Alguns tipos de temperos naturais que dão um sabor especial aos nossos cozinhados. Os temperos de ervas são muito utilizados em todos os restaurantes. A comida sem eles não teria o mesmo sabor. Conheça alguns temperos deliciosos que vão tornar os seus pratos mais saborosos e saudáveis.
Os temperos fazem parte do ato de cozinhar. Elas são responsáveis por dar sabores e aromas únicos aos mais variados pratos, dos doces aos salgados.
As especiarias, além de enriquecerem os cozinhados, podem torná-los mais saudáveis, já que há temperos cheios de propriedades benéficas para o nosso organismo.
Fique a conhecer alguns tipos de temperos e especiarias que deve privilegiar na sua cozinha.
14 temperos deliciosos que fazem bem à saúde
Cominho
O cominho é mais usado em ensopados. Ele pode ser usado em grão, moído, em pó ou em óleo essencial. Ele dá mais sabor e aroma aos ensopados ou a pratos como barbecue, curry indiano e chilli. Também pode ser adicionado ao chá. Esta especiaria é boa para o sistema imunológico e combate a pressão alta.
Leia também
- 9 truques para fazer o melhor churrasco do mundo!
- Maçã assada com especiarias no microondas. Faça já!
Canela
Em pó ou em pau, a canela é uma das especiarias indispensáveis em muitos doces. Ela proporciona uma sensação de saciedade, ao mesmo tempo que combate problemas respiratórios e os gases.
Louro
As folhas de louro podem ser usadas em vários pratos, como feijoadas. Esta erva tem um aroma forte e também pode ser incluída na marinada de carnes vermelhas e suínas.
Noz-moscada
A noz-moscada é, como o cardamomo, oriunda da gastronomia indiana. Ela pode ser usada no tempero de carnes e aves. O seu sabor adocicado também realça o sabor de purés de legumes e de receitas com queijos, leite, doces e compotas de frutas. Este é um bom digestivo, diurético e anti-inflamatório gastrointestinal.
Alecrim
O alecrim tem um aroma único que enriquece carnes, pães e legumes. Esta erva ajuda a diminuir a pressão arterial e o stress, além de atuar como diurético e no sistema digestivo.
Cardamomo
O cardamomo é típico da Índia e as suas sementes podem ser usadas em doces e pães, além de serem úteis para marinar carnes e dar mais perfume ao café, por exemplo. Os seus efeitos na saúde são ótimos.
Curcuma
A curcuma ou açafrão da terra pertence à “família” do gengibre e dá cor aos alimentos. Ela é vendida em pó e tem um ótimo efeito termogénico.
Colorau
O colorau tem um tom avermelhado e um sabor suave e levemente adocicado. Por isso, ela permite fazer molhos bem saborosos. Além disso, tem uma ação anti-inflamatória e antioxidante, que facilita o processo digestivo.
Pimenta-do-reino
Este tempero tem um sabor picante e diferentes cores: verde, vermelha, branca e preta. Esta especiaria é capaz de ajudar o organismo a absorver os nutrientes e de facilitar a digestão.
Tomilho
Esta especiaria pertence à família da hortelã e pode ser usada em assados de aves, por exemplo. As folhas frescas ou secas do tomilho compõem o tempero de molhos deliciosos e super aromáticos.
Zimbro
O zimbro ajuda a digerir as gorduras e a melhorar a respiração. Esta especiaria pode ser usada na confeção de carnes e feijões, dando um sabor único e distinto a este tipo de pratos.
Caril
Com um tom amarelo e um aroma forte, o caril pode ser usado na confeção de aves, do molho de tomate e de ensopados. Ele é composto por vários temperos, como: gengibre, malagueta, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, curcuma e coentro em grãos. Ele tem um forte efeito termogénico.
Lemon pepper
As raspas de limão destacam o sabor de qualquer prato, por isso é muito usado para temperar aves, peixes e saladas. Na sua base, está uma mistura de pimenta do reino com raspinhas de limão siciliano.
Paprica
Este é um pimentão moído que pode ser doce, picante ou defumado. Ele pode ser usado para dar cor à carnes e sopas. Este tempero ajuda a prevenir alguns tipos de cancro e a tratar doenças autoimunes. Além disso, tem função estimulante, antissética e anti-gases.