Quer ver-se livre das tarefas domésticas rapidamente? Conheça 11 métodos eficazes para limpar e arrumar a casa de forma rápida e eficiente. A arrumação da casa é um desafio árduo. Normalmente, leva muito tempo. Contudo, não é impossível arrumar a casa rapidamente, deixando-a impecável, investindo pouco tempo na limpeza. Sabemos como o tempo é valioso.
O ritmo alucinante do nosso quotidiano leva a que frequentemente se tenha dificuldade em encaixar esta tarefa essencial na nossa agenda. Contudo, realizar uma checklist de etapas, permite-nos assegurar um método que funciona. Por isso, poderá organizar a casa de modo eficiente sem ter que dedicar um dia inteiro nessa tarefa.
11 métodos para limpar e arrumar a casa rapidamente
Reunimos um conjunto de dicas de organização da casa que fazem toda a diferença. Estas sugestões permitem assegurar que tudo seja mantido no seu devido lugar, promovendo uma arrumação rápida e eficiente.
1 – Uma metodologia acima de tudo o resto!
Antes de avançar com sugestões sobre como arrumar, convém frisar que estabelecer uma metodologia e seguir os diversos passos é fundamental, seja para esta tarefa, para as limpezas em geral ou para qualquer projeto que se tenha em mãos.
O método ajuda-nos a assegurar o sucesso. Se a metodologia usada não resultar, usa-se outra. No entanto, para esta tarefa, há vários métodos que resultam. Pode garantir uma casa asseada, higienizada e organizada com uma metodologia simples, mas eficaz. Existem métodos distintos que funcionam. Escolha o que melhor funciona para si. O importante é adaptar-se a ele, confiar, realizar as tarefas com rigor, religiosamente!
Opções:
- Fazer a limpeza de uma divisão em cada dia da semana.
- Fazer a limpeza por tipo de tarefas (pó, aspirar, passar o chão com esfregona…) em 15 minutos por dia.
- Destinar um dia inteiro só para realizar as lides domésticas.
2 – Explore o guarda-roupa
O guarda-roupa não dá entrada para um novo mundo, mas revela-se quase um poço sem fim. Nele cabe de tudo. Coisas que se usam regularmente, coisas que já não usam e não se vão mais usar, coisas que nunca usou, nem usará.
Por isso, deixe-se de falsos sentimentalismos, abandone o que já não usa e só ocupa espaço. Esta é uma etapa essencial para manter as roupas em ordem.
Deve recorrer os cabides adequados para pendurar os diferentes tipos de roupa (nomeadamente, calças, saias, vestidos, gravatas ou lenços, e casacos). Desta forma, evitará que as roupas apresentem as marcas dos cabides ou caiam constantemente.
A roupa deve ser ordenada por tipologia. Por isso, reúna num espaço todos os vestidos; em seguida, todas as calças e, posteriormente, todas as camisas. Este método é fundamental para encontrar facilmente a peça que pretende usar.
Já as roupas interiores devem ficar arrumadas numa só gaveta, exclusivamente. Outra gaveta deve ficar reservada para as meias.
3 – Apenas destaque os itens frequentemente usados
Para a cozinha e casa de banho, há uma dica fundamental: destacar apenas o que se utiliza com regularidade. Somente os itens que são utilizados com muita frequência é que devem ficar em cima das bancadas ou lavatórios.
Por exemplo, na casa de banho, deixe apenas itens como a pasta dos dentes ou os cremes diários. Já na cozinha, somente exponha os detergentes da loiça e utensílios diários. Desta forma, arrume os restantes itens noutros espaços, nomeadamente em caixas, cestos, armários, organizadores ou noutros espaços que tenha à disposição.
4 – Não há espaços “mortos”
É sensato usar espaços que aparentemente não servem para nada e dar-lhes um uso. Entre as áreas que revelam oportunidades estão a área de arrumação do sommier, as prateleiras na parede ou o recurso a caixas sobre o guarda-vestidos.
5 – Utilize as estantes estrategicamente
As estantes podem ser usadas com sensatez. Elas tanto pode ser móveis (quando usadas nos pequenos espaços da cozinha), como estáticas (nomeadamente na despensa ou garagem). Esta estratégia permitirá arrumar diversos utensílios e/ou alimentos. Por isso, terá tudo mais organizado e ao seu alcance.
6 – Use e abuse dos organizadores
Atualmente, podemos encontrar organizadores para tudo e mais alguma coisa. Há arrumadores de dimensões e feitios distintos. Os organizadores facilitam o acesso às coisas.
Por isso, use e abuse deles. Os arrumadores são um bom investimento, porque permitem deixar tudo mais organizado e acessível.
Podemos encontrar arrumadores para utensílios de cozinha e para a roupa, arrumadores para a maquilhagem e para utensílios de casa de banho. Há ainda arrumadores para detergentes, talheres ou roupa interior. Portanto, não hesite: deve usar deles para manter tudo em ordem. Usar o espaço dos armários da forma mais eficaz.
7 – Remova o máximo de tralhas
O excesso de coisas que não servem para nada pode ser nocivo para o bem-estar. Em nada beneficia ter um império de coisa nenhuma. Se quer ter uma casa apresentável, deixe de fora o que não é útil e o que não usa.
Para se conseguir ter a casa bem arrumada e organizada, deve eliminar tudo o que é prescindível, porque se torna ruído visual! Faça uma limpeza desses itens inúteis, menos é mais!…
8 – Faça uma calendarização
Há diversas tarefas que não é necessário realizar semanalmente. Algumas tarefas nem é necessário fazer mensalmente. Por exemplo, pode lavar as persianas e os tetos anualmente. Faça um calendário para controlar cada tarefa.
9 – Envolva a família toda
Arrumar a casa deve ser um procedimento a realizar em família. É mais justo e torna-se mais rápido. Ser apenas para uma pessoa é injusto e antiquado… Se vivem todos na casa, todos devem cuidar dela, sejam duas, três, quatro ou mais pessoas.
As crianças (meninos ou meninas) também devem envolver-se nas tarefas de arrumação! Existem tarefas que podem ser destinadas a crianças. Cada missão deve ter um elemento responsável!
10 – Não adie
Não deixar para amanhã o que deve ficar definido hoje é um ensinamento fundamental. A procrastinação significará desarrumação. Não ceda à preguiça. Se adiar para amanhã, amanhã terá o mesmo pensamento, adiando sucessivas vezes.
Se tiver o hábito de ceder à tentação. Ela deixará de surgir.
11 – Usufrua dos seus espaços
Faça por encontrar um equilíbrio. Embora seja comum a casa apresentar-se mais bem-arrumada nuns dias do que noutros, aceite a realidade. Não pode nunca deixar que se torne num caos.
Só irá conseguir aproveitar melhor a casa, as coisas e a vida se aceitar o que tem e como o tem. Agradeça-o, estimando cada dia!