Pode parecer difícil, mas é possível eliminar as nódoas de vinho tinto. Conheça 15 dicas para tirar nódoas de vinho tinto facilmente.
Para muitas pessoas que apreciam o doce néctar, o vinho tinto não é apenas mais uma bebida. É uma bebida excecional, de eleição. Normalmente, um copo de vinho tinto está reservada para ser degustada numa refeição ou então para celebrar um momento importante, num contexto social. No entanto, a animação pode causar acidentes.
O entusiasmo da conversa pode fazer o copo de vinho tombar ou o vinho ser derramado numa camisa e isso traduz-se numa nódoa! A nódoa de vinho tinto é sempre irritante, seja na toalha da mesa, na camisa ou nas calças. Ela constitui sempre um desafio.
Quem quer eliminar a nódoa de vinho tinto constata que ela “teima” em ficar. No entanto, reunimos algumas dicas que farão as nódoas de vinho tinto desaparecerem… Pode parecer difícil, mas é possível eliminar as nódoas de vinho tinto.
15 dicas para tirar nódoas de vinho tinto facilmente
1 – Ler as etiquetas
Este é um procedimento que deve ser sempre realizado. É essencial! Apesar de ser muito importante, muitos ignoram-no. Por isso, antes de avançar para a remoção da nódoa, consulte as etiquetas da peça de vestuário.
Há determinados tecidos que são mais delicados, nomeadamente a seda ou o couro. Ora, estes tecidos só podem mesmo ser lavados com limpeza a seco. Nesses casos, terá mesmo de levar a peça a um serviço profissional.
2 – Proteja as outras camadas de tecido
Perante uma nódoa de vinho tinto, devemos agir logo, com prontidão e rapidez. Se manchou uma camisa com vinho, trate de proteger logo as outras peças de roupa que tem por baixo da camisa, de forma a não ficar com várias peças manchadas com a mesma nódoa.
Caso esteja num contexto em que não possa despir de imediato a peça com a nódoa, opte por colocar um pano ou um guardanapo sob o tecido manchado, de forma a impedir que a nódoa se propague para as outras camadas de roupa que se encontram por baixo da camisa.

3 – Absorva o líquido em excesso
No momento de agir rápido, também deve fazer algo que pode fazer toda a diferença. Logo após derramar o vinho tinto, deve usar um pano ou um guardanapo para tentar absorver o máximo de vinho.
Neste caso, deve apenas ter cuidado para absorver o líquido pressionando com o pano ou um guardanapo. Faça-o sem esfregar, para não espalhar a nódoa.
4 – Não deixar a nódoa secar
Um dos grandes truques é mesmo não deixar a nódoa secar, apesar de nem sempre ser possível evitá-lo. Se a nódoa ficar seca, irá dificultar a sua remoção. Quanto mais húmida e “fresca” estiver a mancha, menos árduo será eliminá-la.
5 – Usar sal
Pode ainda usar um pouco de sal grosso, pressionando este produto contra o tecido manchado e húmido, de modo a cobrir a nódoa, totalmente. É que, desta forma, o sal irá absorver grande parte do vinho tinto e, consequentemente, ajudar a libertar a mancha.

6 – Utilizar um tira-nódoas
Se tiver consigo um tira-nódoas, deve utilizá-lo. Para isso, deve aplicar o tira-nódoas diretamente no tecido manchado e ainda húmido. Faça-o consoante as instruções que constam na embalagem.
Só depois é que deve proceder à lavagem da peça de roupa com a nódoa. Faça-o como faz habitualmente, colocando-a na máquina de lavar roupa, adicionando o detergente da roupa que costuma usar.
No entanto, tenha em atenção que não deve selecionar um programa que lave a mais de 30°C, para a nódoa não alastrar.
7 – Não deixar secar, se a mancha não desapareceu
Se a nódoa de vinho tinto permanecer, tente fazer o mesmo novamente, para ver se consegue removê-la numa segunda tentativa. Não deixe a peça secar, caso contrário, será ainda mais difícil eliminar a mancha, uma vez que o calor e o sol vão ajudar a fixar quaisquer vestígios da nódoa.
8 – Combinar detergente da louça com água oxigenada
Outro truque que pode ser útil para remover nódoas de vinho tinto da roupa consiste na combinação de duas partes, uma parte de água oxigenada e uma parte de detergente. Posteriormente, resta aplicar este preparado na mancha e esperar que, desta forma, ela finalmente desapareça.

9 – Usar pó de talco
O pó de talco também ajuda muito a absorver o excesso de líquido. Após eliminar a maior quantidade de vinho possível com um pano, deve cobrir toda a nódoa com pó de talco.
Posteriormente, deve deixar atuar por umas horas, de modo que o pó possa eliminar a mancha. Por fim, deve sacudir a peça para retirar o excesso de pó. Depois, coloque a peça na máquina de lavar roupa e faça o que faz normalmente.
10 – Juntar leite
O leite é outro produto que ajuda a remover uma série de nódoas, nomeadamente as de vinho tinto (mas também de tinta, entre outras…). Basta molhar um pano limpo em leite e depois esfregar a nódoa, com o pano, cuidadosa e delicadamente.
Faça-o sem deixar que ela se espalhe pelo tecido. Após amolecer e eliminar a mancha, deve levar a peça à máquina de lavar roupa.
11 – Juntar vinagre de vinho branco e detergente para a roupa
Outra solução válida para remover a nódoa de vinho consiste em cobrir a mancha com vinagre de vinho branco. Posteriormente, deve esfregar a nódoa de vinho tinto com detergente próprio para roupas. Finalmente, deve passar por água quente e depois pode conferir a mancha a desaparecer.
12 – Recorrer a sal e a limão
Outra opção consiste em colocar o tecido em água fria e, posteriormente, retirar a água em excesso. Em seguida, com um pouco de sumo de limão molhe a peça e aplique na mancha uma quantidade abundante de sal. Por fim, passe por água para remover o limão e o sal e repita o processo. Faça-o até verificar que a nódoa de vinho tinto desapareceu.
Leia também:
- 6 dicas para secar roupa dentro de casa no inverno
- Como passar a ferro melhor e poupando tempo
- Coloque o pano de cozinha no micro-ondas. Perceba porquê.

13 – Misture água, amoníaco e água oxigenada
Esta solução não deve ser utilizada em peças delicadas, pois é uma opção que pode danificar os tecidos mais sensíveis.
Coloque 5 partes de água fria num recipiente, com uma parte de água oxigenada e quatro partes de amoníaco. Posteriormente, misture, mergulhe a peça nesta solução e deixe que atue por alguns minutos.
Faça-o até verificar que a nódoa se desprendeu. Finalmente, escorra bem a peça e depois lave na máquina da roupa.
14 – Compre produtos próprios
Para situações mais difíceis ou para quem prescinde dos remédios caseiros, há sempre a opção de usar os produtos à venda que tratam e eliminam nódoas difíceis, como é o caso de manchas de vinho tinto.
15 – E os tapetes?
Quando se entorna vinho numa mesa, é frequente o vinho cair para o tapete. A remoção de uma nódoa de vinho num tapete é um desafio distinto, por isso deve seguir outros procedimentos.
O primeiro passo que deve seguir é eliminar o excesso de líquido, com papel de cozinha ou um pano. Posteriormente, deve cobrir a nódoa com maisena, por umas horas. Em seguida, deve deixar que ela absorva o vinho restante.
Por fim, sacuda ou aspire bem o tapete.
Se a nódoa persistir, deve misturar água quente com amoníaco num balde. Depois, deve aplicar a mistura com um pano limpo, esfregando até a nódoa desaparecer.