Tem mel em casa? Fique a conhecer 10 novos usos do mel para experimentar ainda hoje! Veja como este produto pode ser versátil. O mel é um produto bem conhecido por grande parte da população, sendo muito usado ao longo da história, não só pela sua doçura, mas também pelas suas propriedades e efeitos.
O mel é um daqueles produtos que se considera um superalimento. Um produto que contém uma riqueza especial. O mel tem sido muito investigado pela comunidade científica, tendo sido realizados diversos estudos que revelam conclusões bastante agradáveis.
Ficou cientificamente comprovado que o mel, quando consumido de forma regular e moderada, está na origem de diversos benefícios para a saúde. A razão para esses efeitos está nas suas propriedades.
Os elementos presentes no mel permitem que este seja usado para os mais diversos fins. Muitos deles são ignorados por grande parte da humanidade.
10 usos do mel que provavelmente desconhece
O mel
O mel é um produto delicioso, bastante doce, mas se for consumido de forma moderada é bastante saudável. É um produto natural que deve substituir o açúcar refinado, seja como adoçante (de café, leite, chá ou outra opção), seja em receitas.
O mel contém valor nutricional, revelando até propriedades antigripais. Por isso, todas as mães e avós “enfiavam” uma colherada de mel na nossa boca, quando estávamos a ficar constipados.
Contudo, o mel pode ser usado para diversos fins. Confirme isso mesmo na lista que se segue…
10 possíveis usos do mel praticamente desconhecidos
1 – Antibiótico
O mel é um produto fantástico que até pode ser colocado sobre determinados ferimentos, pois as suas propriedades estimulam o processo de cicatrização. Assim, o mel evita o crescimento bacteriano.
De acordo com determinados testes científicos, o mel é um produto que pode matar bactérias como a escherichia coli, mais especificamente a estirpe de Staphylococcus.
2 – Anti-histamínico
Foram divulgados estudos que comparam os efeitos do mel aos efeitos dos inibidores da tosse e dos anti-histamínicos que se encontram à venda no mercado. Foi confirmada a presença de elementos que reduzem a tosse noturna.
3 – Apoio na dieta
O mel pode acelerar o metabolismo, tal como outros produtos naturais (nomeadamente: pimenta e chá-verde). Assim, estes produtos dão uma ajuda extra na dieta. Use-os com moderação. Um chá verde adoçado com mel faz maravilhas!
4 – Ajuda a combater a insónias
O mel contém açúcares naturais que estimulam a produção natural de serotonina. A serotonina é uma substância conhecida por ser o principal neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
O corpo, depois, aproveita e converte a serotonina em melatonina, que é uma substância que permite regular o sono. Assim, quando o cérebro processa o triptofano do mel, ele estimula a produção da melatonina. Por isso, o mel ajuda a combater insónias.
5 – Limpeza facial
O mel é um produto natural que contém propriedades que ajudam a remover as células mortas da pele, além de ajudar a eliminar as bactérias e as impurezas da pele.
Em comparação com a grande maioria dos produtos de limpeza facial que se encontra no mercado (e que contém muitos compostos químicos), o mel não é nocivo para a pele, nem a curto, nem a longo prazo, sendo vantajoso usá-lo como esfoliante sozinho ou com outros produtos, como o óleo de coco.
6 – Combate o mau hálito
O mel contém propriedades antibacterianas que ajudam a combater a halitose, o mau hálito. Basta juntar uma colher de chá de mel a um 1/8 da colher com canela.
Depois, deve misturar-se dentro de meio copo de água morna. De seguida, faça o gargarejo com este preparado, para obter um hálito fresco.
7 – Tratamento para a caspa
O uso frequente de um tratamento caseiro para a caspa tem revelado ótimos resultados. Basta juntar 9 partes de mel a uma parte de água. Depois, é só misturar para ter um tratamento para cabelos secos e/ou com caspa.
8 – Ajuda a curar uma ressaca
Para recuperar de uma noite de exageros, experimente consumir 1 colher de mel (ou beber um chá adoçado com mel). Seguramente que confirmará que este procedimento irá ajudar o corpo a metabolizar o álcool mais rapidamente. Tal efeito deve-se aos níveis elevados de frutose presentes no mel.
9 – Alivia sintomas de alergias
O mel também tem o efeito de aliviar os sintomas de alergias. Muitas investigações confirmaram-no. Os componentes do mel estimulam o corpo a produzir anticorpos. Assim, diminui o desconforto associado a uma alergia.
10 – É bom para a memória
Basicamente, o mel é composto por hidratos de carbono e água. No mel, existe riqueza em vitaminas e minerais. Ora, estas substâncias prestam um precioso auxílio ao corpo, pois ajudam-no a absorver o cálcio, um mineral importante para o processamento do pensamento.
O mel também ajuda a prevenir a perda de memória, nomeadamente quando esta é causada por dano celular cerebral.
NCultura
Se leu “10 usos do mel que provavelmente desconhece” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre receitas e gastronomia. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…