Fique a conhecer alguns factos curiosos sobre uma das cidades portuguesas mais populares.
Há muitas curiosidades sobre uma das cidades que mais tem crescido. O sucesso na área do turismo revela-se apenas uma parte visível do desenvolvimento desta cidade. A cidade tem tanta qualidade de vida que é considerada a cidade mais feliz de Portugal.
No entanto, esta cidade minhota é também uma das melhores cidades da Europa para se viver! Esta cidade com mais de 2000 anos tem muito para se conhecer. Além de história, boa comida, pessoas acolhedoras e simpáticas, tem beleza natural, um património riquíssimo, com diversas atrações, monumentos encantadores.
Fique a conhecer alguns factos curiosos sobre uma das cidades portuguesas mais populares.
10 fantásticas curiosidades sobre Braga que muitos desconhecem
1 – A cidade mais antiga do país
Esta cidade apresenta uma longevidade incomum. A história bimilenar de Braga iniciou-se na Roma Antiga. Esta cidade tem origem em 16 a.C. Quando foi fundada era designada Bracara Augusta, sendo um nome que serviu como homenagem feita ao imperador romano Augusto. Nessa época, Bracara Augusta foi uma das cidades mais relevantes.
Anualmente, realiza-se um evento na cidade que nos remete para esse passado glorioso. O evento “Braga Romana’’ permite que a cidade minhota reviva essa parte da sua história. Este evento realiza-se no final do mês de maio.
O evento decorre durante 5 dias. Nesse espaço temporal, os bracarenses vestem-se a rigor. No “Braga Romana’’, são realizados diversos eventos que remontam à época romana, tais como: desfiles, demonstrações e outros eventos. As pessoas podem ainda visitar as famosas barraquinhas que colocam à disposição comidas e bebidas, além de produtos artesanais.
Existem vários espaços nesta cidade onde poderá encontrar vestígios romanos da época em que Braga era Bracara Augusta. Pode visitá-los para ficar a conhecer melhor a história de Braga. Entre esses espaços estão o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e as Termas Romanas do Alto da Cividade.
Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa:
Localização GPS: 41° 32′ 46.68″ N 8° 25′ 38.89″ O
Morada: Rua dos Bombeiros Voluntários | 4700-025 Braga
Contactos: +351 253 273 706 / [email protected]
2 – A cidade do Barroco
O conjunto de edifícios monumentais presente em Braga é notável, existindo até um conjunto de casas que remonta à época barroca. Um dos locais de passagem obrigatória é o centro histórico de Braga, onde se encontra mais de 100 edifícios que representam o estilo barroco.
A cidade de Braga apresenta ainda um vasto e rico património a nível religioso, havendo exemplares do barroco, mas também de outros estilos arquitetónicos. Braga tem um conjunto impressionante de construções religiosas, destacando-se as 82 igrejas, 76 capelas, os 2 santuários, 1 basílica e 1 catedral, a famosa Sé Catedral de Braga.
Este templo é uma atração única. A Sé Catedral de Braga é a mais antiga do país. Foi devido à longevidade da Sé que surgiu a expressão ‘’mais velho que a Sé de Braga’’.
Catedral de Braga:
Morada: Rua D. Paio Mendes, 4700-424 Braga
Contactos: [email protected] / + 351 253 263 317
Horário Visitas:
09h30 – 12h30
14h30 – 17h30 (18h30 no verão)
3 – A maior noite Branca da Europa faz-se em Braga
A Noite Branca é reconhecida como uma grande festa que se celebra no final do verão. Não há na Europa “Noite Branca” maior do que a que acontece na cidade minhota. A maior noite Branca da Europa acontece em Braga.
Neste evento, toda a cidade é decorada com elementos brancos. A população celebra de acordo com o tema. As pessoas saem às ruas vestidas com a cor branca.
A programação da Noite Branca integra diversas atividades culturais. A população bracarense reúne-se em diversos eventos, convivendo no centro da cidade de Braga. Não faltam eventos para assistir e divertir a população. Há concertos e locais para dançar.
Em 2018, por exemplo, foram mais de 500 mil pessoas que se juntaram à festa da Noite Branca, um evento que agrada aos bracarenses, mas que também atrai outras pessoas à cidade!
4 – Uma cidade jovem
Braga é uma cidade de grande longevidade, sendo a cidade mais antiga de Portugal. No entanto, a cidade até contém uma percentagem elevada de jovens. Braga é uma cidade jovem.
Em 2012, foi nomeada Capital Europeia da Juventude. Poucos anos mais tarde, Braga foi nomeada Capital Ibero-Americana da Juventude (em 2016). Esta cidade minhota é bastante dinâmica e juvenil. Sabia que nesta cidade existem três institutos de ensino superior?
5 – O elevador do Bom Jesus do Monte
Uma das atrações mais populares de Braga é o elevador Bom Jesus do Monte, que se encontra num dos lugares mais visitados da cidade. Este elevador é útil, porque permite fintar as 500 escadas do Bom Jesus. É antigo, conta mais de 140 anos e é especial.
Este elevador não só foi o primeiro do género a ser criado na Península Ibérica, como também é o único elevador no planeta que se encontra ainda a funcionar recorrendo a um sistema de contrapeso de água.
O elevador do Bom Jesus de Braga usa a força da água para que as cabines subam e desçam a longa rampa até ao Santuário do Bom Jesus do Monte.
Bom Jesus do Monte:
Morada: Estrada do Bom Jesus, 4715-056 Tenões
Contactos: [email protected] / 253 676 636
Horário do Elevador, todos os dias:
Verão – das 08H55 às 19H55
Inverno – das 08H55 às 12H55 e das 13H55 às 17H55
Preço: Ida – 1,50 euro;
Ida e volta 2,50 euros;
6 – Expressão: “És de Braga?”
O Arco da Porta Nova é considerado um dos locais mais emblemáticos da cidade de Braga. Esta atração foi a porta da cidade quando uma muralha foi construída a envolver a cidade. O arcebispo D. Diogo de Sousa mandou abrir a porta da cidade no início do séc. XVI, num contexto em que a cidade já não corria perigo de invasão.
Diz-se “és de Braga?” quando alguém não fecha a porta. A popular expressão deve-se a este momento em que os bracarenses ficaram conhecidos por “deixarem a porta aberta’’.
7 – O São João de Braga
O São João de Braga é outra festa tradicional que acontece no coração da cidade. Esta é uma das festas mais populares que ocorrem na época das festividades dos Santos Populares.
Por esta altura, há festividades alusivas aos Santos Populares um pouco por todo o país. O São João de Braga é uma data celebrada entre amigos e/ou familiares. O animado serão é prolongado pela noite dentro.
Nesta data, há várias curiosidades que fazem parte da tradição. Por exemplo, comer sardinhas assadas. Outro momento divertido é ir à rua equipado com martelos de plástico só para dar umas marteladas de brincadeira em quem vai a passar, embora alguns prefiram usar o alho-porro. Ter um manjerico também é “obrigatório”.
O São João de Braga:
Morada: Rua de S. João 1, 4700-325 Braga, Portugal
Contactos: [email protected]
Saiba mais sobre este evento, aqui.
Leia também:
- O elevador do Bom Jesus de Braga é único no mundo
- A Sé de Braga é a mais antiga de Portugal
- 8 belas e pitorescas aldeias para visitar perto de Braga
8 – Cidade Europeia do Desporto
A cidade de Braga recebeu o título de Cidade Europeia do Desporto em 2018. O momento que permitiu distinguir a cidade de Braga com este título relativo ao desporto aconteceu em Bruxelas, perante 300 mil espetadores.
Este título serviu para reconhecer a cidade por todo o dinamismo e por todo o incentivo realizado à prática desportiva. A cidade tem realizado junto da população bracarense uma forte promoção na divulgação de atividades desportivas.
9 – O Pudim Abade de Priscos
Manuel Joaquim Rebelo é o nome do Abade de Priscos que ficou conhecido por ter criada uma sobremesa irresistível. O nome do abade católico ficou para a história da gastronomia portuguesa devido à criação do Pudim Abade de Priscos, considerada uma das sobremesas mais populares do país (e uma das mais deliciosas!).
O talento do Abade de Priscos para a cozinha era notável. No entanto, a receita desta sobremesa é uma das poucas receitas que o Abade de Priscos transmitiu para o público. A sua receita ficou associada à cidade de Braga.
10 – Bananeiro: Bananas e moscatel
Antes da Ceia de Natal, a 24 de dezembro, os bracarenses dirigem-se à Casa das Bananas, presente na Rua de Souto. Os bracarenses reúnem-se junto ao estabelecimento
para passar um momento entre amigos.
O chamado “Bananeiro” é uma tradição recente. Esta tradição começou com um grupo restrito de amigos que se juntavam aqui antes da Ceia de Natal. No entanto, esse evento rapidamente acabou por conquistar os bracarenses, envolvendo atualmente a cidade inteira.
Atualmente, no Bananeiro, destaca-se a presença de milhares de bracarenses. Estas pessoas aproveitam este evento para trocar entre si votos de Boas Festas. A tradição neste dia é comer uma banana e beber um copo de moscatel. Saboreiam-se estes sabores, enquanto se deseja aos amigos e conhecidos um bom Natal.
Casa das Bananas:
Morada: Rua do Souto, nº26, Braga, Portugal, 4700-329
Contactos: 253 262 681
Mais informações, aqui.