Início Cultura Língua Portuguesa: 12 palavras que definem Portugal e os portugueses

Língua Portuguesa: 12 palavras que definem Portugal e os portugueses

Um povo possui características difíceis de definir. Contudo, há palavras que descrevem os portugueses na perfeição: 12 palavras que definem Portugal e os portugueses.

palavras que definem Portugal e os portugueses
Língua Portuguesa: 12 palavras que definem Portugal e os portugueses

Um povo possui características difíceis de definir. Contudo, há palavras que descrevem os portugueses na perfeição: 12 palavras que definem Portugal e os portugueses.

Os portugueses são um povo difícil de descrever. Uns dirão que é impossível definir um povo que não se governa e que também não se deixa governar. É um país especial, com muita riqueza natural, patrimonial, cultural.

Os portugueses possuem muitas particularidades, por isso qualquer tentativa de definir o país e o seu povo parece hercúlea, mas talvez se consiga um resultado minimamente satisfatório com as palavras que conseguimos reunir. Reunimos 12 palavras que ajudam a definir Portugal e o povo português. Quer conhecê-las?

12 palavras que definem Portugal e os portugueses

Portugal e os portugueses

Parece pouco conseguir definir Portugal e o povo português com meras 12 palavras. No mínimo, é uma tarefa extremamente ambiciosa, pois é difícil encontrar palavras que consigam definir um povo repleto de particularidades, com sensibilidades distintas e formas de estar muito diferentes.

O povo português tem uma cultura única apesar de diversificada. É um povo com formas de pensar e de sentir que se distanciam de outros povos. É uma forma que nos distingue dos outros e nos une entre nós, apesar de todas as diferenças.

Desígnio nacional

Portugal é um país bastante singular. Os portugueses tornaram este país em algo distinto, com uma histórica rica. Tanto fomos megalómanos na ambição e nas conquistas, como fomos enormes nas frustrações e nos insucessos. Portugal sofreu grandes mudanças em termos territoriais, fruto das suas conquistas e das batalhas perdidas.

Mas este “cantinho à beira-mar plantado” teve sempre uma costa convidativa à exploração das águas, as mesmas que nos levaram a romper com os aparentes limites das suas fronteiras. As explorações marítimas permitiram levar um pouco da cultura para diversos pontos do mundo, deixando influência em diversos continentes, como na Ásia, em África e na América.

Leia também:

Há diversos monumentos portugueses, como fortes e igrejas em locais inesperados, nomeadamente na China, no Irão, em Marrocos, na Índia, na Malásia, no Brasil, no Quénia. Há nessas construções portugueses muitas obras que estão protegidas enquanto Património Mundial da UNESCO. Por isso, universal é uma palavra que define Portugal e os portugueses…

Resistência é outra palavra que nos define bem. Portugal tem as fronteiras mais antigas da Europa, sendo o primeiro país a adotar a sua língua local como língua oficial. Ao longo de quase nove séculos, Portugal e os portugueses têm sobrevivido contra todas as probabilidades, superando diversos desafios (como batalhas, guerras, terramotos, revoluções). Um percurso histórico que levou Portugal à criação do primeiro império verdadeiramente global do mundo, assim como à sua perda…

Individualidade é outra palavra que descreve bem o povo português. Sendo um povo mediterrânico, encontra-se mais virado para o Atlântico. É um povo ibérico, mas não é espanhol. É um povo europeu, mas está mais focado no mar. É um povo latino, mas apresenta-se com um temperamento reservado, mais típico dos nórdicos.

Assim, o povo de Portugal revela-se cheio de alma, apresentando uma rara individualidade, bem ciente das suas características únicas. Esconde tesouros pouco conhecidos. Este povo é tão enigmático, quanto magnético.

Portugal é sedutor, pois tem características únicas. O seu tempo é distinto. Fazer tempo e viver o presente são características dos portugueses. Não é preciso ir ao Alentejo para se começar a sentir os ponteiros do relógio a passar de forma mais lenta. Tal também acontece em Lisboa ou noutra cidade. Aproveitar o momento, pois o tempo (meteorológico e cronológico) é um dos tesouros de Portugal.

O mar é outra palavra que diz muito ao pequeno retângulo à beira da Península Ibérica. Portugal é um país singular, sendo mais uma longa costa, com um imenso areal, que representa um porto natural, servindo de entrada e de saída da Europa.

Descobertas é outra palavra que diz muito a Portugal, pois foram várias as coisas descobertas. Países, produtos, especiarias, ouros, diamantes, ilhas,… Portugal foi um país pioneiro nos descobrimentos. Foi há cinco séculos que, com a sua exploração marítima, deu “novos mundos ao mundo”.

Ouro é uma palavra valiosa, tendo sido um metal muito importante para Portugal. É ainda a cor das falésias do Algarve, uma região que vale ouro para Portugal.

É ainda a cor da profusão de jóias utilizadas no folclore do Minho e nos seus trajes tradicionais, assim como na filigrana artesanal. A talha dourada presente nas igrejas e palácios revela-se uma das artes mais emblemáticas do país, tal como a azulejaria.

Azul é a cor com que se costuma pintar o mar e o céu, por isso é uma cor que condiz com o país. Sabia que o Algarve é a região com mais horas de sol ao longo de todo o ano, em toda a Europa? Além disso, Portugal também tem a capital mais soalheira da Europa, Lisboa.

Azul, além de representar o céu limpo, é a cor das lagoas dos Açores. É ainda a cor dos azulejos que estão na decoração de construções emblemáticas do país, como igrejas, palácios, e edifícios míticos, de norte a sul.

A palavra Fado é referente a um estilo musical que diz muito aos portugueses. O fado vem do latim fatum, isto é, destino.

Portugal é bem visto no exterior pela sua hospitalidade. Isso não acontece apenas agora com o turismo. Durante séculos, os portugueses criaram essa fama. Foram diversos os contactos tidos com as mais diversas culturas. Tal permitiu tornar-nos em pessoas tolerantes, respeitosas do próximo e acolhedoras.

Pedra é outro termo importante, tantas foram as construções em pedra. O uso da pedra com mestria tornou-nos conhecidos no mundo. A calçada portuguesa continua a encantar. As nossas construções permanecem em bom estado de conservação.

Saudade é referência obrigatória. Significa mais do que sentir falta de algo; sentir nostalgia ou melancolia. Saudade é muito mais do que pode ser descrito em 2 ou 3 linhas. É…

Tente explicar por palavras suas, o que entende por saudade!

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.