Podem ser o destino perfeito para descansar e passar uns dias tranquilos. Descubra 12 das vilas mais bonitas de Portugal que não pode perder.
Portugal tem tido muito sucesso no turismo. As grandes cidades portuguesas atraem anualmente inúmeros visitantes. No entanto, há também grande interesse em visitar as nossas vilas. Há vilas para todos os gostos, com aspetos distintos que tornam estes locais particularmente encantadores. Há vilas históricas que revelam monumentos que dizem muito sobre como foi Portugal no passado.
Algumas das vilas têm nas suas casas um elemento de destaque: apresentam-se caiadas de branco. Algumas casas são encantadoras, com flores nas janelas. Há até vilas que se encontram à beira do mar criando um cenário incomum, protagonizando uma paisagem arrebatadora.
Descubra nesta breve lista algumas vilas verdadeiramente encantadoras. Há vilas portuguesas com caraterísticas singulares. Por isso, tornam-se o destino perfeito para descansar e passar uns dias tranquilos.
12 das vilas mais bonitas de Portugal que não pode perder
1 – Almeida
Esta é uma vila inserida nas 12 aldeias históricas de Portugal. Almeida está presente no distrito da Guarda. Este destino charmoso revela-se um pequeno tesouro por explorar, com muitos encantos.
Almeida apresenta um património fascinante e tem uma história interessante. Historicamente, a origem de Almeida remonta ao ano de 61 a.C., quando os romanos se encontravam no território e, mais tarde, os bárbaros.
À época, dava pelo nome de Al-Mêda (a Mesa), Talmeyda ou Almeydan, mas foram dados outros nomes ao espaço territorial que hoje conhecemos como Almeida.
Existem vários pontos de interesse em Almeida, como a sua Fortaleza e o seu Castelo, que é Monumento Nacional. Além disso, há o Cemitério. A Casa da Roda dos Expostos é outro ponto de interesse.
Além dos edifícios religiosos: a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias e a Igreja da Misericórdia, que remonta ao século XVII e encontra-se bem perto do antigo Hospital da Misericórdia. O Museu Histórico Militar é outro dos destaques de Almeida.
2 – Castelo de Vide
Castelo de Vide encontra-se junto à fronteira espanhola, numa zona montanhosa. Os amantes de caminhadas seguramente que terão boas razões para visitar este destino e ficarão absolutamente rendidos aos encantos de Castelo de Vide, que apresenta uma área verdejante e deslumbrante. por isso, caminhar por este local é um prazer.
Existem pousadas que asseguram todas as condições para se viverem uns dias tranquilos. É uma experiência imperdível acordar neste local e poder contemplar as vistas sobre as montanhas arborizadas da Serra de São Mamede.
As ruelas e o castelo são alguns dos destaques que tornam Castelo de Vide num destino fantástico. O Castelo de Vide está rodeado por um casario branco, contribuindo para a criação de um cenário singular, que facilmente se destaca na paisagem. A série de ruas de Castelo de Vide são estreitas e encantadoras. Algumas delimitam o núcleo histórico da Judiaria.
Vive-se uma experiência distinta quando se realiza um passeio por essas ruas íngremes e estreitas. parece que se está a fazer uma viagem no tempo, dado o toque medieval de Castelo de Vide.
A Capela do Salvador do Mundo e a Capela de São Roque são outros destaques locais. Muitos visitantes aproveitam a proximidade com Marvão para alargar a sua estadia na região, aproveitando ao máximo os encantos destes dois destinos.
3 – Dornes
Este destino está presente em Ferreira do Zêzere. Dornes é conhecida como a Terra Mítica dos Templários. Esta vila revela-se uma experiência memorável, um destino que assegura paz e tranquilidade, por isso Dornes é muito procurada por quem pretende fugir à azáfama da vida citadina.
Dornes proporciona uma experiência incrível. Encontra-se presente num cenário deslumbrante, onde as águas do Zêzere enriquecem a paisagem verdadeiramente arrebatadora.
Na paisagem local, há montanhas encantadoras. Dornes reivindica protagonismo destacando-se pelas ruelas empedradas e pelos trilhos de xisto e pedra. Em Dornes, há ruas estreitas que nos permitem passear e contemplar as casas de xisto, com cal ou tinta branca.
A Torre Templária de Dornes é o seu ex-líbris. Esta é uma torre defensiva pentagonal. Trata-se de uma construção única no nosso país. O Templo de Nossa Senhora do Pranto trata-se de outro espaço encantador de Dornes, absolutamente obrigatório de visitar. O fantástico órgão de tubos é a joia da coroa desta construção religiosa.
O templo é muito frequentado durante as peregrinações. Muitos dos que visitam Dornes no verão fazem uma visitam à praia fluvial. Nos dias mais quentes, proporciona uma experiência refrescante. Há quem faça questão de ver a Cascata do Penedo Furado, uma atração que se encontra nas proximidades.
4 – Ericeira
Ericeira é conhecida por ser a Vila do Surf, mas é muito mais do que isso. Este verdadeiro paraíso português tem muitos encantos! Existem muitas praias que chamam muitas pessoas à Ericeira (tais como: Praia dos Pescadores; Praia do Matadouro; Praia da Empa; Praia de São Sebastião; Praia da Foz do Lizandro; Praia dos Coxos; Praia de São Lourenço; Praia de Ribeira D’Ilhas).
Além de todos os méritos ligados aos desportos aquáticos, que atraem diversas pessoas à vila, há outros destaques. A Capela de São Sebastião é uma atração local bastante incomum. Este templo tem grande riqueza no seu interior, onde se destacam os seus belos azulejos.
A Igreja da Misericórdia (séc. XVII) é outro dos exemplares de arquitetura religiosa da Ericeira. Há ainda a destacar a Igreja de São Pedro. Na Ericeira, também existem duas capelas encantadoras, a Capela de Santa Marta e a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem.
O Porto de Pesca é outra atração local que atrai muitos visitantes. O Parque das Furnas também é bastante procurado para quem quer aproveitar ao máximo os encantos da Ericeira.
Quem fica uns dias na Ericeira pode ainda aproveitar a estadia para visitar a famosa Aldeia Típica José Franco que se encontra nas proximidades e se trata de uma atração imperdível, que encanta todos, miúdos e graúdos.
5 – Estoi
Estoi fará as delícias das famílias que procuram assegurar umas férias mais tranquilas ou uma escapadinha de sonho. Os casais mais apaixonados também poderão apreciar bastante este destino. Estoi está situada a cerca de 10 minutos de São Brás de Alportel e encontra-se a 20 minutos de Faro, sensivelmente.
Esta vila revela-se outro destino imperdível e assegura uma experiência inolvidável. Muitas pessoas escolhem Estoi para passar férias na capital algarvia. Embora esta vila ainda seja um destino muito desconhecido pela maioria que visita o Algarve, esta vila tem tantos encantos que merece a nossa atenção.
Mesmo quem opte por ficar noutros locais, deve saber que Estoi merece que se faça um desvio, porque mesmo numa visita rápida se consegue constatar a enorme riqueza deste destino. O seu património arquitetónico é histórico e encantador.
Muitos dos turistas que visitam Estoi optam por prolongar a sua estadia por uns dias, porque ficam apaixonados por este destino. Estoi encontra-se afastada da costa, por isso este destino proporciona uma experiência distinta da que normalmente se encontra no Algarve em pleno verão.
Por este local, poderá encontrar o cenário ideal para relaxar. Estoi proporciona um ambiente tranquilo. Quem pretende fugir da agitação das grandes cidades, poderá encontrar aqui o sossego perfeito para descansar.
O Palácio de Estoi é o ex-líbris deste destino memorável, uma atração que se encontra a meros 5 minutos do centro de Estoi, numa deslocação realizada a pé. No centro de Estoi, está presente a Igreja neoclássica Matriz de Estoi, outra grande atração local.
As Ruínas Romanas de Milreu encontram-se a cerca de 900 metros do centro de Estoi e estão entre as suas grandes atrações. A Vila Romana de Milreu revela-nos alguns dos vestígios romanos mais bem preservados da região. Atualmente, ainda é possível observar-se algumas imagens nos mosaicos da Vila.
6 – Ferragudo
Existem destinos turísticos que ficam na nossa memória para sempre. Ferragudo tem esse poder. É em Lagoa, na região do Algarve, que Ferragudo se encontra. Trata-se de um dos destinos mais encantadores da região.
Ferragudo encontra-se à beira do mar. Este é um local que encanta pela sua beleza e pela sua história. Foram encontrados vestígios pré-históricos nas proximidades de Ferragudo. O início da povoação do Ferragudo remonta ao século XIV, por isso este destino tem muito para contar.
Ferragudo conjuga a riqueza do seu património material com uma beleza natural incomum, por isso, este é um destino imperdível. Além da beleza das praias locais que atraem diversos visitantes a esta parte do Algarve, existe em Ferragudo um património natural particularmente atrativo para todas as pessoas que querem gozar dias relaxantes em perfeita comunhão com a Natureza.
Ferragudo encontra-se ladeada por uma costa salpicada de barcos. O contexto que circunda Ferragudo revela paisagens deslumbrantes. Ferragudo é uma vila piscatória verdadeiramente encantadora.
Esta vila destaca-se pelas casas caiadas de branco. O Forte Medieval de São João de Arade trata-se de um marco imperdível de Ferragudo. Esta construção serviu de torre de vigia da região.
7 – Marvão
A vila e freguesia de Santa Maria de Marvão está presente no concelho de Marvão, integrando o distrito de Portalegre. A vila de Marvão encontra-se na região do Alto Alentejo. Esta vila medieval encantadora está situada entre Castelo de Vide e Portalegre. A muralha de Marvão encontra-se localizada no ponto mais alto da Serra de São Mamede. Os seus encantos são tantos que esta vila mágica pode ser visitada durante todo o ano.
O Castelo de Marvão é uma das atrações da vila e está localizado num dos pontos mais elevados na Serra de São Mamede. Esse local é denominado Serra do Sapoio. Este castelo é uma construção notável que está presente a 843 metros de altitude. O Castelo de Marvão foi uma construção que visou aproveitar a imponência da Serra, colocando-a ao seu serviço como defesa natural.
O castelo serviu como defesa. A sua magnitude impediu a entrada dos exércitos inimigos, algo que seguramente foi tentado diversas vezes. O Castelo de Marvão é o ex-líbris local e encontra-se muito bem conservado, sendo o resultado de uma sobreposição de fortalezas. O que hoje se apresenta corresponde a vários períodos de construção que felizmente se encontram bem documentados.
Este Castelo tem mais para mostrar do que as suas particularidades militares. O Castelo de Marvão tem grande beleza. Trata-se de uma construção perfeitamente integrada na paisagem que envolve o castelo. Desta forma, percorrer o corredor da muralha revela-se uma experiência única e inesquecível. A Torre de Menagem é outra atração imperdível!
8 – Mértola
O castelo medieval local é o ex-libris de Mértola. As muralhas da vila mourisca permitem que se viva uma experiência particularmente agradável, podendo contemplar-se vistas fantásticas.
Existem outras atrações em Mértola que ficarão na nossa memória. A antiga mesquita que foi transformada numa bela igreja está presente no centro histórico de Mértola. Esta é uma das construções locais mais populares. Por isso, visitar esse património revela-se uma experiência bastante agradável.
Em Mértola, há ainda a destacar as florestas de sobreiros que reivindicam protagonismo no plano de fundo. Mértola tem na paisagem verdejante local uma atração imperdível. É absolutamente deslumbrante.
Outro dos destaques de Mértola está na Praia Fluvial da Mina de São Domingos. Ela fica nas proximidades de Mértola. Implica uma curta viagem de carro, mas revela-se uma atração imperdível nos meses quentes de verão. Nesta estação, são poucos os que conseguem resistir a essa tentação.
9 – Monsaraz
A vila de Monsaraz tem muito para se descobrir. Há história, arqueologia e uma Natureza deslumbrante a tornar o cenário verdadeiramente memorável, além de boa comida e bom vinho.
Além do património natural que circunda a vila, existe um património fascinante criado pelos homens. O cenário que se encontra na vila é verdadeiramente mágico. Em Monsaraz, há uma tranquilidade fascinante que é perfeita para quem procura descansar. Por isso, muitos encontram nesta vila o destino de sonho para umas férias reparadoras ou uma escapadinha de sonho.
Há nesta vila poucas centenas de habitantes. Os habitantes de Monsaraz são elementos importantes, que fazem parte da experiência de visitar a vila, nomeadamente quando partilham os seus conhecimentos sobre ela. Nesta vila, há muitas atrações imperdíveis. A antiga Vila da Monsaraz é fascinante. Em cada esquina revela um pouco da sua história.
Monsaraz é uma vila fortificada. A experiência de passear pelas ruas e ruelas desta vila permite-nos viajar no tempo; sentir o que outras pessoas sentiram noutras eras. Entre as atrações da vila está o imponente castelo.
A Igreja de Santo António, que foi construída no século XIX, encontra-se muito perto do Largo da Fonte Nova. Outra atração de Monsaraz está nos monolíticos (nomeadamente: Cromeleque do Xerez; Menir da Bulhoa; Rocha dos Namorados; Antas do Olival da Pega).
A Herdade do Esporão é outro local atrativo. Nesta quinta, pode fazer algumas provas dos famosos vinhos locais, além de ficar a conhecer como se processa toda a produção de vinho e de azeite.
A Adega José de Sousa é outro espaço visitável, que se encontra a 15km (aproximadamente) de Monsaraz. Esta adega ainda usa ânforas de barro para a fermentação do vinho, por isso segue um método antigo, de origem romana, com mais de dois mil anos.
O Observatório do Alqueva encontra-se nas proximidades. Neste espaço, pode saber-se mais sobre o maior lago artificial da Europa.
10 – Óbidos
A experiência de passear por Óbidos revela-se extremamente encantadora. Este destino imperdível conjuga uma beleza natural a uma beleza patrimonial fascinante. Existem em Óbidos vários monumentos que permitem aos visitantes da vila realizarem uma viagem no tempo.
Óbidos é uma vila muralhada deslumbrante que proporciona uma experiência turística de inegável valor. Esta vila apresenta um traçado medieval, por isso facilmente se constata que se trata de uma vila com um passado interessante, de grande riqueza. Proporciona-se a oportunidade única de fazer uma espécie de viagem temporal.
O castelo é o grande ex-libris da vila. Sendo tão belo quanto imponente, este castelo é o centro das atenções de quem visita Óbidos. Existe nele um legado importante deixado dos velhos tempos em que havia um grande poder neste local e uma sede de glória.
As ruas de Óbidos são estreitas e labirínticas. Elas proporcionam passeios verdadeiramente agradáveis. Passear por este local (nomeadamente pela Rua Direita) enquanto se contempla os diversos elementos da arquitetura local, seja ela religiosa ou civil, revela-se das melhores experiências que se pode viver na vila.
Outros monumentos imperdíveis são: A Igreja da Misericórdia; A Torre Albarrã (igualmente conhecida como Torre do Relógio); O Santuário Senhor Jesus da Pedra. Existem ainda alguns eventos especiais que atraem várias pessoas a Óbidos, nomeadamente o Mercado Medieval de Óbidos, A Vila de Natal, o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, a Semana Santa.
Leia também:
- A mítica vila que a todos encanta no Centro de Portugal
- A vila que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros na Serra da Arrábida
- Provavelmente, a vila mais romântica de Portugal
11 – Ponte da Barca
Ponte da Barca é um dos quatro municípios que está integrado no Vale do Lima. Ponte da Barca encontra-se na região Demarcada dos Vinhos Verdes. A vila faz parte do concelho que se encontra presente no Parque Nacional da Peneda Gerês, espaço de beleza incomum que oferece excelentes condições para se realizar diversas atividades (desportivas e de lazer).
Ponte da Barca está situada numa região verdejante, encontrando-se à beira do Rio Lima. O centro histórico desta vila encantadora é fascinante. As suas casas são deslumbrantes. Algumas delas já se encontram adaptadas a Turismo de habitação. Nesta vila, há ainda belos monumentos. Parte deles datada dos séculos XVI-XVIII.
A riqueza local é tanta que Ponte da Barca merece uma visita cuidada. Não deixe de percorrer as ruas locais com calma. A experiência de atravessar a ponte medieval de Ponte da Barca é memorável. Realizar um passeio pelas margens do rio Lima representa conhecer cenários de uma beleza incomum. A Igreja românica de Bravães do século XIII encontra-se nos arredores de Ponte da Barca. Trata-se de uma atração de passagem obrigatória.
Pode ainda partir à descoberta de aldeias que se encontram nas proximidades e se revelam pontos de interesse imperdíveis, tais como Lindoso (que tem o castelo e o conjunto de espigueiros como atrações), Ermida e Germil (aldeias localizadas em pontos diferentes da Serra Amarela).
12 – Ponte de Lima
Ponte de Lima é uma vila portuguesa presente no distrito de Viana do Castelo. Esta vila é uma pérola situada em pleno Minho. O Centro histórico de Ponte de Lima encanta todos os que visitam o espaço.
As suas típicas ruas empedradas são encantadoras. As pessoas que passeiam neste local fazem uma caminhada agradável e inesquecível, num cenário pitoresco. O Largo de Camões é um espaço inevitável, sendo um local com bancos que permitem um descanso especial entre caminhadas, permitindo recuperar as energias, enquanto se contempla a beleza local fascinante.
São várias as atrações desta vila. Entre as mais emblemáticas estão a Igreja Matriz de Ponte de Lima. Este templo é um marco importante para Ponte de Lima. O edifício religioso remontará aos alvores do século XV, no mínimo.
A Ponte Medieval é outra grande atração de Ponte de Lima. A ponte velha, como também é designada, permite a passagem sobre o deslumbrante rio Lima. A ponte romana será do século I, provavelmente. Uma vez que nessa época se procedeu à abertura do trajeto que ligava Braga a Astorga. Esta era uma das vias militares do antigo “Conventus Bracaraugustanus”. Foi o Imperador Augusto que mandou abrir a Via XIX.
Outras construções icónicas desta vila são a Igreja de Santo António da Torre Velha e a Capela do Anjo da Guarda. Quem visita Ponte de Lima pode ainda visitar o famoso Museu do Brinquedo Português, um espaço que se revela o sonho de qualquer criança e que também permite uma experiência bastante agradável para qualquer adulto.
A Ecovia do Lima é um local muito procurado por quem gosta de manter uma vida ativa. Existem vários percursos que podem ser realizados por aqui, fazendo-se muitos quilómetros em percursos onde se pode contemplar a beleza das margens do rio Lima.
Não se pode falar em Ponte de Lima sem destacar a sua gastronomia de qualidade ímpar.
Sentar-se à mesa de um restaurante tradicional de Ponte de Lima é das melhores experiências que se pode viver nesta vila singular. Assim, enquanto se recupera das energias gastas em caminhadas, pode-se saborear alguns dos melhores petiscos locais, como o famoso arroz de sarrabulho à moda do Minho.
Há ainda outras tentações, como um prato típico com rojões ou as tripas enfarinhadas. Não faltam boas opções. Há diversos restaurantes tradicionais que defendem bem a qualidade da gastronomia local. Experimente um que seguramente irá adorar!
Muito obrigado pela partilha.
Parabéns pelo bom gosto.
Tanto que tem sido uma inspiração de viagens de descobertas surpreendentes por sítios inesquecíveis.
Parabéns!