10 insultos da Língua Portuguesa para homens mal comportados
O calão e os insultos acabam por fazer parte das conversas (e discussões) do dia-a-dia. Conheça 10 insultos da Língua Portuguesa para homens mal comportados.
Existe um vasto número de insultos criados pelo ser humano e que visam atingir o outro. É uma forma de recorrer às palavras como uma arma de defesa ou de ataque. Desde cedo foram inventados e a imaginação para a criação de insultos acompanha sempre os novos tempos.
Uma prova desta atualização é, por exemplo, o insulto tecla 3 que apareceu com o surgimentos dos telemóveis em que estavam atribuídas as letras DEF à tecla do número 3. Assim, as pessoas ao chamarem alguém de tecla 3 estavam a referir-se a ela como deficiente (assumindo DEF como uma abreviatura de deficiente).
Muitos são os homens que se portaram mal com as mulheres ou que desrespeitaram a lei. Por isso, ao longo dos séculos, diversos foram os insultos criados tendo como alvo os homens. Vejamos, então, alguns desses insultos.
Abantesma
É um fantasma, espectro, avejão. No sentido figurado, é também qualquer pessoa ou objeto que assusta por ser muito grande ou disforme.
Alimária
Animal irracional; pessoa bruta.
Azeiteiro
Além de um vendedor de azeite, este termo é usado no sentido popular como sinónimo de proxeneta, parolo, grosseirão, ordinário.
Bandalho
Indivíduo esfarrapado, trapo grande. Pessoa sem honra.
Bertoldo
Termo usado como sinónimo de palerma, brutamontes, tolo, parvo.
Canalha
É um patife. Grupo ou bando de pessoas desprezíveis ou de mau carácter. Semelhante a corja ou súcia. Pessoa desprovida de moral, sem valor, ordinário.
Chulo
Pessoa que se aproveita de alguém e vive à sua custa. É também a pessoa que vive à custa das prostitutas ou dos prostitutos que explora.
Sinónimo de proxeneta. Alguém próprio de ralé, que revela ser grosseiro, rústico, soez, lascivo.
Corno
Pessoa que foi traída pela sua companheira amorosa. Homem que sofreu traição amorosa ou conjugal. Também se usa no mesmo sentido as palavras cornudo, chifrudo, corno manso.
Cretino
Do francês crétin, é um imbecil, idiota. Na medicina, é o termo para quem sofre de critinismo, isto é, indivíduo dotado de debilidade mental por deficiência na tiroide.
Contudo, no sentido popular, é um termo bem mais abrangente. Um cretino é aquela pessoa fraca que revela uma personalidade cínica.
Não é de confiança, gosta de enganar e manipular. Tem prazer em magoar os outros, independentemente da relação que mantenha com eles. Egoísta e que não olha a meios para atingir os seus fins.
Energúmeno
Do grego energoúmenos, “possesso”, pelo latim energúmenos, “possesso do demónio”. Pessoa que, dominada por uma fúria ou mesmo obsessão, pratica disparates.
No sentido figurado, é uma pessoa ignorante e/ou desprezível. Antigamente, era mesmo um termo associado a uma pessoa possuída pelo demónio, um possesso.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
10 palavras da Língua Portuguesa com significados diferentes noutras línguas
Fazer a barba e Copo de água são erros da Língua Portuguesa?
10 insultos da Língua Portuguesa para descomprimir
_
feminismo não é de extremos como o machismo, não foi criado pra extremos nem pra desigualdade. o feminismo luta pela igualdade entre géneros.