café e necessitam de um reforço. Não basta um shot de café. Necessitam de dois! O café duplo é servido numa chávena grande. Tiram-se dois cafés para a chávena.
8 – Carioca
Um carioca consiste num segundo café. Ele é tirado com o mesmo café moído que foi usado para um café normal. Desta forma, apresenta-se numa chávena com café mais claro. O carioca é muito menos intenso, aguado e muito fraco.
9 – Café sem princípio
Na preparação desta bebida, põe-se o café moído na máquina. Em seguida, deixa-se sair o início da bebida, que é onde se encontra maior concentração da cafeína. Posteriormente, enche-se a chávena com o café. Será uma versão mais light, sem tanta cafeína.
10 – Descafeinado
Para quem deseja menos cafeína, esta é a melhor opção. O descafeinado é um café com menos cafeína. Esta bebida pode ser servida como a bica, numa chávena pequena. O descafeinado pode ser curto, normal ou cheio.
11 – Abatanado
Na realidade, trata-se apenas de um café longo, onde se destaca a presença de mais água. O abatanado é servido numa chávena grande, como a da meia de leite.
12 – Meia de leite
A meia de leite é uma bebida agradável. Ela consiste em conjugar café com leite, em proporções idênticas. A meia de leite é servida em chávena grande.
13 – Galão
Esta bebida é servida num copo de vidro caraterístico. O galão consiste numa bebida com café com leite. No galão, até se serve mais leite do que café. Esta bebida é perfeita para acompanhar uma torrada. Por isso, muitos pedem esta bebida num pequeno-almoço ou no lanche.
14 – Mazagran
Mazagran é considerado o melhor refresco de café. Por isso, é uma bebida perfeita para usufruir ao máximo no verão. Enquanto o sol incide forte na capital, beber um Mazagran numa esplanada virada para o rio é uma das melhores experiências que se pode viver.
15 – Italiana
Este tipo de bebida é quando o café é curto. Na versão italiana, o café é servido mesmo muito curto!
A diversidade do café é espelhada pelas diversas versões que se encontra pelo mundo. Há café expresso servido por cima de pedras de gelo, sendo apresentado com uma rodela de limão e umas folhas de hortelã.
O café pode ser servido em chávena fria, normal ou escaldada. Pode ser adoçado com açúcar, adoçante ou sem nada. Pode ainda ser adoçado com canela, chocolate em pó, leite condensado, óleo de coco, entre outras possibilidades.