Parta à descoberta de alguns destinos turísticos que escondem grande riqueza. Confira 10 lugares quase secretos para descobrir em Portugal.
Apesar de ter um espaço territorial relativamente reduzido, Portugal é um país enorme.
Quando se compara o nosso país com outras nações europeias mais poderosas, o nosso país tem dimensões reduzidas. No entanto, Portugal tem outras riquezas. O nosso país apresenta um conjunto de atrações que o torna num dos países mais fascinantes do planeta. Portugal tem um património natural absolutamente notável.
No nosso território (incluídas as ilhas, naturalmente), há uma beleza natural colossal, nomeadamente montanhas, serras, florestas, rios, quedas de água, lagoas, falésias, grutas. No nosso país, há também um património com muita história. Existem em Portugal diversos monumentos que nos contam o nosso passado (nomeadamente: pontes, igrejas, conventos, palácios, castelos, torres, entre outros).
No nosso país, não faltam atrações turísticas de excelência. Muitas dessas atrações tornaram-se bastante populares. No entanto, também existem atrações fascinantes em locais remotos e paradisíacos. Estes locais podem não ter o mesmo sucesso dos outros, mas são destinos que valem ouro, pois revelam-se tão singulares que merecem ser mais conhecidos!
Parta à descoberta de alguns destinos turísticos que escondem grande riqueza. Todos os que visitam estes locais ficam fascinados!
10 lugares quase secretos para descobrir em Portugal
1 – Casa do Penedo
Esta casa destaca-se pelo seu aspeto verdadeiramente singular. A beleza é invulgar e parece uma casa saída do universo dos Flinstones. Esta casa pode não ser a casa mais estranha do planeta. No entanto, será seguramente a casa mais insólita do nosso país.
A Casa do Penedo encontra-se presente nas Serras de Fafe, mais precisamente na União de Freguesias de Várzea Cova e Moreira do Rei. Esta casa insólita tornou-se no ex-libris do concelho de Fafe. A Casa do Penedo é uma atração irresistível da Região Norte de Portugal!
Esta casa formidável apresenta caraterísticas incomuns e foi edificada num espaço encantador, estando presente entre quatro rochas enormes. Estes penedos servem de estrutura à casa e dão nome à habitação.
Atualmente, o interior da Casa do Penedo já apresenta o conforto que se exige e tornou-se num espaço onde se podem passar uns dias tranquilos, em plena comunhão com a Natureza.
Morada: Rua Rally de Portugal, nº1610, 4820-820, Várzea Cova, Fafe
Contactos: [email protected] / +351 911 956 631
Mais informações, aqui.
2 – Curral das Freiras
Esta aldeia é um dos pontos turísticos mais interessantes da Ilha da Madeira. Seguramente uma das ilhas mais populares da Europa! A aldeia Curral das Freiras está presente no coração da Ilha da Madeira, no município de Câmara de Lobos.
Esta aldeia proporciona uma experiência incrível, memorável. A aldeia encontra-se presente num vale. Curral de Freiras parece escondida num cenário de rara beleza. Apresenta-se encastrada numa colina de socalcos verdes. Portanto, tem um cenário incrível com belas montanhas a rodeá-la.
A origem de Curral das Freiras remonta ao século XVI. A existência desta aldeia deve-se à criação do convento de freiras na região. O melhor ponto para admirar a beleza desta aldeia é a partir do Miradouro da Eira do Serrado.
A Festa da Castanha é um evento especial da aldeia. Este evento ocorre todos os anos, sempre em novembro. Trata-se do evento mais marcante da ilha. Visitar este local neste mês revela-se uma decisão sensata.
Valley Of The Nuns Holiday Apartments
Morada: Estrada Conego Camacho 12, Curral das Freiras, Câmara de Lobos, Madeira 9030-319 Portugal.
Mais informações, aqui.
3 – Ponte da Misarela
Este é um local único, mítico. A Ponte de Misarela está presente sobre o rio Rabagão. Esta ponte tornou-se numa atração imperdível. A Ponte de Misarela está presente a cerca de 1km da foz no rio Cávado. Esta ponte permite ligar as freguesias de Ruivães e Campos (no município de Vieira do Minho) e Ferral (presente no município de Montalegre).
O cenário onde a ponte se encontra é verdadeiramente deslumbrante. A Ponte de Misarela está circundada de escarpas e existe ainda uma cascata que é maravilhosa e que encanta todos os que a visitam.
A ponte tem um nome estranho. Está associado a uma lenda local, em que o diabo supostamente prestou auxílio a um ladrão que fugia a perseguidores quando se deparou com um rio. Ele vendeu a alma ao diabo e este criou uma ponte para o ajudar a fugir, a transpor o rio.
A Ponte da Misarela tornou-se num local de culto ao longo dos últimos anos. Existe um trilho com 12 km que é particularmente fascinante. A Ponte da Misarela surge como destaque neste trilho. Este percurso permite ligar Cávado a Rabagão.
Ao longo do trilho, há a oportunidade de contemplar a Natureza em estado puro, no seu máximo esplendor. Não faltam razões para visitar este local icónico.
4 – Sobral de S. Miguel
Este maravilhoso local está presente na Covilhã. Esta aldeia conta com menos de 300 habitantes. No entanto, existem muitos encantos em Sobral de São Miguel. Esta aldeia romana é frequentemente chamada de “coração do xisto”. Neste destino rural, existem diversas construções feitas com recurso a este material.
Em Sobral de S. Miguel, existem diversas atrações que ficam na retina. Entre os maiores destaques da aldeia está a Igreja de São Miguel (Matriz). Esta é uma das construções religiosas da aldeia que fascina os visitantes. No entanto, há outras, como a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem (Pereiro) ou a Capela de Santa Bárbara.
Todas as pessoas que visitam esta aldeia encantadora devem encontrar-se devidamente equipadas de máquina fotográfica ou de telemóvel de qualidade. Estar em Sobral de S. Miguel deixa-nos rendidos, por isso sentimos o impulso de fotografar cada pormenor encantador da aldeia, de forma a eternizar a nossa visita.
Além disso, as fotografias tiradas em Sobral de S. Miguel são especiais. Tornam-se sempre um sucesso nas redes sociais. A beleza desta aldeia e do cenário que a circunda torna este destino fotogénico e imperdível. Por isso, não faltam motivos para visitar este destino encantador.
5 – Ponta da Ferraria
Todos sabem que não faltam maravilhas naturais na ilha de São Miguel. Trata-se de uma ilha especial, uma das pérolas mais cintilantes dos Açores. O Miradouro da Ponta da Ferraria é um local bastante apreciado, devido às vistas panorâmicas sobre a fajã, que se revelam absolutamente fascinantes. Visitar este espaço representa viver uma experiência que ficará para sempre na memória, especialmente se se estiver a contemplar o pôr do sol…
A fajã lávica da Ponta da Ferraria está presente no Ginete. Este local tem as piscinas naturais locais como grande atração. A água destas piscinas é quente. A temperatura ronda os 30°C. O fenómeno acontece devido à nascente termal que toca o mar. Por isso, as águas locais são bastante procuradas.
Ao longo dos anos, as águas locais têm servido de remédio, contribuindo para o tratamento de diversos problemas físicos. Segundo consta, alguns problemas “desaparecem” por magia destas águas terapêuticas, nomeadamente: dores musculares, reumatismo e nevrites.
6 – Aldeia das Dez
Esta aldeia é um destino encantador. A aldeia das Dez apresenta-se sobranceira ao rio Alvôco, em Oliveira do Hospital. Esta aldeia encontra-se num ponto elevado, por isso serve como um miradouro. Ela permite o acesso a uma vista privilegiada para as serras que a envolvem.
A aldeia das Dez é um local com vários destaques. Por exemplo, existe a Fonte do Soito Meirinho como atração. Trata-se de uma referência local que abre as portas para a aldeia. Há ainda várias atrações na aldeia das Dez que encantam todos os visitantes da aldeia.
A Igreja Matriz (datada do século XVIII) é uma das atrações da aldeia. A talha dourada que tem no seu interior revela-se um dos elementos que tornam este templo tão apreciado. A aldeia das Dez tem ainda a Casa do S (ou Casa da Voluta) como atração. Trata-se de um edifício do século XVII. O Cruzeiro do Largo da Fonte é outro dos destaques da aldeia das Dez. Este elemento foi construído em 1661 e em 1960 foi restaurado.
Estas são apenas algumas das várias atrações que pode encontrar nesta aldeia imperdível. Na aldeia das Dez, pode ainda fazer uma caminhada pela calçada romana. Revela-se uma experiência inolvidável, enquanto se respira ar puro. O cenário que se encontra pelo caminho alimenta a alma.
7 – Fajã da Caldeira de Santo Cristo
O arquipélago dos Açores é sempre considerado um destino de férias formidável, uma vez que apresenta vários locais deslumbrantes. A beleza natural dos Açores é incrível e a ilha de São Jorge proporciona uma experiência particularmente memorável.
Entre os diversos locais maravilhosos que se podem encontrar nesta ilha, está a Fajã da Caldeira de Santo Cristo. Este local pode ser visto como um paraíso dentro de um paraíso maior, a Ilha de São Jorge nos Açores.
Este nome apresenta conotação religiosa. A Fajã da Caldeira de Santo Cristo tem este nome devido a uma peregrinação que é realizada ao local pelos devotos do Santo Cristo. Anualmente, durante o mês de setembro, as pessoas realizam a peregrinação com o objetivo de agradecerem o que de bom têm tido na vida.
As vistas da Fajã da Caldeira de Santo Cristo são assombrosas. Este destino apresenta uma beleza deslumbrante, única. Entre os grandes destaques deste local está a lagoa que se encontra nas proximidades. Uma das várias atividades que se podem realizar nesta lagoa é mergulhar, dar braçadas e nadar. No entanto, há quem opte por praticar surf e bodyboard nas águas maravilhosas desta lagoa conhecida por apresentar uma grande riqueza em amêijoas.
Leia também:
- Os 16 melhores locais para visitar em Coimbra
- 10 segredos para descobrir na Baixa do Porto
- Os 10 melhores locais secretos de Lisboa
8 – Porto das Salemas
Este é seguramente um dos paraísos presentes no nosso país. O Porto das Salemas proporciona uma experiência tão memorável que merece ser mais conhecido. Este destino encontra-se presente na ilha do Porto Santo. Trata-se de um local absolutamente encantador.
No entanto, para se chegar a este local maravilhoso, há que realizar um determinado percurso. Para se chegar ao Porto das Salemas, há que percorrer um trilho íngreme. Por isso, é sensato visitar este local apenas quando as condições climatéricas se apresentam favoráveis para a caminhada. A presença de praias de areia com propriedades terapêuticas revela-se apenas uma das muitas razões que levam as pessoas a visitar este local fascinante.
A Praia das Salemas encontra-se presente numa área próxima do Porto das Salemas, mais precisamente na parte norte da ilha. Esta praia icónica está situada numa pequena enseada, apresentando uma beleza inesquecível. É impossível resistir aos encantos das pequenas piscinas naturais que se formam no local. A experiência vivida neste local será para sempre recordada.
9 – Gimonde
Esta aldeia é um destino rural imperdível. A aldeia encontra-se presente no município de Bragança. A Aldeia de Gimonde é uma das atrações de Trás-os-Montes. Esta aldeia está situada num local remoto. Neste espaço, podemos contemplar a Natureza em toda a sua beleza.
A Aldeia de Gimonde apresenta-se como um destino rural cheio de encantos. As suas caraterísticas tornam Gimonde num destino perfeito para uma escapadinha de sonho. Uma das várias atrações desta aldeia é a Ponte de Gimonde, que permite que se atravesse o rio Malara.
As casas desta aldeia são particularmente encantadoras. A Aldeia de Gimonde permite que se conheça a vida de antigamente. Além disso, nesta aldeia também pode ficar a conhecer os sabores locais, que são bastante agradáveis, como o pão tradicional, por exemplo.
O perfume do pão acabado de fazer nesta aldeia é imperdível. Passear pelas ruelas da aldeia e sentir esse cheiro caraterístico torna a experiência ainda mais memorável. Só vivendo a experiência é que se consegue compreender o verdadeiro impacto desse momento.
Existem também outras aldeias portuguesas remotas que se encontram nas proximidades de Gimonde. As aldeias de Rio de Onor, Varge, Guadramil e Gondesende estão perto de Gimonde e são também aldeias merecedoras de uma visita.
10 – Foz D’Égua
Esta aldeia pitoresca é mágica. Visitar este local deslumbrante revela-se uma experiência imperdível. Esta aldeia tem muitos encantos. Foz d’Égua pode ser encontrada no coração da Serra do Açor e está presente no concelho de Arganil.
A população de Foz d’Égua encontra-se numa faixa etária já envelhecida. Naturalmente, jovens saíram do local e foram à procura de uma vida melhor. Pode não ser o melhor local para se viver. No entanto, esta aldeia encantadora é perfeita para visitar.
A beleza desta aldeia é singular. Foz d’Égua é uma das aldeias mais encantadoras do nosso país. As pequenas casas destacam-se, estando perfeitamente enquadradas numa paisagem verdadeiramente deslumbrante. Estar presente em Foz d’Égua assegura uma experiência singular.
É algo mágico contemplar a beleza das construções antigas inseridas num cenário onde a Natureza se apresenta em estado puro, no seu máximo esplendor. Por isso, esta aldeia é constantemente comparada ao mundo apresentado por J. R. R. Tolkien.
A estrutura arquitetónica apresentada na aldeia Foz d’Égua é bastante semelhante ao que se pode ver em Hobbiton. Esta é a aldeia na qual Frodo e outros Hobbits vivem no mundo de J.R.R. Tolkien, tal pode ser visto nos filme “Senhor dos Anéis” ou “Hobbit”.
Coordenadas GPS: Latitude: 40.2470306 / Longitude: -7.8126217
Hotel Inatel Piódão
Morada: Piódão – 6285-018.
Contactos: 00351235730100.
Mais informações, aqui.