Veja como melhorar o seu Feng Shui! Evite estes 12 erros na decoração da casa e desfrute de um lar acolhedor e equilibrado!
Ninguém nasce ensinado, como é óbvio, e não somos peritos na arte da decoração. Por isso, facilmente cometemos erros na decoração de uma casa. Em certas alturas e mesmo não sendo especialistas na matéria, sentimos que algo não está perfeito, mas desconhecemos o motivo.
Um dos motivos pode ser devido ao nosso gosto pessoal não estar em consonância ou em harmonia com a decoração. Quando estamos a ornamentar a nossa casa, há algumas decisões que tomamos e que podem comprometer o equilíbrio e a harmonia no nosso lar.
12 erros na decoração da casa
Para termos uma casa mais acolhedora e confortável, temos que evitar alguns erros na decoração. Este foi o motivo pelo qual criámos uma lista de 12 equívocos que cometemos na decoração, para que possa corrigir atempadamente estes lapsos.
1 – Desvalorizar a iluminação
Desvalorizar a iluminação na nossa casa é um erro clássico. A iluminação é crucial na decoração. A iluminação é um componente primordial, quando estamos a decorar o nosso lar, pois a iluminação pode fazer toda a diferença relativamente ao ambiente, pois pode valorizar o espaço ou, pelo contrário, pode acabar por desvalorizá-lo bastante. É um erro menosprezar a iluminação, pois ela pode impactar o ambiente e destacar itens como quadros, peças de arte ou até mesmo fotografias.
2 – Usar cortinas curtas
Relativamente às cortinas, evite as mais curtas. Idealmente, as cortinas devem ser compridas, quase do teto até ao chão. Quanto à largura, devem sair maiores cerca de 20 cm, comparativamente ao fim de cada canto da janela.
3 – Fixar os quadros demasiado altos
Todos os itens que merecem ser apreciados por nós, como os quadros, devem estar colocados à altura dos olhos, para que assim possam ser contemplados regularmente.
4 – Selecionar mal as cores
Geralmente, as cores mais neutras são a escolha ideal. As cores mais claras ou os tons pastel mais suaves são perfeitos para propiciar um ambiente mais tranquilo. A abundância da mesma cor em todas as paredes pode criar um ambiente desfavorável e pesado.
5 – Escolher mal o tapete
O tapete é uma das unidades fundamentais que permite tornar um ambiente mais acolhedor e convidativo. Na hora de selecionar o tapete, deve considerar os modelos e as dimensões. Idealmente, os tapetes devem estar debaixo dos móveis e cerca de vinte centímetros para fora destes.
6 – Desorganizar
Outro erro bastante comum da decoração é a desorganização e a falta de planeamento. Isto é, por exemplo, quando compra em demasia ou por impulso e não tem mais espaço disponível.
Para que a decoração da sua casa seja mais elegante, deve ponderar bastante e de forma antecipada, seja relativamente aos itens que vai utilizar, seja à seleção das cores. Para que o espaço que estamos a decorar se torne num ambiente agradável, equilibrado e acolhedor, devemos seguir apenas um estilo decorativo.
Se pretende criar uma decoração onde haja uma mescla de estilos, pondere bastante e antecipadamente, de modo que os estilos se encaixem de uma forma harmoniosa e elegante.
Ainda a respeito da desorganização, incluímos também as medidas e as proporções, pois muitas vezes ignoramos esta tarefa e acabamos por comprar itens demasiado grandes ou demasiado pequenos para o espaço que estamos a decorar.
7 – Faltar a manutenção
Para que o espaço permaneça com o seu aspeto atrativo e agradável, é necessário que tudo esteja e se mantenha na melhor forma possível. Desta forma, deve prestar a devida atenção e cuidado aos elementos que necessitam de ser substituídos ou reparados.
Basta apenas uma jarra quebrada, uma cadeira com peças soltas ou um sofá rasgado para desequilibrarem o ambiente, arruinarem o equilíbrio e terem impacto visual.
8 – Haver uma abundância de plantas
As plantas são parte elementar e fundamental da decoração de um espaço. Contudo, quando em abundância, são um equívoco decorativo.
Deve assim considerar e refletir sobre quais as espécies de plantas mais apropriadas para o ambiente que está a decorar: se são plantas de interior ou de exterior e a necessidade destas relativamente à luz solar, pois umas preferem luz solar direta, já outras dão-se melhor à sombra.
9 – Não deixar espaço livre para a circulação
Quando estamos a mobilar a casa, esquecemo-nos de que é fundamental e necessário haver espaço suficiente para que as pessoas que habitam a casa circulem à vontade.
Por exemplo, uma sala pode ser ampla, mas nem sempre isso que dizer que devamos comprar um sofá maior. Não é necessário encher o espaço que estamos a decorar com mobília que não dão margem e espaço aos habitantes.
10 – Faltar personalidade
Outro equívoco bastante comum é tentar imitar o que se viu nalgum catálogo, revista ou até mesmo ‘internet’.
Devemos antes dar um toque mais pessoal. Devemos recriar e experimentar no ambiente que estamos a decorar e, assim, descobrir uma maneira que permita aos nossos gostos se harmonizarem com a decoração.
Quando a tarefa é decorar a nossa casa, devemos correr alguns riscos calculados e ponderados e ornamentar o espaço com itens que signifiquem algo. Recrie e experimente no ambiente se os seus gostos se harmonizam com a decoração
11 – Deixar cabos e fios visíveis
Atualmente, as nossas casas têm muitos metros de cabos e fios como, por exemplo, os cabos dos computadores, televisões, consolas de jogos, entre muitos outros.
Devemos, então, garantir que durante a decoração, os cabos e os fios ficam organizados e devidamente escondidos dos nossos olhares, dando assim um sinal de organização ao espaço. Muitas vezes, os cabos e os fios que ficam destacados e visíveis acabam por arruinar a decoração.
12 – Encostar todos os móveis às paredes
Mais um erro comum e visto em muitas casas portuguesas: encostar todos os móveis às paredes. Existem casos em que não deve encostar os móveis às paredes. Por exemplo, um sofá ou até mesmo uma cama pode servir de divisória entre espaços.
Deixe fluir a criatividade e encontre a harmonia pretendida de maneira a criar um ambiente mais confortável e, ao mesmo tempo, agradável.