Existem curiosidades fascinantes sobre o homem mais poderoso do Reino Unido. Eis 12 factos surpreendentes do Rei Carlos III.
Após o recente falecimento da Rainha Isabel II, o príncipe Carlos assumiu o trono. A rainha Isabel II deixa um legado impossível de superar. Foram 70 anos de reinado. Este ano a Rainha ainda celebrou o seu Jubileu de Platina, mas despediu-se do mundo poucos meses depois.
O Rei Carlos III recebe assim a coroa num momento em que o reino chora a morte da adorada rainha. Enquanto Príncipe, Carlos teve momentos bastante interessantes que todos deveriam conhecer, mas muitos desconhecem.
12 factos surpreendentes do Rei Carlos III
- O rei Carlos III nasceu no Palácio de Buckingham
- Charles tinha apenas três anos quando se tornou herdeiro do trono
- Carlos não teve uma infância fácil e foi vítima de bullying
- Charles é um dos artistas vivos de maior sucesso no Reino Unido.
- As comidas favoritas de Carlos
- Carlos apenas esteve com Diana 13 vezes antes de se casarem
- Carlos esteve presente no nascimento dos seus dois filhos.
- O Rei conheceu Camilla numa partida de polo
- Carlos é o padrinho de Camilla e do seu primeiro filho
- O escândalo do caso com Camilla Parker Bowles
- Carlos viajou para Paris para trazer o corpo de Diana
- O nome de código do Serviço Secreto para Carlos é “unicórnio”.
1 – O rei Carlos III nasceu no Palácio de Buckingham
A rainha Isabel II teve o seu primeiro filho a 14 de novembro de 1948. Foi nessa data que o então Príncipe Charles nasceu. Tendo em conta o modo como o mundo avançou, é bastante provável que Carlos seja o último governante de Inglaterra a não nascer num hospital.
O príncipe William e o príncipe Harry (os filhos de Carlos) foram os primeiros a nascer num hospital. Ambos nasceram na Ala Lindo do Hospital St Mary, em Paddington, Londres. Já o príncipe George, filho de William (atualmente, o segundo na linha de sucessão ao trono, depois do seu pai), também nasceu no St Mary’s Hospital.
2 – Charles tinha apenas três anos quando se tornou herdeiro do trono
A coroação da Rainha Isabel II foi realizada no dia 6 de fevereiro de 1952. Este momento aconteceu após a morte do seu pai, o rei George VI. A rainha Isabel tinha apenas 25 anos quando foi coroada.
Após a monarca assumir o trono, Carlos tornou-se herdeiro do trono, com quase 4 anos de idade. Portanto, a espera foi longa. Carlos é o herdeiro mais antigo da história do Reino Unido.
O Rei Carlos III assumiu o trono no dia 8 de setembro de 2022, após a morte da sua mãe. A rainha Isabel II ocupou o cargo durante 70 anos e faleceu com 96 anos. O Rei Carlos nunca terá a mesma longevidade no trono. Assumiu a coroa aos 73 anos, por isso tornou-se a pessoa mais velha a assumir o trono britânico.
3 – Carlos não teve uma infância fácil e foi vítima de bullying
Apesar de ser da realeza, Carlos foi vítima de bullying, tendo sido criticado na escola pela sua aparência. O então Príncipe Carlos foi o primeiro herdeiro real a ser educado fora do palácio. Era ainda um jovem príncipe quando frequentou a Hill House School, em Londres.
Nesse momento, Carlos foi um de muitos. Misturou-se com os outros alunos. Mais tarde, Carlos foi transferido para a Cheam School em Hampshire, num regime de internato que o seu pai, o príncipe Philippe, também frequentou.
Segundo a Vanity Fair, Carlos tinha saudades de casa durante o tempo que estava na escola. O então Príncipe Carlos enviava cartas para casa semanalmente. Carlos terá sido vítima de bullying e terá sido intimidado na escola por outras crianças.
Ele era frequentemente insultado ou gozado por ter umas orelhas salientes e por apresentar excesso de peso. Carlos era sensível e claramente que não era particularmente talentoso enquanto atleta. Carlos tinha outros gostos. Preferia a sua própria companhia. Era solitário e adorava pintar e desenhar.
4 – Charles é um dos artistas vivos de maior sucesso no Reino Unido.
Muitos desconhecem o talento de Carlos para a pintura. No entanto, o agora rei é um pintor talentoso. Carlos é um artista como foi a rainha Vitória. O Rei Carlos III prefere pintar aguarelas. Gosta de pintar cenas de beleza natural, como montanhas, árvores e lagos.
Carlos descreve-se como um pintor “amador entusiasta”. O Rei Carlos III é membro honorário da Royal Academy e da Royal Watercolor Society. Carlos tem pinturas que foram vendidas por mais de US$ 2 milhões.
5 – As comidas favoritas de Carlos
Segundo um ex-chef Real, que confidenciou à Delish os hábitos alimentares do então Príncipe Carlos, há refeições e alimentos que são prediletos para ele. Existem diferentes alimentos que entram nas preferências do Rei Carlos III, nomeadamente ameixas, ovos cozidos.
O pequeno-almoço típico da realeza tem presente ameixas provenientes do seu próprio jardim e granola. O ex-chef também revelou que uma das refeições favoritas de Carlos é cordeiro com risoto de cogumelos selvagens.
6 – Carlos apenas esteve com Diana 13 vezes antes de se casarem
O então Príncipe Carlos e “Lady” Diana Spencer falaram muito por telefone, depois de se conhecerem. No entanto, apenas tiveram 13 encontros pessoais antes de anunciaram o noivado, menos de um ano depois do casal ter começado a namorar.
O anúncio do seu noivado foi feito a 24 de fevereiro de 1981. Após o anúncio, ambos posaram juntos no Palácio de Buckingham. Carlos e Diana casaram-se numa cerimónia espetacular que foi vista na televisão por 750 milhões de pessoas em 74 países diferentes.
Este evento foi considerado o “casamento do século”. Ainda houve 600.000 pessoas a lotarem as ruas de Londres nesse dia especial.
7 – Carlos esteve presente no nascimento dos seus dois filhos.
O então Príncipe Carlos quebrou um protocolo existente até então e optou por assistir ao nascimento dos seus 2 filhos. A princesa Diana foi a primeira pessoa da realeza a dar à luz num hospital. Até então, era comum os membros da família real darem à luz no palácio.
O então Príncipe Carlos esteve presente no nascimento dos seus dois filhos, William e Harry. Desta forma, Carlos quebrou o precedente Real.
Segundo a própria Diana, a princesa e Charles discordaram sobre o nome do seu primeiro filho. A princesa revelou no livro de Andrew Morton, “Diana: Her True Story”, que o então Príncipe Carlos queria que William se chamasse Arthur.
Leia também:
- Quão rico é o rei Carlos III? E o resto da família real?
- As surpreendentes excentricidades do Rei Carlos III
- O lado divertido de Carlos III em 15 fotos surpreendentes
- Os surpreendentes passatempos do Príncipe William e da família real
8 – O Rei conheceu Camilla numa partida de polo
O então Príncipe Carlos conheceu Camila numa partida de polo realizada no Castelo de Windsor, em 1970. Apesar do romance ter existido entre Camilla e Carlos, as coisas fracassaram nesse momento.
Carlos foi enviado para a Marinha Real em 1972, algo que esfriou a relação. Mais tarde, Carlos começou a cortejar Diana, a futura Princesa de Gales. Foi com Diana que Carlos se casou, momento que aconteceu em julho de 1981.
9 – Carlos é o padrinho de Camilla e do seu primeiro filho
O então príncipe Carlos foi padrinho de casamento de Camilla Andrew Parker Bowles. Camilla ficou noiva de um oficial de cavalaria do Exército, Andrew Parker Bowles, quando Carlos estava a servir na Marinha Real.
Eles casaram-se em 1973 e o casal permaneceu amigo do príncipe Carlos. No entanto, Camilla e Charles permaneceram amigos ao longo dos anos. Num momento em que os casamentos de ambos fracassaram, Carlos e Camilla aproximaram-se. Posteriormente, casaram-se oficialmente. Esse momento aconteceu após o período de namoro. O casamento realizou-se a 5 de abril de 2002.
10 – O escândalo do caso com Camilla Parker Bowles
O então Príncipe Carlos esteve envolvido num escândalo em novembro de 1992, quando o seu caso com Camila foi manchete nacional. Foi realizada uma “transcrição íntima de uma ligação telefónica de 1989”. O contacto foi estabelecido entre Charles e Camilla. A chamada foi divulgada ao público a novembro de 1992 e comprovou-se que existia uma relação.
A chamada revelou de forma escandalosa a ligação sexual. Carlos refere que gostaria de ser transformado num par de “calcinhas” de Parker Bowles ou no seu tampão.
Supostamente brincando, Carlos diz algo do género: “Vou viver dentro das suas calças”, “(…) seria muito mais fácil.” Em agosto de 1996, Carlos e Diana pediram o divórcio oficialmente, após 15 anos de casamento. No entanto, já se encontravam separados desde 1992.
11 – Carlos viajou para Paris para trazer o corpo de Diana
Após a morte da princesa Diana, o então Príncipe Carlos foi a Paris tratar das burocracias necessárias para trazer o corpo de Diana de volta a Inglaterra. Muitas flores foram deixadas no Palácio de Kensington em memória da princesa Diana. A Princesa do Povo era muito amada pelos britânicos, sendo também muito estimada por pessoas do resto do mundo.
A princesa Diana e Dodi Fayed envolveram-se num acidente de carro nas primeiras horas do dia 31 de agosto de 1997, um acidente que levou à morte de ambos. Henri Paul também faleceu nesse dia fatídico (em Paris, França). Era o motorista que levava o casal.
Segundo o prestigiado jornal Telegraph, tanto Fayed como Paul morreram logo no momento do impacto. No entanto, a princesa de Gales morreu algumas horas após o acidente. Ela morreu devido aos ferimentos sofridos no acidente, mas só após ter sido levada para um hospital francês. Ela tinha apenas 36 anos.
O então Príncipe Carlos viajou para Paris mal soube do acidente. O seu propósito era recuperar o corpo da sua ex-mulher. Carlos interrompeu os planos de anunciar formalmente Camilla como a sua parceira, por respeito à dor pelo desaparecimento de Diana.
12 – O nome de código do Serviço Secreto para Carlos é “unicórnio”.
Segundo se descobriu, existem nomes de códigos usados por agentes do serviço secreto para se referirem aos elementos da Família Real. O nome de código de Carlos é “Unicórnio”. A rainha Isabel II também tinha um nome de código era “Kittyhawk” ou “Redfern”.