Castelos fantásticos, belos e absolutamente encantadores! Venha daí conhecer estes belíssimos 13 castelos saídos de um conto de fadas.
As construções dos castelos foram sempre de enorme relevância para a história local e nacional.
Estas edificações possuíam, geralmente, diferentes motivações, sendo que entre as principais estavam naturalmente tornar o local difícil de atacar e invadir, assim como proporcionar condições favoráveis para atacar os potenciais invasores.
Embora o sentido estético destas estruturas fortificadas não tenha sempre sido uma prioridade, existem alguns exemplares que nos deixam maravilhados e encantados.
São castelos tão extraordinários e singulares que parecem saídos de um autêntico conto de fadas!…
Castelo Braunfels (Alemanha)
O primeiro de quatro castelos presentes na Alemanha é o castelo Braunfels. Ele está localizado próximo de uma bela cidade chamada Braunfels. Este é um dos castelos alemães mais encantadores.
Tendo sido construído no século XIII, esta edificação teve o propósito de servir como residência de uma família nobre.
Olhando de forma atenta, a verdade é que este é um daqueles castelos que bem podia aparecer nos contos de fadas como residência de uma bela princesa.
Castelo de Eltz (Alemanha)
Um belo exemplar de um castelo medieval. Tendo sobrevivido ao longo do tempo num impecável estado de preservação, ele possui uma beleza rara e encantadora.
Ele é, ainda, um dos pontos de referência para todos os turistas que pretendem conhecer o melhor da Alemanha.
Além da sua localização proporcionar acesso a uma paisagem absolutamente deslumbrante, este castelo tornou-se numa fortaleza, fruto do seu potencial defensivo perante possíveis invasores.
Castelo de Hohenzollern (Alemanha)
O belo Castelo de Hohenzollern (a 50 km de Estugarda) é extremamente belo e está inserido num contexto único e especial. No século XI, os condes suábios fizeram deste castelo a sua residência.
Localizado bem no alto (a mais de 800 metros de altitude), ele encaixa-se perfeitamente no contexto que o circunda, um cenário idílico que proporciona fotografias absolutamente fantásticas.
Castelo de Neuschwanstein (Alemanha)
É seguramente um dos castelos mais belos do mundo e, certamente, que muitos defenderão que é mesmo o mais belo…
É também muito famoso por ter inspirado o talentoso Walt Disney, criador do universo Disney que encanta milhões e milhões de crianças pelo mundo inteiro.
Por instrução de Luís II da Baviera, este castelo foi construído no século XIX. Está localizado próximo da fronteira com a Áustria (onde, como veremos, também não faltam belos castelos), perto de Munique, mais precisamente nas montanhas da Baviera.
Burg Kreuzenstein (Áustria)
A Áustria é outro dos países ricos em construções incríveis e em castelos encantadores. Um deles é seguramente este Burg Kreuzenstein, uma das maiores atrações turísticas do país.
Este belo castelo apresenta uma arquitetura ao estilo romântico e, tal como o castelo alemão anterior, este também foi construído no século XIX (por instrução da família Wilczek).
Tal como muitos dos castelos que foram já mencionados – e como os que se seguirão –, este edifício inspirou diferentes histórias, tendo mesmo servido de cenário para o filme ‘Os três Mosqueteiros’, de 1993.
Castelo Hochosterwitz (Áustria)
Outro belo exemplar de um castelo austríaco. Ele enquadra-se na paisagem de uma forma quase mágica, tornando o cenário verdadeiramente inesquecível. Compreende-se que seja um destino muito procurado.
Castelo Hohenwerfen (Áustria)
Este fantástico e impressionante castelo medieval (impecavelmente preservado e sem grandes alterações desde o século XVI) foi construído junto à cidade de Salzburgo.
Ele permite o acesso a uma paisagem maravilhosa e está aberto ao público na época do verão, embora esteja sob a responsabilidade de mãos privadas.
Castelo de Saumur (França)
Em Saumur, mais precisamente entre Nantes e Tours (em Maine-et-Loire), está este castelo deslumbrante. Impecavelmente preservado, este castelo é esteticamente um dos exemplares mais encantadores presentes nesta lista.
Château de Menthon-Saint-Bernard (França)
Já em Menthon-Saint-Bernard e a uns meros 12km de Annecy, está este castelo francês medieval e imperdível (o primeiro de três que selecionámos).
Embora tenha sofrido diversas renovações ao longo do tempo, desde a sua construção (século X), este imponente castelo tornou-se num dos monumentos históricos franceses mais procurados pelos turistas.
Chateau de Montfort (França)
O último exemplar que trazemos de França é o castelo da região de Dordogne. Ao longo dos anos, ele sofreu diversas renovações e, por isso, tem muita história para contar… É uma verdadeira referência para os turistas em França.
Castelo de Bojnice (Eslováquia)
Uma construção do século XII – inicialmente, uma fortaleza de madeira, sendo hoje uma construção à base de mármore e pedra – tem, naturalmente, muita história e muitas estórias.
Por isso, compreende-se que este singular castelo se tenha tornado numa atração turística inigualável na Eslováquia. Tem ainda sob a sua estrutura um museu que se tornou um verdadeiro sucesso.
Castelo Vufflens (Suíça)
Da Suíça, realçamos o bonito castelo de Vufflens, que se situa em pleno cantão de Vaud. Este país possui outros exemplares de castelos que podiam figurar numa lista com esta temática, mas este tem algo especial.
Castelo de Bran (Roménia)
Este incrível castelo está localizado na fronteira entre a Transilvânia e a província da Valáquia. Uma construção que ficará para sempre conotada com a fantástica estória presente no famoso livro do irlandês Bram Stoker, Drácula. Por isso, muitos o identificam como o “Castelo do Drácula”.
A inspiração é inegável e a verdade é que durante a noite este castelo exibe uma beleza sombria e assustadora… A Ordem dos Cavaleiros Teutónicos está na origem desta célebre fortificação que se tornou numa atração turística de referência na Roménia.