Não costuma ter cuidado com a alimentação? Fique a conhecer alguns alimentos amigos do seu coração e incorpore-os na sua alimentação diária! As pessoas devem ter muito cuidado com a alimentação. Através dos alimentos que se ingere é possível fortalecer o corpo. Más escolhas na alimentação enfraquecem-no, levam a problemas de saúde. No entanto, boas escolhas podem fazer uma grande diferença e ter um impacto bastante positivo. Por exemplo, é possível escolher alimentos nutritivos que são particularmente benéficos para a saúde do seu coração.
Desta forma, é possível proteger a saúde cardiovascular com alguns alimentos recomendados por especialistas. No presente artigo, reunimos um conjunto de alimentos que são aliados da saúde cardiovascular. Por isso, se deseja ter um coração forte e saudável e prevenir doenças cardíacas, os alimentos que iremos identificar não podem faltar no seu regime alimentar.
10 alimentos amigos do seu coração
Há alimentos muito distintos com uma composição nutricional específica que os pode tornar especialmente valiosos e importantes para determinados órgãos. Os alimentos que iremos apresentar são ricos em substâncias que asseguram uma boa proteção para as artérias e o coração.
São 10 alimentos com propriedades que os tornam particularmente benéficos para o sistema cardiovascular. Os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como o salmão, podem revelar-se particularmente benéficos para o coração e o sistema cardiovascular, isto é, para os vasos sanguíneos que percorrem o nosso corpo todo.
Alimentos como a aveia, que contém um teor elevado de fibra, também se revelam bastante úteis. Saiba quais são os 10 alimentos amigos do coração e inclua-os na sua dieta!
1 – Aveia
Este alimento apresenta fibras solúveis e insolúveis na sua composição. A aveia possui fibras solúveis que se responsabilizam pela redução da absorção do colesterol e açúcares e são também responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares.
Este alimento também contém as fibras insolúveis que aceleram o trânsito intestinal. Estas fibras reduzem o risco de desenvolvimento de cancro no intestino, além de retardarem o esvaziamento gástrico, originando uma maior saciedade.
2 – Azeite
Este produto é considerado das gorduras mais saudáveis. O azeite é uma gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados. Os diversos benefícios do azeite na prevenção das doenças cardiovasculares encontram-se cientificamente comprovados.
3 – Espinafres
À semelhança do que acontece com outros vegetais de folha verde-escura, os espinafres contêm luteína, magnésio, folato, fibra e potássio. Este alimento apresenta riqueza em flavonoides, que atuam como antioxidantes e como agentes anticancerígenos.
Por isso, é importante integrar este alimento no nosso regime alimentar. Devemos ingerir entre 5 a 6 porções de vegetais diariamente.
4 – Frutos secos
Embora os frutos secos sejam alimentos ricos em gordura, do ponto de vista nutricional, são saudáveis, porque a maioria da gordura que os compõe é monoinsaturada. Esta gordura apresenta um papel protetor a nível cardiovascular.
O consumo deste alimento permite reduzir os níveis sanguíneos do colesterol LDL (tido como o “mau” colesterol) e aumentando o HDL (que os especialistas identificam como o “bom colesterol”).
5 – Frutos vermelhos
Estes alimentos são reconhecidos pela riqueza em antioxidantes. Os frutos vermelhos protegem-nos contra as infeções. Eles contribuem para a eliminação de toxinas que se encontram presentes no organismo. Além disso, também contribuem na prevenção do envelhecimento prematuro.
6 – Leguminosas
Estes alimentos contêm fibras e ácidos gordos ómega-3 e cálcio. As leguminosas como as lentilhas, o grão e o feijão são alimentos muito saciantes. Por isso, deve incluir leguminosas nas suas sopas ou em saladas: fica com menos fome e ainda obtém diversos benefícios.
7 – Linhaça
A linhaça é tida como um alimento funcional. Ela contém nutrientes básicos importantes, apresentando ainda elementos que podem reduzir o risco de algumas doenças, devido ao facto da linhaça ser uma fonte de ácidos gordos ómega-3 e 6 (antioxidantes) e fibras.
Desta forma, comer regularmente linhaça ajudará a regular os níveis de colesterol e da glucose (níveis de açúcar) no sangue. Este é um alimento que promove o aumento da defesa orgânica e também contribui para a redução do ritmo de envelhecimento celular.
8 – Maçã
Esta fruta é rica em pectina. Esta fibra solúvel presente na maçã reduz a glicemia (níveis de açúcar no sangue). A pectina impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol.
Por isso, os especialistas recomendam que se coma cinco a seis porções de fruta. A maçã é uma peça de fruta que serve como sobremesa de excelência, sendo também uma escolha sensata para as refeições intermédias.
Aprenda a melhorar a sua alimentação diária:
9 – Salmão
Este alimento apresenta uma riqueza em ácidos gordos ómega-3, que contribuem para evitar a formação das placas que obstruem as artérias. Estes ácidos gordos reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos.
Desta forma, podemos afirmar que o salmão se trata de um alimento com uma alta proteção cardiovascular. Não desperdice este alimento de qualidade. Pode reaproveitar as sobras de uma refeição de salmão para fazer outra. Prepare uma salada ou massa com essas sobras do peixe.
10 – Vinho tinto
Na casca das uvas, foi encontrada uma substância chamada resveratrol, que contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Esta substância tem um papel protetor a nível cardiovascular. Por isso, o vinho tinto contém propriedades que o tornam particularmente benéfico.
A redução do colesterol LDL (o “mau colesterol”) e o aumento do HDL (o “bom colesterol”) encontram-se entre os principais benefícios do consumo regular e moderado desta bebida. Segundo os especialistas, os homens não devem ingerir mais do que dois copos por dia. Já as mulheres não devem superar o consumo de um copo de vinho tinto por dia.