Não desespere! Pode ser difícil, mas é possível eliminar as nódoas de vinho. Conheça as nossas 10 dicas para tirar nódoas de vinho tinto.
Para muitos, o vinho tinto não é apenas mais uma bebida. É sim uma bebida de eleição, excecional e, normalmente, reservada para degustar uma refeição ou para celebrar um momento importante.
Contudo, por vezes, com o ânimo e o entusiasmo, o copo de vinho acaba por ser derrubado e isso traduz-se numa nódoa! Na toalha da mesa, na camisa ou nas calças, a nódoa de vinho tinto constitui sempre um desafio para quem a quer eliminar, mas vê que ela “teima” em ficar.
No entanto, se seguir as próximas dicas, as nódoas de vinho tinto não vão ser mais um problema para si. Comprove!
10 dicas para tirar nódoas de vinho tinto facilmente
Leia as etiquetas
Antes de fazer seja o que for, deve ler com atenção a informação que consta nas etiquetas das peças, de modo a perceber o que pode e o que não pode fazer.
Por exemplo, há tecidos delicados, como a seda ou o couro, que só podem ser lavados a seco e que, se forem colocados na máquina de lavar, podem ficar totalmente estragados. Neste caso, terá de deixar a peça numa lavandaria profissional.
Leia também
- Beber vinho tinto impede o efeito dos medicamentos?
- Os 10 Melhores Vinhos Tintos portugueses abaixo de 5 euros
- Saúde e bem-estar: 8 benefícios do vinho tinto para a sua saúde

Proteja as outras camadas de tecido
Perante uma nódoa de vinho tinto, há que agir com prontidão e rapidez. Se manchou a sua camisa, trate de proteger as outras peças de roupa que tem por baixo, de maneira a não ficar com várias peças manchadas.
Caso não possa despir a peça com a nódoa, sempre pode colocar um pano ou um guardanapo sob o tecido manchado, de modo a evitar que a nódoa e propague para as outras camadas de roupa.
Absorva o líquido em excesso
Mais uma vez, agir rápido pode fazer toda a diferença. Assim que derramar o vinho tinto, deve tentar absorver o máximo de vinho, usando um pano ou um guardanapo. Neste caso, só deve ter cuidado para absorver o líquido pressionando, sem esfregar, para não espalhar a nódoa.

Não deixar a nódoa secar
Nem sempre é possível, mas um dos grandes truques é mesmo não deixar a nódoa secar, pois isso vai dificultar a sua remoção. Quanto mais húmida e “fresca” estiver a mancha, menos difícil será retirá-la.
Usar sal
Outra dica consiste em pressionar um pouco de sal grosso contra o tecido manchado e húmido, de forma a cobrir toda a nódoa. É que, assim, o sal vai absorver grande parte do vinho tinto e, deste modo, ajudar a libertar a mancha.

Utilizar um tira nódoas
Se tiver consigo um tira nódoas, claro que o pode utilizar. Para isso, deve aplicar o tira nódoas no tecido manchado e ainda húmido, seguindo as instruções que constam na embalagem.
Só depois é que deve proceder à lavagem da peça como faz habitualmente na máquina de lavar roupa, adicionando o detergente da roupa que costuma utilizar. Tenha, contudo, em atenção que não deve selecionar um programa que lave a mais de 30ºC, para a nódoa não alastrar.
Não deixar secar, se a mancha não desapareceu
Se a nódoa de vinho tinto permanecer, tente novamente removê-la. Não deixe a peça secar, pois caso o faça será ainda mais difícil eliminar a mancha, já que o calor e o sol vão ajudar a fixar quaisquer vestígios da nódoa.

Combinar detergente da louça com água oxigenada
Outro truque para tirar nódoas de vinho tinto da roupa, consiste na combinação de duas partes de água oxigenada para uma parte de detergente. Depois, resta aplicar esta mistura na mancha e esperar que, assim, ela desapareça.
Juntar vinagre de vinho branco e detergente para a roupa
Outra opção é cobrir a mancha com vinagre de vinho branco e, depois, esfregar a nódoa de vinho tinto com detergente próprio para roupas. No final, passe por água quente e veja a mancha desaparecer.

Recorrer a sal e limão
Outra solução para tirar nódoas de vinho, consiste em colocar o tecido em água fria e, depois, retirar a água em excesso. Em seguida, molhe a peça com um pouco de sumo de limão e aplique na mancha uma grande quantidade de sal. Finalmente, passe por água para remover o limão e o sal e repita o processo até verificar que a nódoa de vinho tinto desapareceu.