Não faltam opções de praias do Douro Litoral para quem vive no Porto ou nas proximidades. Por isso, para os que detestam perder muito tempo com viagens, podem sempre escolher diversos destinos com praias fantásticas, como Vila Nova de Gaia, Matosinhos ou Porto.
Nestes locais poderá encontrar praias com areal suficiente para estender a toalha. Desta forma, o bronze pode ficar assegurado, mesmo que algumas praias possam apresentar vento. O mar é convidativo aos mergulhos. Dar umas braçadas valentes logo no início pode reduzir o impacto da água fria.
Reunimos algumas das melhores praias que se encontram pelo Douro Litoral, havendo também na lista praias de Vila do Conde, Espinho e Ovar. Estas praias foram escolhidas para aqueles que pretendem levar toda a família, nomeadamente as crianças, mas também para os adolescentes e os que têm espírito jovem, que sejam mais radicais e que pretendam fazer surf ou bodyboard. Conheça as melhores praias do Douro Litoral. São maravilhosas.
Descubra paraísos incríveis. São as 12 melhores praias do Douro Litoral!
1 – Praia das Sereias
Esta praia encontra-se em Espinho e os seus encantos são diversos. Ela atrai diversos surfistas, no entanto, não é necessário saber manobrar uma prancha de surf para passar bons momentos na Praia das Sereias.
Este paraíso apresenta um areal que serve perfeitamente para fazer caminhadas exploratórias, que nos fazem refletir sobre a vida ou contemplar o cenário. O mar desta praia tem ondas simpáticas, boas para os surfistas, mas também para mergulhos seguros.
Nas proximidades poderá assegurar almoços apetitosos enquanto foge das horas perigosas. No Aquário Marisqueira poderá comer bons pratos de peixe e se procura algo mais descontraído, poderá testar umas tapas no “Uma Espécie de Tasco”.
Como chegar a este destino? Se desejar poupar uns trocos e evitar a caça ao lugar de estacionamento, opte por apanhar o comboio no Porto em direção a Espinho. Da estação à Praia das Sereias são cerca de dois minutos a pé.
2 – Praia de Lavadores
Esta praia é perfeita para dar uns mergulhos. No entanto, também será do agrado de todos os que gostam de explorar, que têm um pequeno geólogo dentro de si. A praia de Lavadores revela-se um autêntico museu geológico ao ar livre e tudo devido à diversidade de rochas graníticas que apresenta.
Como chegar a este destino? Na Marginal de Gaia, basta seguir as setas.
3 – Praia de São Pedro de Maceda
O percurso até à Praia de São Pedro de Maceda deve ser feito naqueles dias em que se tem prazer em conduzir. É relativamente fácil lá chegar, porque encontrará placas a sinalizar o percurso adequado.
O percurso faz-se por uma avenida que atravessa a mata de pinhal do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar. A Praia de São Pedro de Maceda é famosa pelas ondas. Elas são boas para a prática de surf e windsurf. No entanto, não estranhe a presença de corpos despidos. A praia é frequentada por nudistas.
Como chegar a este destino? N109, saia em Maceda e siga as indicações.
4 – Praia do Senhor da Pedra
Esta praia foi eleita como uma das praias mais bonitas da Europa em 2015, integrando a prestigiada lista do European Best Destinations. Seguramente que a mítica capela do Senhor da Pedra contribuiu para essa posição.
Esta construção religiosa é encantadora, o ex-líbris da zona. O templo foi construído em 1686. A capela do Senhor da Pedra encontra-se num espaço inesperado tendo sido erguida sobre os rochedos.
Segundo reza a lenda, antes deste templo se converter ao cristianismo, era um altar pagão. Leve a criançada que o parque infantil que se encontra à entrada da praia que seguramente assegurará a sua diversão. O areal desta praia é propício a jogatanas. Neste espaço, também encontrará o bar que apresenta refeições ligeiras e gelados. Portanto, qualquer birra será facilmente contrariada.
Como chegar a este destino? A partir de Vila Nova de Gaia, deve seguir a A44/IC23 em direção a Gulpilhares/ Moutadas (saída Aveiro/Espinho) para a A29. Posteriormente, saia para Casais Moutadas.
5 – Praia da Aguda
Vila Nova de Gaia é um destino maravilhoso no verão e encontra-se muito bem servida ao nível de praias. A praia da Aguda revela-se uma das melhores opções. O seu areal é grande, não costuma ter muita gente e há sempre espaço para colocar a toalha.
Além deste paraíso ser deslumbrante, também se apresenta muito completo, apresentando infraestruturas de apoio que asseguram dias de praia memoráveis, com barracas para alugar, com sanitários, com nadador-salvador e posto socorro. Como se encontra numa vila piscatória, é comum assistir barcos no seu quotidiano, com redes de pesca no mar.
Como chegar a este destino? Vá na A1 em direção à Ponte da Arrábida/Gaia. Posteriormente, saia em Miramar/Arcozelo e entre na N109, que permite a chegada à praia em 6 minutos.
6 – Praia do Mindelo
Esta praia encontra-se em Vila do Conde, a cerca de 30 min do Porto. Curiosamente, esta praia serve de ponto de encontro de muitos portuenses por altura do verão. A Praia do Mindelo é a praia com maior capacidade (2400 pessoas) no concelho de Vila do Conde.
Esta praia conta com um areal com dois quilómetros. Por isso, pode levar toda a família. Este paraíso apresenta características incomuns e está resguardado de nortadas, que são frequentes nas praias do Norte.
Como chegar a este destino? Pela A28, demora 40 minutos, sensivelmente. Posteriormente, a N13 leva-o até à praia.
7 – Praia da Madalena
Esta praia apresenta um extenso areal. Por isso, pode aproveitar para estender a toalha e gozar dos momentos de descanso que merece ou, então, pode optar por realizar passeios à beira-mar e contemplar o cenário, com paisagens deslumbrantes.
A praia da Madalena é seguramente uma das mais populares de Gaia. Se gosta de caminhar, calce as sapatilhas e percorra o passadiço de madeira. Viverá uma experiência particularmente agradável.
Como chegar a este destino? Apanhe a A1, passe a Ponte da Arrábida e saia para Canidelo. Depois, esteja atento às indicações.
8 – Praia da Baía
Esta praia tem dois paredões a limitar o seu areal. Por isso, este areal é especialmente apetecível. A praia da Baía tem o areal mais concorrido de Espinho contudo, as suas qualidades não se resumem à areia, a água também merece elogios. Ela apresenta-se quase sem ondas, por isso, é convidativa.
A sua popularidade pode fazer com que haja dificuldade em encontrar espaço para estender a toalha. Se assim for, dê um mergulho e caminhe pelo paredão que proporciona a oportunidade de rasgar o mar.
Como chegar a este destino? A A29 permite ligar o Porto a Espinho.
9 – Praia do Homem do Leme
Para quem visita o Porto, ir à Foz é um programa obrigatório e que encanta todos os elementos da família. A oportunidade de estender a toalha na Praia do Homem do Leme permite assegurar bons momentos.
Este paraíso de verão apresenta-se bem artilhado, com bandeira azul e com infraestruturas, como acontece com todas as praias da zona. A Praia do Homem do Leme tem as rochas a fazer parte do cenário.
As crianças vão adorar visitar esta praia devido à presença de um parque infantil em formato de barco. Esta atração encontra-se mesmo em frente à praia. Os adultos também terão oportunidade de se divertirem. Há dois bares com tudo o que apetece nos dias quentes de verão, nomeadamente tremoços, finos e mojitos.
Como chegar a este destino? Dirija-se à Foz do Douro e depois mantenha-se na estrada até encontrar a Avenida Montevideu. Não tem como enganar!…
10 – Praia do Aterro
Esta praia atrai diversos praticantes de surf e bodyboard. A sua presença é uma constante devido às condições peculiares desta praia, favoráveis à prática destes desportos.
As qualidades da Praia do Aterro não se ficam por aqui. A zona rochosa faz parte do cenário que conta ainda com a vegetação natural, que rodeia o areal. Estes elementos fazem com que esta praia de Leça da Palmeira se torne num lugar especial de grande beleza.
Como chegar a este destino? Apanhe a A28 em direção a Vila do Conde e depois saia na saída 7. Posteriormente, a Rua Veloso Salgado leva-o até à praia.
11 – Praia da Memória
Esta praia ficará na também na sua memória. É seguramente uma das melhores opções da zona para levar os miúdos, especialmente de manhã. À tarde, a praia é sossegada, mas não há espaço para correrias ou pistolas de água.
A praia da Memória tem vigilância. Por aqui, poderá contar com barracas para alugar e um elemento histórico que merece ser destacado, o Obelisco da Memória. Esta construção foi erguida para lembrar o Desembarque do Mindelo, em 1832.
A primeira pedra do Obelisco da Memória foi lançada a 1 de dezembro de 1840. No entanto, o obelisco só ficou concluído 24 anos mais tarde.
Como chegar a este destino? A saída 10 da A28 (Perafita) revela-se o melhor percurso a partir do Porto.
12 – Praia de Moreiró
Esta praia poderia ser um segredo bem guardado. A Praia de Moreiró encontra-se numa zona rural e os acessos à praia são sinuosos, feitos por ruas estreitas. Por isso, teria tudo para ser uma praia secreta. O problema é que todos os que a visitam apaixonam-se rapidamente e nunca mais querem outra coisa.
Desta forma, a Praia de Moreiró é bastante concorrida. O bar também ajuda a dar-lhe popularidade. Neste espaço, são servidos produtos frescos.
Neste espaço, há de tudo: barracas, guarda-sóis, para-ventos e cadeiras para alugar. Por isso, tem o que necessita para passar momentos agradáveis.
Como chegar a este destino? A A28 revela-se o caminho mais prático a partir do Porto. Deve sair na saída 12 em direção a Aveleda e, posteriormente, só tem de estar atento às placas.
Fique a conhecer outras praias maravilhosas:
- As 8 melhores praias fluviais no Porto e arredores
- As 25 melhores praias do Centro de Portugal que tem de conhecer
- As 16 melhores praias do Alentejo e Costa Vicentina
Leva crianças consigo para a praia? 5 dicas para um dia perfeito com crianças
Coloque uma pulseira de identificação na criança
É sempre uma opção sensata fazer a criança usar uma pulseira de identificação. Trata-se de uma medida preventiva inteligente, que em caso de imprevistos pode facilitar muito as coisas.
Além de úteis, as pulseiras de silicone são completamente seguras. Elas não incomodam e podem ser reutilizadas. Coloque o nome da criança e o telefone de um adulto na pulseira, caso seja necessário contactar.
Não tire os olhos das crianças
Pode parecer algo básico, demasiado óbvio até para fazer parte desta lista. No entanto, basta um segundo para uma distração se tornar num valente susto… O sol da praia faz-nos ficar mais moles, o corpo fica a pedir para descansar. Por isso, pode levar a um descuido.
Essa necessidade de descanso é normal. Por isso, convém sempre ir mais do que um adulto para poder descansar, enquanto o outro mantém a vigilância.
Horário ideal
Os especialistas recomendam que as pessoas devem evitar a praia entre as 10h e as 15h, especialmente as crianças. A pele infantil é ainda mais sensível e mais propensa a queimaduras. Os raios solares revelam maior intensidade nesses momentos do dia, causando mais danos à pele. Por isso, deve evitar a exposição solar entre essas horas.
Assegure a alimentação e a hidratação
A opção mais segura é levar a alimentação de casa para as crianças. Em locais desconhecidos, não se sabe a procedência dos itens vendidos na praia, não há conhecimento sobre a sua forma de armazenamento e como ali chegaram.
Por isso, pode haver contaminação. Além disso, as crianças podem não gostar do que está à venda. Por isso, há que ter uma alternativa. Leve água, muita água (evite sumos) e frutas, que ajudam na hidratação. Pode ainda levar sanduíches, petiscos leves e biscoitos.
Redobre os cuidados com a pele infantil
A pele de uma criança é particularmente sensível e fica ainda mais exposta, porque ainda não desenvolveu os mecanismos de autodefesa que uma pele adulta saudável mantém.
Tendo em conta a pele delicada da criança, convém prevenir manchas e queimaduras. Faça-o evitando uma exposição prolongada aos raios UVA e UVB, procure sombra nas horas perigosas e use frequentemente o protetor solar.
Aplique protetor solar antes de sair de casa, com uns 15 minutos de antecedência. Posteriormente, durante o dia de praia, aplique o protetor de duas em duas horas, para manter proteção.
“Regra da colher de chá”
Como medida, aplique 1 colher de chá de protetor solar para o rosto e pescoço da criança e aplique duas colheres de chá com o protetor solar no torso, nos braços, nas pernas e nas costas. Lembre-se: não se poupa no protetor solar na hora de proteger as coisas mais importantes da nossa vida!