Aproveite a sua presença na Serra e usufrua do que a região tem de melhor. Conheça dez atrações imperdíveis da Serra da Estrela verdadeiramente memoráveis.
A Serra da Estrela é um destino formidável, seja para férias mais prolongadas, seja para uma escapadinha. Embora fique particularmente encantadora quando se encontra coberta por um manto branco de neve, não é só no inverno que a Serra da Estrela se revela um destino memorável. Não faltam razões para a visitar noutra estação, independentemente da altura do ano em que se esteja, já que existem muitos locais imperdíveis.
A Serra da Estrela tem um conjunto de atrações verdadeiramente memoráveis por isso, aproveite a sua presença na Serra e usufrua do que a região tem de melhor.
10 atrações imperdíveis da Serra da Estrela
Fique a conhecer algumas das melhores atrações que poderá encontrar na Serra da Estrela. Aproveite ao máximo a sua estadia neste destino incrível!
1 – Torre
Todos os que passam pela Serra acabam por passar na Torre. Este ponto de referência da Serra da Estrela está localizado no topo. A Torre simboliza o ponto mais alto de Portugal Continental. A Torre está situada a 1993 metros de altitude. O ponto mais elevado encontra-se na ilha do Pico, nos Açores. Esta Torre tem uma altura de 7 metros que permite completar os 2000 metros de altura da Serra da Estrela.
A Serra da Estrela tem caraterísticas únicas. Visitar este local tão especial é uma experiência verdadeiramente memorável. A Torre permite que se contemple uma paisagem singular. Este lugar serve como um miradouro de excelência.
A paisagem local é arrebatadora. Há vales e rochedos a reivindicarem protagonismo. Existe no cenário xisto e granito, além do azul dos cursos de água a serpentear por onde podem.
Neste local, existem ainda pontos turísticos que os visitantes fazem questão de ver. Estão presentes no edifício da Torre, encontram-se instalados neste local de referência, colocando à disposição lojas que têm os produtos regionais mais populares, nomeadamente o famoso Queijo da Serra. No entanto, também pode levar dessas lojas o pão, os enchidos, o mel. Além disso, há ainda a destacar o artesanato local.
2 – Parque Natural da Serra da Estrela
O Parque Natural da Serra da Estrela é a maior das áreas protegidas do país, tendo sido uma das primeiras a ser criada. Neste local, existe uma riqueza natural tremenda. Neste parque, existem várias atrações. A Natureza apresenta-se no seu máximo esplendor. No Parque Natural da Serra da Estrela, pode desfrutar-se da paisagem local, grandiosa e agreste.
Esta paisagem é fruto da harmonia criada entre a Natureza e o homem. A população soube respeitar o meio envolvente ao longo dos tempos. O pastoreio e a agricultura encontram-se em pleno no Parque Natural da Serra da Estrela e convivem harmoniosamente. No parque, existe ainda uma grande riqueza ao nível da fauna e da flora. A área do Parque Natural da Serra da Estrela cobre uma parte significativa da montanha. Nesta área, há algumas espécies que não se encontram em mais nenhuma parte do país.
Realizar um percurso pedestre é uma das muitas atividades agradáveis que se podem realizar por aqui. Entre as várias espécies que se podem encontrar no Parque Natural da Serra da Estrela, há animais como a lontra, a raposa, a lagartixa-de-montanha, o lobo, o javali e a cegonha-negra.
Além disso, no Parque Natural da Serra da Estrela é ainda possível ver outro tipo de riqueza natural, como os narcisos, as orquídeas selvagens, entre outras espécies.
3 – Nossa Senhora da Boa Estrela
Esta atração está presente no lugar de Covão do Boi. A graciosa Senhora da Boa Estrela foi inaugurada em 1946. Ela encontra-se esculpida na rocha. António Duarte é o responsável pela escultura com mais de 7 metros de altura, que foi elaborada pelo seu talento.
Esta obra partiu da intenção do pároco local. Este homem pretendeu prestar homenagem à santa protetora dos pastores. O pároco local pretendia proteger os pastores que enfrentam as intempéries da agreste região há séculos. Por isso, fazer uma paragem neste local revela-se uma experiência enriquecedora.
4 – Lagoa Comprida
Esta lagoa tem sido usada para a produção de energia elétrica. A Lagoa Comprida tem este nome, porque é a maior das seis lagoas da Serra da Estrela. Fazer uma paragem neste local revela-se uma opção sensata. O meio aquático da lagoa tem muitos encantos. O meio envolvente dessa zona é particularmente deslumbrante.
Este local é particularmente encantador quando se encontra coberto com um manto branco de neve, uma vez que se pode tornar campo de batalha, com muitas famílias a fazerem arremesso de bolas. No entanto, há quem prefira atividades mais tranquilas, como a construção de um boneco de neve.
5 – Poço do Inferno
Este é um lugar que facilmente fascina quem por aqui passa. Muitos são os visitantes da Serra da Estrela que querem ver de perto a memorável cascata. São milhares de pessoas que não se importam de subir a íngreme escadaria que parece perigosa só para o Poço do Inferno.
Este Poço está presente a 1080 metros de altitude. O Poço do Inferno revela-se uma queda de água com 10 metros de altura, que atravessa a singela Ribeira de Leandres, culminando no desaguar no popular Rio Zêzere.
6 – Cântaro Magro
Esta atração não deixa ninguém indiferente. Todos os que fazem questão de ver esta atração não se arrependem. O Cântaro Magro apresenta-se como um rochedo imponente. Este rochedo tem uma altura de cerca de 500 metros. O Cântaro Magro atinge a altitude de 1.928 metros no seu ponto mais elevado. A imponência das paredes escarpadas Cântaro Magro destacam-no.
Este Cântaro é observável de diversos pontos da Serra da Estrela. O Cântaro Magro é uma atração de granito modelado pela erosão glaciar e fluvial. O Cântaro apresenta-se como um monstro de pedra recostado sobre o brutal Vale Glaciar do rio Zêzere.
Para quem é adepto da prática de escalada, o Cântaro Magro é tido como um dos locais mais fascinantes da Serra da Estrela. Pelas suas caraterísticas, este é um dos locais mais procurado em toda a Península Ibérica.
7 – Penhas da Saúde
O cenário sumptuoso de montanha torna este local verdadeiramente memorável. Penhas da Saúde é uma aldeia charmosa e pitoresca que se encontra em pleno coração da Serra da Estrela.
Esta aldeia está presente num local com uma vista privilegiada, estando a uma altitude de 1.500 metros. Esta zona é tida como ideal para um resort de inverno. O povo diz que respirar ar puro dá saúde e aqui há ar puro para dar e vender.
Neste espaço, há ainda uma quietude preciosa, uma tranquilidade que torna este local perfeito para quem pretende fugir à vida agitada das grandes cidades. Por aqui, poderá encontrar um hotel, existindo ainda a possibilidade de escolher entre chalés de montanha ou entre uma estadia na Pousada da Juventude, um espaço aconchegante e moderno.
A oportunidade de desfrutar de um passeio junto ao Lago Viriato revela-se outra experiência memorável.
8 – Penhas Douradas
Esta atração está presente no Parque Natural da Serra da Estrela, mais precisamente no concelho de Manteigas, que integra o distrito da Guarda. As Penhas Douradas são vizinhas das Penhas da Saúde. Esta atração está localizada na região mais fria do nosso país. Visitar as Penhas Douradas é estar num local com condições ímpares.
Neste local, todo o visitante beneficia dum cenário memorável. As vistas sobre a vila de Manteigas são fantásticas, além de haver vistas incríveis sobre o icónico Vale Glaciar do Rio Zêzere. Existem várias atrações por aqui, por entre bosques de pinheiro-silvestre ou pinheiro-de-casquinha.
As Penhas Douradas foram consideradas o lugar mais saudável do país por Sousa Martins. Após realizar uma expedição científica em 1881, o médico distinguiu este local graças ao seu ar puro e fresco.
A expedição científica foi realizada com o contributo da Sociedade de Geografia de Lisboa. Sousa Martins foi um médico que se notabilizou no combate à tuberculose. Esta zona apresenta a Natureza serrana de uma forma deslumbrante.
As condições são perfeitas para fazer turismo de montanha. Foi por aqui que surgiu a primeira estância de turismo de montanha em Portugal. A barragem do Vale de Rossim é uma das atrações que poderá encontrar por esta zona.
9 – Cabeça do Velho
Existem diversas formações rochosas e rochedos na Serra da Estrela. A Cabeça do Velho é uma das formações rochosas mais famosas. Esta obra da Natureza é tão intrigante e singular que ninguém fica indiferente.
Esta atração consiste numa rocha de granito de aspeto singular. A cabeça do velho está presente a cerca de 1500 metros de altitude. A aparência desta rocha faz-nos lembrar a cabeça de perfil de um senhor de idade.
10 – Estância de Ski da Serra da Estrela
A Serra da Estrela é um destino de eleição no inverno. Os amantes da neve sabem que este local assegura grande diversão para toda a família. A presença do manto branco da neve que a Serra da Estrela apresenta na estação mais fria do ano torna esta região muito procurada por quem quer praticar desportos de inverno.
Não há no nosso país melhor destino do que a serra da Estrela para quem procura experimentar a adrenalina de andar de trenó ou de fazer desportos de inverno, tais como ski ou snowboard.
Na Serra da Estrela, há uma Estância de Ski e há infraestruturas de apoio que asseguram bons momentos. Existem também pistas de neve sintética, por isso todos podem fazer ski neste local, em qualquer época do ano.
Informação Útil
Localização da Estância de esqui: 40°19’50.24” N / 7°36’54.11” W
Morada: Estrada Nacional nº 339, 6200-073 Covilhã, Portugal
Contactos: [email protected] / (+351) 275 094 779
Chat WhatsApp: (+351) 911 752 610 das 09:00h às 17:00h
Horário de atendimento: das 09:00h às 17:00h
Horário de funcionamento das pistas: 09:00h às 16:30h
Como chegar
De Lisboa à Serra da Estrela: Saída pela A1, A23, Covilhã, Serra da Estrela. Aproximadamente 2h30min.
Do Porto à Serra da Estrela: Saída pela A1, A25, A23, Covilhã, Serra da Estrela. Aproximadamente 2h.
Mais informações, aqui.
Leia também:
- Como chegar ao Covão dos Conchos, o enigmático buraco na Serra da Estrela
- 8 encantadoras aldeias para ver neve na Serra da Estrela
- Casa da Fraga, um segredo escondido na Serra da Estrela
Quer saber onde pode comer em Serra da Estrela?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Chef Magalhães
Morada: Rua das Amoreiras, Covilhã 6200-658 Portugal
Contactos: (+351) 926 940 402
Mais informações, aqui.
Puro Restaurante Serra da Estrela
Morada: Ac. Particular 64, Penhas da Saúde, Covilhã 6215-120 Portugal
Contactos: (+351) 964 022 606
Mais informações, aqui.
Restaurante Medieval
Morada: Estrada Nacional 339 – Penhas Da Saúde, Serra da Estrela 6200-073 Portugal
Contactos: (+351) 275 310 300
Mais informações, aqui.
Restaurante a Torre
Morada: Torre, Serra da Estrela Portugal
Contactos: (+351) 963 627 699
Restaurante Cova da Beira
Morada: Estrada Nacional 339, Covilhã 6200-324 Portugal
Contactos: (+351) 275 319 120
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Serra da Estrela?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Luna Serra da Estrela
Morada: Estrada Nacional 339, Penhas da Saúde, 6200-073 Serra da Estrela
Covilhã | Portugal
Contactos: (+351) 275 310 300 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Quinta da Amoreira
Morada: Rua das Amoreiras 4, 6200-658 Teixoso – Covilhã, Portugal
Contactos: (+351) 275 084 892 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Pousada da Serra da Estrela
Morada: Estrada Nacional 339 – Penhas da Saúde, 6200-324, Covilhã
Contactos: (+351) 275 247 390
Mais informações, aqui.
LAM Hotel dos Carqueijais
Morada: EN 339 Km 5 – Serra da Estrela, 6200-073 Covilhã, Portugal
Contactos: (+351) 275 319 120
Mais informações, aqui.
Luna Chalés de Montanha
Morada: Estrada Nacional 339, 6200-073 Penhas da Saúde
Contactos: (+351) 275 310 300
Mais informações, aqui.