Parta à descoberta das melhores aldeias portuguesas. Há destinos rurais em Portugal que merecem ser explorados.
Há no nosso país diversos destinos encantadores. Embora muitos se concentrem em conhecer as cidades mais populares de Portugal, que reúnem um conjunto de atrações mais vasto, há aldeias que proporcionam experiências imperdíveis. Há aldeias que são perfeitas para uma escapadinha de sonho.
As Aldeias Históricas de Portugal revelam-se destinos fantásticos para todos os que querem fugir por alguns dias à vida stressante das cidades. Nestes locais, encontra tudo o que necessita para descansar de forma perfeita. Há um conjunto de atrações que nos dizem muito sobre a história de Portugal.
Além disso, estas aldeias encontram-se presentes em locais onde a Natureza apresenta-se em estado puro, no seu máximo esplendor. Parta à descoberta das melhores aldeias de Portugal. Há tesouros rurais no nosso país que merecem ser explorados.
12 fascinantes destinos rurais em Portugal
A rede das Aldeias Históricas
O nosso país tem na região Centro as famosas 12 Aldeias Históricas de Portugal. Tratam-se de destinos fantásticos que proporcionam experiências memoráveis. Estas aldeias encontram-se perto da fronteira com Espanha. Portanto, serviram ao longo do tempo como pontos estratégicos para assegurar a defesa do reino.
Estas aldeias encontram-se em ótimo estado, uma vez que o governo fez questão de proteger o seu património histórico-cultural. Estas Aldeias Históricas de Portugal representam o que de melhor há no nosso país a nível de turismo rural.
1 – Almeida
Há quase 3 km de muralhas no interior de um forte que se destaca por assumir uma forma de estrela. Lá dentro aguardam-nos baterias de canhões. No entanto, em Almeida, há muitas outras atrações. Muitas delas revelam-se uma importante referência à engenharia militar, mais especificamente dos séculos XVII e XVIII.
A experiência de aceder à monumental porta de Almeida é memorável. Equivale a fazer uma viagem no tempo. Depois de cruzar esse túnel do tempo encontramos um jardim charmoso que propicia momentos extremamente agradável. A melhor forma de conhecer a riqueza de Almeida é ir à exploração, de forma a conhecer todos os recantos desta aldeia.
2 – Belmonte
Pedro Álvares Cabral é reconhecido como o filho mais ilustre de Belmonte. No entanto, nesta vila, há mais a conhecer do que essa ligação feita ao ilustre navegador português. Em Belmonte, é necessário ter sede de conhecimento.
Uma das maiores atrações desta vila está no passado ligado à importante comunidade de judeus que foram expulsos de Espanha e que se estabeleceram no bairro de Marrocos. Por isso, ao passear por este local, poderemos constatar essa história. Não faltam símbolos sefarditas distintos gravados nas pedras que este bairro apresenta.
3 – Castelo Mendo
Castelo Mendo encontra-se a meros 10 km da fronteira com Espanha. O pequeno conjunto de casas de Castelo Mendo encontra-se presente sobre uma colina. Uma das atrações principais deste destino rural imperdível está nas ruínas da Igreja da Nossa Senhora do Castelo. Elas situam-se num dos extremos de Castelo Mendo.
O cenário é encantador. Castelo Mendo parece dominar os vales circundantes que apresentam uma beleza singular. No cenário ainda além avistamos o rio Coa.
Esta aldeia teve uma importância estratégica que a colocou no centro das atenções ao longo de séculos. A experiência de entrar na vila pela “Porta dos Berrões” revela-se distinta, uma vez que encontramos em Castelo Mendo o silêncio e a tranquilidade de que tanto necessitamos.
4 – Castelo Novo
Visitar Castelo Novo representa viver uma experiência de viver uns minutos noutra época histórica. Ao apreciar a beleza da vila estamos a testemunhar séculos de história. Ao passear pelas ruas de Castelo Novo, encontramos um cenário encantador. As pedras das ruelas fazem-nos chegar ao castelo que marcou o início do desenvolvimento da vila.
O Nobel da Literatura chegou a visitar Castelo Novo. José Saramago escreveu em Viagem a Portugal a sua reação a essa experiência, tendo referido:
“Castelo Novo é uma das mais comovedoras lembranças do viajante. Talvez um dia volte, talvez não volte nunca, talvez até evite voltar, apenas porque há experiências que não se repetem.”
5 – Castelo Rodrigo
Esta aldeia é uma referência a vários níveis. Além de ser bastante conhecida pelos peregrinos do Caminho de Santiago que por aqui passaram, esta Aldeia Histórica revela-se um local repleto de atrações.
Castelo Rodrigo é um território fronteiriço que deve ser visto como um verdadeiro monumento. O seu conjunto de atrações reflete toda a história desta Aldeia Histórica que tem mais de 600 anos. Castelo Rodrigo chegou a ser a povoação mais importante da região.
A importância de Castelo Rodrigo remonta ao reinado de Afonso IX de Leão, após este território ter sido conquistado aos muçulmanos. Afonso IX construiu fortes ao longo do rio Coa.
Atualmente, as ruínas do palácio de Cristobal Moura levantam-se sobre os telhados das habitações de Castelo Rodrigo. Antigamente, chegou a existir 13 torres que integravam a composição da muralha. Alguns dos pontos turísticos obrigatórios de Castelo Rodrigo são a cisterna medieval e a torre de menagem. Outra atração local é o relógio da bela Porta do Sol.
6 – Idanha-a-Velha
Esta aldeia pitoresca é apaixonante e foi declarada como monumento nacional. Idanha-a-Velha ergue-se precisamente num local onde chegou a existir uma cidade fundada por romanos (século I a.C.).
Posteriormente, foi sede episcopal sob domínio Suevo e Visigodo. Mais tarde, já no século VII, Idanha-a-Velha esteve ocupada pelos muçulmanos. No século XII, esta Aldeia Histórica foi reconquistada por cristãos.
Portanto, Idanha-a-Velha é um destino rural com muita história. Uma das suas atrações mais emblemáticas é a muralha romana, que apresenta oito torres defensivas semicilíndricas. Outra das atrações mais emblemáticas de Idanha-a-Velha é a igreja de Santa Maria.
7 – Marialva
Esta fantástica Aldeia Histórica encontra-se presente a meros 7 km da sede do município de Meda. Ela encontra-se na margem esquerda da ribeira de Marialva, mais precisamente.
Existem três núcleos distintos na aldeia de Marialva. São eles a cidade no interior do castelo (que atualmente se encontra despovoada); o arrabalde (que permite prolongar a vila após as muralhas); e a devesa (que se encontra mais a sul e se estende pela planície até à ribeira do rio Marialva e assenta sobre a mais antiga cidade romana).
A aldeia de Marialva apresenta-nos uma beleza incomum. Um cenário encantador que transporta até às suas raízes mais profundas a história do Portugal da época Medieval.
8 – Monsanto
Monsanto foi considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal no ano de 1938. Esta Aldeia Histórica tem muitos encantos e conserva o traço urbanístico das urbes da Beira. Monsanto ainda apresenta uma atmosfera medieval encantadora. Parece uma aldeia esmagada entre pedras. No entanto, é a sua beleza que nos deixa rendidos.
O Castelo de Monsanto é uma atração imperdível desta Aldeia História. Esta construção impressionante apresenta-se a dominar o montado com azinheiras e sobreiros. A vila de Monsanto apresenta-se erguida sobre um saliente escarpado. O cenário parece dar razão ao ditado popular que é bastante certeiro…
Nunca se sabe em Monsanto
(que as águias roçam com a asa)
se a casa nasce da rocha
se a rocha nasce da casa.
9 – Piódão
Piódão é conhecida como a “aldeia presépio”. A sua beleza é tão encantadora que Piódão parece extraída de um conto de fadas. Esta Aldeia Histórica é reconhecido como um “Lugar de Interesse Público”.
Todos os que escolhem visitar Piódão vivem uma experiência inesquecível. Esta aldeia é formidável. As casas destacam-se no cenário onde a beleza natural é deslumbrante. Estas habitações encontram-se rodeadas de cultivos. As fachadas graníticas sobre a Serra do Açor ajudam a tornar a paisagem num verdadeiro postal.
Curiosamente, Piódão é a única das Aldeias Históricas sem defesas. Tal aconteceu por alguma razão. As muralhas não faziam falta. A Natureza serviu como elemento defensivo. Foi a sua melhor muralha.
Leia também:
- Provavelmente, a aldeia mais mística de Trás-os-Montes
- Espanhóis rendidos aos encantos de aldeia presépio no Centro de Portugal
- A cidade do enigmático 2 em Trás-os-Montes
10 – Linhares da Beira
Um dos castelos góticos mais importantes da Beira Interior é seguramente o que se encontra em Linhares da Beira. Esta Aldeia Histórica tem no castelo e nas suas torres as suas maiores atrações. Estas construções dominam a paisagem.
O cenário é verdadeiramente encantador ao entardecer. O Castelo desta Aldeia Histórica encontra-se às costas de um grande penedo de granito. O cenário é apresentado na obra “A Viagem do Elefante de José Saramago”.
11 – Sortelha
José Saramago fez uma série de viagens pelas Aldeias Históricas de Portugal. O Nobel da Literatura realizou uma visita a Sortelha, tendo referido no livro “Viagem a Portugal” o seguinte sobre esta Aldeia Histórica: “Entrar em Sortelha é entrar na Idade Média”.
Esta Aldeia Histórica proporciona assim uma experiência incomum, uma espécie de viagem no tempo. Esta descrição de José Saramago permite-nos testemunhar o valor de Sortelha. As enormes muralhas de Sortelha são elementos importantes do cenário.
Passear pelas calçadas e experimentar a sua dureza é parte da experiência. Andar pelas ruas inclinadas de Sortelha permite-nos conhecer as suas atrações.
O Castelo de Sortelha é uma das atrações locais, embora atualmente se apresente reduzido aos seus antigos muros. Curiosamente, a bandeira portuguesa continua a ser hasteada. As casas de Sortelha são também um elemento importante do cenário.
12 – Trancoso
O Castelo de Trancoso é uma atração imperdível. Este é um dos castelos dos mais bem conservados das Aldeias Históricas. Esta aldeia tem no seu castelo uma construção icónica e imperdível.
Este castelo tem 15 torres, que foram estruturas importantes para a defesa de Trancoso, suficientes para proteger o território português dos espanhóis. Outro dos destaques de Trancoso vai para a ligação à comunidade judia. Ela cresceu por aqui e desenvolveu-se até à inquisição em Portugal, em 1536.