Portugal tem uma história fascinante. Muitos portugueses lançaram-se em diferentes mercados, com ambição de se estabelecer em mercados competitivos. No entanto, muitas pessoas desconhecem a existência de marcas de carros portugueses. Muitas marcas internacionais instalaram-se em Portugal. O nosso país tornou-se num destino da produção de parte significativa da indústria automóvel da Europa. No entanto, também houve marcas nacionais.
Reunimos uma lista com algumas marcas de carros que o nosso país já teve. Mesmo alguns amantes do universo automóvel desconhecem a sua existência (pelo menos de todas). Por acaso conhece marcas de carros nacionais? Embora a maioria destas marcas já não se encontre ativa na atualidade, o interesse por estes carros e por estas marcas mantém-se. Elas são reveladoras do nosso caráter empreendedor. O nosso país também entrou no universo das quatro rodas, conheça marcas emblemáticas nacionais.
1 – Felcom
Este foi o primeiro automóvel lusitano. Não há melhor forma de iniciar a lista de marcas de carros portugueses! O Felcom foi construído entre 1933 e 1935. Este carro nacional contava com componentes de um Ford A, de um Miller e de um Turcat-Méry.
O carro desportivo Felcom chegou a participar no Circuito do Estoril. Este carro português entrou em diversas competições do Circuito da Boavista.
2 – Portaro
Este foi o primeiro todo-o-terreno português. Portanto, foi um todo-o-terreno que tinha por base o jipe 240 4×4 da marca ARO. Este carro nacional foi produzido na Fábrica de Máquinas Agrícolas do Tramagal (em Abrantes) em 1976. O carro Portaro apresentava um motor de 4 cilindros, com 2498 cm3 e 71 cv de potência. No total, venderam-se mais de 7000 unidades. No entanto, a marca acabou por abrir falência no ano de 1990.
3 – AGB
Esta sigla significa António Gonçalves Baptista. O AGB era um modelo português que tinha por base o Astra britânico, com 300 cm³, 15 cv de potência e apresentava um motor British Anzani de 2 cilindros.
O modelo nacional foi apresentado na Feira das Indústrias, decorria o ano de 1958. Este modelo nacional chegou a contar com 5 exemplares. O carro AGB estava disponível na versão familiar de quatro lugares e coupé de dois lugares.
4 – Marlei
O mecânico Mário Moreira Leite apresentou este carro no Porto, em 1954. Este modelo de uma das principais marcas de carros de Portugal. O Marlei apresentava um motor com quatro cilindros.
Este carro tinha uma caixa de quatro velocidades, 1588 cm3 e 48 cv de potência. A velocidade máxima deste modelo era 160 km/h. Este carro português tinha por base o Opel Olympia Caravan.
5 – Olda
Este modelo surgiu em 1954, em Águeda. O Olda usava o motor e o chassis do Fiat 1100. O carro português atingia os 165km/h. O modelo nacional apresentava um motor de quatro cilindros e 80 cv de potência.
6 – MG Canelas
Este carro nacional recorria a um chassis tubular, construído em aço (em vez de alumínio). Por isso, este modelo diferenciava-se dos outros carros de corrida dos anos 50. MG Canelas debitava 95cv através do motor de 1500 cc com 4 velocidades. O veículo nacional atingia a velocidade máxima de 195 km/h e tinha ainda uma caixa com quatro velocidades.
Este carro foi produzido em 1952, em Lisboa. O modelo ficou conhecido como um carro de corrida nos anos 50. O MG Canelas apresentava um chassis tubular construído em aço. Este modelo estava equipado com um motor de 1500 cm3 com quatro cilindros e 95 cv de potência.
7 – DM
Este carro português foi produzido em 1951. A sigla DM deve-se ao nome da empresa.
O modelo DM nasceu na Auto Federal Lda. Dionísio Mateus, no Porto. Este carro estava equipado com um motor de 1100 cm3 com quatro cilindros. O modelo apresentava uma potência de 65 cv, pesava 500 kg e atingia os 170 km/h.
8 – Edfor
Este carro tem muita história. A Edfor teve um modelo de sucesso. O Edfor Grand Sport foi fabricado no ano de 1937. Ele foi um dos mais antigos modelos das marcas de carros de Portugal.
Este modelo apresentava um motor V8 da Ford. O Edfor Grand Sport chegava aos 160km/h. A marca de carros foi criada por Eduardo Ferreirinha, no Porto. Este modelo chegou a ser conduzido pelo cineasta Manoel de Oliveira. No filme “Já Se Fabricam Automóveis em Portugal”, ele honrou o modelo.
9 – Alba
A metalúrgica Alba criou o seu modelo de maior sucesso em 1952. Este modelo da marca foi criado e desenvolvido em Albergaria-a-Velha. O Alba 1500 apresentava-se como um modelo com uma potência ao Sado, que acordaremos de seguida. Este carro português chegava aos 200 km/h, com a ajuda de um motor de 4 cilindros e 200 cv.
O carro Alba foi produzido até 1961. O objetivo era de participar em competições. Além deste modelo, a marca apresentou o Alba 1100, com motor da Fiat.
10 – Sado
Este carro foi produzido pelo Grupo Entreposto. A sua produção foi realizada entre 1978 e 1985. No nosso país, o modelo Sado teve um carro bastante sucesso. O Sado consiste num microcarro.
O modelo foi tão popular que as primeiras 50 unidades produzidas venderam como pãezinhos quentes. Por isso, foi criada uma lista de espera. O carro Sado era leve. Este modelo chegava aos 110 km/h. O motor de 2 cilindros tinha uma potência de 28 cavalos.
11 – UMM
A sigla UMM significa União Metalo-Mecânica. Esta é uma das marcas de carros portugueses que fez história. A UMM nasceu em 1977. Esta marca teve bastante sucesso no seu setor por produzir veículos 4×4 para utilização em agricultura, na indústria e noutros serviços.
Apesar dos motores serem da Peugeot, a carroçaria do carro era feita em território nacional, mais precisamente em Mem Martins. Em Portugal, eram também feitos outros componentes do carro.
A marca nacional conseguiu colocar vários modelos a circular. Contudo, por ter poucas vendas e também devido a complicações burocráticas e à falta de apoio, a marca acabou por deixar de produzir veículos em 2006. No entanto, a UMM ainda existe.
12 – Veeco
Veeco RT foi o 1º desportivo elétrico de Portugal. A Veeco é uma das marcas nacionais mais inovadoras. O primeiro modelo da marca foi o Veeco RT. Este modelo fez a estreia dos desportivos elétricos “made in Portugal”.
O modelo português foi produzido pela VE, no Entroncamento. O design é distinto. O carro consiste num reverse trike de três rodas. Este carro apresenta uma autonomia até 400km. O Veeco apenas gasta 1€ por cada 100km.
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Curiosidade
Agora que ficou a conhecer 12 marcas de carros portuguesas que ficaram para a história do país, também pode descobrir outro momento histórico interessante… Sabe quando foi introduzido o primeiro carro em Portugal?
O primeiro carro chegou ao nosso país no final do ano de 1895. O processo para cá chegar foi complicado. O automóvel passou por várias peripécias. Até foi protagonista do primeiro acidente de viação em Portugal, logo na sua primeira viagem. Nesse tempo, sem concessionários, tudo era mais difícil, nomeadamente o processo de classificação alfandegária.
O Panhard & Levassor era uma criação gaulesa. Este carro encantou o Conde de Avilez, D. Jorge de Sousa Feio, numa visita a Paris. O carro foi comprado (em segunda mão) pelo Conde e entra em território português no dia 12 de outubro de 1895.
O modelo era de topo na sua época. Este carro apresentava um motor de patente Daimler (que foi o inventor do primeiro carro, na Alemanha). O modelo era capaz de chegar aos cerca de 20 km/h.
Na primeira viagem realizada por este carro, feita entre Lisboa e Santiago do Cacém, registou-se o primeiro acidente de viação em Portugal. O condutor embateu num burro. Segundo rezam as crónicas da altura, o caso só ficou sanado após o dono do animal ter recebido uma indemnização pela comoção causada ao animal.
No espaço de poucos anos, assistiu-se a um crescimento enorme da importação destes veículos. Mesmo o desporto automóvel, encantou a realeza e várias figuras importantes do país.
Boa tarde…!
Os meus cumprimentos.
Conheci alguns dos modelos listados, embora desconhecesse a sua origem nacional, tais como: (Portaro; Sado e o UMM)…!
Atenciosamente:
João Carvalho.