Evite danos e surpresas indesejadas! Conheça 10 coisas que não devem ser limpas com vinagre e mantenha-as protegidas. O vinagre é tido como um produto bastante versátil, mas não se deve limpar tudo com este produto. O vinagre é visto como um ótimo aliado das limpezas domésticas. No entanto, apesar de toda a utilidade, ele não pode ser usado em tudo o que necessite de ser limpo.
Reunimos um conjunto de coisas que não devem ser limpas com este produto, porque o vinagre apresenta níveis de acidez elevados que podem danificar esses elementos que necessitam de uma limpeza.
10 coisas que não devem ser limpas com vinagre
O vinagre é uma alternativa excelente a produtos químicos, especialmente para quem tem animais em casa, crianças ou familiares com alguma alergia. Este produto é barato e sem químicos, sendo reconhecido como um precioso aliado da vida doméstica, um trunfo na limpeza de várias coisas.
Este produto assegura por si a higienização de diversos elementos da nossa casa. Ele tem muitas qualidades. Este produto é desengordurante. Além disso, elimina odores desagradáveis.
O vinagre também funciona como agente antissético e desinfetante. Ele pode ser usado para remover nódoas, para lavar de forma aprofundada chão e janelas e permite-nos limpar eletrodomésticos de forma eficiente.
As propriedades do vinagre, nomeadamente a sua acidez, podem levar a determinados desgastes em diferentes materiais. Por isso, existem diversos itens que não se devem limpar com este produto.
Além dos riscos de dano que o vinagre pode originar, este produto nem sempre consegue ser eficiente o suficientemente na limpeza de determinadas coisas que temos por casa e que necessitam de uma limpeza.
Vinagre: o que evitar?
1 – Ferro de engomar
O vinagre contém propriedades que podem danificar as peças que se encontram no interior do ferro de enformar. Por isso, não deve verter vinagre para dentro do eletrodoméstico, seja para o limpar, para o refrescar ou por outra razão qualquer.
Se deseja realizar uma limpeza adequada do ferro de engomar, somente tem de seguir as indicações dadas pelo fabricante.
2 – Soalhos de madeira
Apesar de algumas pessoas recomendarem o uso de vinagre para limpar soalhos em madeira, a verdade é que este produto danifica o tratamento e o acabamento da madeira. Por isso, para realizar a limpeza de madeiras é mais sensato recorrer a produtos específicos.
3 – Panelas e frigideiras
Não se deve limpar itens de aço e o alumínio com vinagre, porque se tratam de superfícies bastante reativas. Desta forma, não use o vinagre para realizar a limpeza profunda de panelas e frigideiras. Pode apenas fazê-lo em itens feitos à base de aço inoxidável ou de aço com revestimento antiaderente.
4 – Superfícies enceradas
Quando o vinagre entra em contacto com superfícies com uma camada superior de cera, este produto acaba por ‘corroer’ essa camada devido à sua forte acidez. Se aplicar o produto no capô do carro, a camada brilhante do carro irá ser eliminada.
O único cenário em que poderá usar este produto é para limpar, antes de aplicar no espaço uma nova camada de cera.
5 – Mofo e bolor
É insuficiente recorrer apenas ao vinagre para eliminar mofo, humidade ou manchas de bolor. Aparentemente, o vinagre ajuda a remover e a eliminar a mancha. Contudo, fá-lo somente de forma superficial.
Contudo, os malefícios destes problemas são mais profundos. Por isso, irão permanecer dentro da sua casa. Logo, há que recorrer a outros produtos que assegurem essa limpeza mais profunda.
6 – Algumas nódoas mais teimosas
As nódoas mais teimosas não costumam sair com vinagre. Normalmente, nódoas difíceis (originadas pela relva, por tinta de esferográfica, por gelados ou por sangue) penetram rapidamente nos tecidos.
Esta realidade dificulta muito a sua remoção. Não basta usar vinagre, ao contrário do que muita gente pensa.
7 – Azulejos ou mosaicos de pedra
Usar vinagre numa limpeza profunda aos azulejos ou mosaicos é bastante frequente. No entanto, estes elementos são muito comuns nas casas de banho e cozinhas feitas de pedra. Eles não suportam bem a acidez do vinagre.
Embora possa nem notar diferença nenhuma nas primeiras utilizações, o uso de vinagre nestas superfícies irá reduzir o tempo de vida destes elementos decorativos, especialmente se for usado de forma consistente e regular.
8 – Monitores e televisores
Há vários aparelhos tecnológicos que nunca devem ser limpos com vinagre, nomeadamente monitores, televisores, computadores, tablets, smartphone.
Estes itens não devem ser limpos com este produto, porque eles apresentam uma fina camada de óleo que limita as manchas e as marcas das impressões digitais. O recurso ao vinagre vai remover esta camada devido ao ácido.
Aprenda a limpar a sua casa:
- Aprenda a limpar persianas corretamente e deixe-as impecáveis
- Métodos comprovados para eliminar ácaros de sua casa
- 12 erros de limpeza que deve evitar já
9 – Nódoas ou manchas de ovo
Não tente limpar manchas de ovo com vinagre. A acidez deste produto fará com que o ovo coagule. Assim, a mancha ficará bem mais difícil de remover. Como em qualquer nódoa, a rapidez de intervenção é fundamental.
Quanto mais rápido limpar a mancha, melhor. Mal o ovo caia no chão, remova tudo com um pano húmido. Assim, será mais fácil eliminar a mancha.
10 – Balcões de granito e mármore
A acidez deste produto pode causticar a pedra natural. Por isso, deve evitar usar vinagre em balcões da cozinha ou mesmo na loiça das casas de banho, se estes elementos forem feitos de mármore, granito ou mesmo de outras pedras naturais.
Desta forma, deve optar por usar produtos menos agressivos para a limpeza deste tipo de objetos. Escolha um detergente líquido neutro e específico para estes materiais. Use-o diluído em água morna.