Todos gostamos da nossa casa arrumada, mas por vezes pode ser um problema! Fique a conhecer 10 situações em que limpar em excesso pode não ser benéfico. Há vários itens que necessitam de uma limpeza regular, mas muitas pessoas tendem a exagerar na frequência com que limpam determinadas coisas. Esse é um erro comum. Tratam-se de itens que estão a ser higienizadas em demasia. No entanto, deve existir cuidado, porque essa obsessão pode ter consequências.
A limpeza em excesso não só é desnecessária, como pode estragar esses itens. As pessoas tendem a limpar mais do que o necessário. Há que simplificar a limpeza. Não gastar tempo e dinheiro, criando hábitos que até podem danificar esses itens. Pode poupar os recursos que tem. Não queime tanto tempo em tarefas. Use esse tempo para si. Faça o que gosta e divirta-se.
10 coisas que está a limpar em excesso
1 – Cobertores, mantas e edredons
A roupa de cama mais pesada não deve ser encarada como os lençóis. Não existe necessidade de lavar esses itens com muita regularidade. A roupa de cama mais leve encontra-se em contacto direto com a pele. Por isso, necessita de uma higienização semanal. Cobertores, mantas e edredons não requerem essa limpeza regular. Pode demorar 3 meses.
2 – Cortinas
As pessoas desejam ter a casa sempre bem limpa. É uma sensação fantástica sentir o agradável cheirinho de cortinas acabadas de lavar. Trata-se de algo que traz conforto ao lar.
Quando as cortinas sofrem acidentes ou apresentam nódoas, devem ser tratadas de imediato. No entanto, quando não tem esses problemas, as cortinas podem ser lavadas uma vez por ano.
3 – Sofás e tapetes
Uma limpeza mais regular de tapetes e sofás consiste em aspirar semanalmente. Na manutenção periódica, também deve limpar com um pano humedecido em água e detergentes adequados para o efeito, mas faça-o apenas uma vez por mês. Além disso, nestes artigos, a limpeza profunda deve ser feita uma vez por ano. Idealmente, por profissionais.
4 – Almofadas
Quando as almofadas são lavadas com muita frequência, ficam desgastadas. Basta que elas sejam limpas a cada três ou seis meses.
5 – Brinquedos do banho
Os brinquedos das crianças não necessitam de uma higienização regular. Enquanto as crianças requerem um bom banho diário, os seus brinquedos podem ler lavados uma vez por mês.
Aliás, muitos brinquedos são usados no banho dos mais novos. Nesse caso, só tem de enxaguá-los com água limpa. Posteriormente, deve ter o cuidado de escorrer todo o líquido e secar.
6 – Despensa
Esta zona da cozinha não requer uma limpeza regular. Basta que o faça duas vezes no ano. Enquanto o frigorífico necessita de uma limpeza cuidada semanalmente, porque este eletrodoméstico armazena alimentos cozinhados ou crus que deixam bactérias, a despensa não necessita de grande manutenção de limpeza.
A organização do espaço, como a colocação dos alimentos por data de validade, é suficiente. No momento de higienizar o espaço, esvazie as prateleiras e limpe com um pano com álcool. Depois, verifique o que está fora do prazo de validade e deite fora esses itens. Coloque os artigos com mais prazo para trás. Os com menor prazo reserve-os para a frente.
7 – Candeeiros
Não é necessário fazer uma limpeza semanal dos candeeiros. É suficiente fazê-lo uma vez por mês.
8 – Louça
Não cometa o erro de passar a louça por água, antes de a colocar na máquina. Esse hábito representa um desperdício de tempo, além de implicar um gasto desnecessário de água e de energia.
Após recolher a louça, remova os restos de comida com uma faca ou guardanapo. Em seguida, coloque na máquina e deixe o detergente e a máquina tratarem da limpeza. Tenha em conta que os detergentes para a louça foram criados para assegurar uma limpeza máxima, garantindo uma maior poupança. Não a desperdice com maus hábitos.
Conheça mais dicas de limpeza:
- 10 truques de limpeza tradicionais que ainda funcionam
- Limpeza do microondas: 3 métodos simples e eficazes
9 – Casacos
Os casacos são usados frequentemente. Contudo, dadas as suas caraterísticas, apenas requerem uma lavagem a cada três meses. Deve existir um intervalo prolongado entre as lavagens destas peças. Pode recorrer a uma mistura simples e caseira para combater o mau cheiro.
Por exemplo, se for a um restaurante e um cheiro ficar no casaco, pode colocar 400ml de água num frasco com borrifador, adicionar 50ml de vinagre de vinho branco e mais 50ml de álcool. Em seguida, misture.
Posteriormente, borrife esta solução caseira por toda a roupa e deixe secar naturalmente. Então, pode guardar no armário ou usar novamente.
10 – Roupa
Nem toda a roupa necessita de uma lavagem regular. Determinadas peças de roupa encontram-se em perfeitas condições para serem usadas mais vezes, antes de irem para a máquina.
Naturalmente, roupas transpiradas (de ginásio, de desporto, mais chegadas à pele como meias, roupa interior, t-shirts) requerem uma lavagem logo após a sua utilização. Contudo, tenha em conta que lavar a roupa em excesso acaba por desgastar os tecidos dessas peças. As cores apresentam um aspeto desbotado e o material perde qualidades.
- A roupa nova deve ser lavada de imediato, antes de vestir. Esta roupa deve ser lavada por várias razões. Ela fez um longo caminho até ao espaço onde foi vendida e foi mexida por várias pessoas.
As roupas que apresentam cores mais fortes ou escuras até podem criar manchas, se forem logo usadas, nomeadamente no sofá, no assento do carro, na cadeira de couro.