Se vai às compras, conheça 10 alimentos a evitar comprar no supermercado! Garanta uma despensa sem alimentos ultraprocessados e com elevados teores de açúcar. O supermercado é um local aonde se vai e se tem tudo à disposição. No entanto, nem tudo o que se vê por lá se encontra ao melhor preço ou com a melhor qualidade. Há diversos alimentos que se deve evitar comprar no supermercado, porque a melhor opção é comprar noutros locais.
Alguns dos produtos que encontramos nos supermercados não são as opções mais saudáveis. Há ainda produtos que são mais baratos noutros locais. Os produtos do supermercado são colocados estrategicamente para seduzir para a compra.
Eles são expostos com sentido estético, com bom aspeto, cores bonitas e a prometer grande satisfação, mas nem sempre cumprem a promessa. Por isso, leia atentamente este artigo do NCultura e aprenda a fazer compras inteligentes.
10 alimentos a evitar comprar no supermercado
1 – Pipocas
Ao passear pelo corredor do supermercado, podemos olhar para umas pipocas tentadoras a um preço muito apetecível, especialmente quando se compara com o preço das pipocas do cinema. No entanto, apesar de serem opções mais baratas, não são nada positivas para a nossa saúde. Segundo Juan Revenga, um nutricionista espanhol, as pipocas industrializadas apresentam quantidades elevadas de gordura.
Se quer comer pipocas, há opções mais saudáveis e baratas. Faça-as em casa, com óleo de coco ou azeite. Pode até usar açúcar. Contudo, se utilizar canela, terá umas pipocas saborosas e mais saudáveis!
2 – Gelados
Os gelados que se encontram nas arcas de gelados do supermercado não são as opções mais saudáveis. São produtos com muito açúcar, que têm corantes e conservantes. Por isso, deve evitar estes produtos, mesmo os sorvetes que são compostos maioritariamente por água. A melhor opção é usar fruta madura congelada (como banana e morangos) e fazer os gelados em casa.
3 – Bolos com gorduras trans
Bolos como os donuts são prejudiciais para a saúde. Entre 35% a 40% da sua composição, é feita com gorduras trans. Ora, este é o pior tipo de gordura que se pode ingerir. Por isso, deve evitar o consumo destes alimentos.
Na lista de piores alimentos que se compram no supermercado, podemos incluir queques tipo muffins com coberturas. São produtos cheios de açúcar e de aditivos alimentares. É uma melhor opção fazer bolos caseiros. São sempre uma versão mais saudável, especialmente se substituir o açúcar refinado, por açúcar amarelo ou tâmaras, por exemplo.
4 – Maionese e molhos de salada
A salada é uma refeição saudável. No entanto, uma maionese ou molhos de salada estragam uma boa salada. A maionese de supermercado contém na sua composição açúcar, sal e gorduras saturadas. Faça um tempero caseiro com ervas aromáticas e com pouca quantidade de azeite.
5 – Refrigerantes
Estas bebidas apresentam quantidades elevadas de açúcar, mesmo que algumas tenham fruta natural e não apresentem nem conservantes, nem corantes. Os refrigerantes têm sempre açúcar. Por isso, deve optar por fazer em casa sumos de fruta. No entanto, às refeições deve beber água.
6 – Manteiga de amendoim
Em quase todos os supermercados, podemos encontrar manteigas de amendoim à venda. Contudo, deve evitar comprar estes produtos, porque contêm quantidades generosas de açúcar e de conservantes.
Por isso, a manteiga de amendoim é um alimento pouco saudável. Se fizer uma manteiga de amendoim, terá um produto de melhor qualidade, mais barato e mais amigo da sua saúde.
7 – Molho de tomate
Juan Revenga é um biólogo e nutricionista reputado. Numa entrevista ao El País, este especialista em nutrição defendeu que cada embalagem de molho de tomate apresenta o dobro das calorias em comparação com o molho de tomate que se faz em casa.
Apesar de serem produtos muito práticos, os molhos comprados no supermercado são prejudiciais à saúde, pois apresentam quantidades elevadas de açúcar e de gordura. Por isso, pode fazer os seus molhos com tomate fresco em casa ou usar alternativas como o azeite ou as ervas aromáticas.
8 – Batatas fritas congeladas
Juan Revenga revelou que as batatas fritas congeladas são outra má compra. Por isso, é um dos alimentos que deve riscar da lista de compras. Segundo este nutricionista, estas batatas estão geralmente cheias de óleo, porque foram pré-fritas.
Ora, elas ainda vão absorver mais gordura no momento em que as colocar na fritadeira. Apesar de ser uma solução prática, é bem melhor fazer as batatas fritas em casa. Pode até fazer batatas no forno. A batata-doce é uma versão mais saudável.
Conheça outras dicas para utilizar quando for fazer compras:
- Evite comprar água engarrafada no supermercado
- 10 produtos de marca branca que deve comprar no supermercado
- Como evitar cair nas armadilhas dos supermercados
9 – Iogurtes de sabores e smoothies de fruta
Nos supermercados, podemos encontrar iogurtes com fruta e de sabores muito tentadores. No entanto, geralmente, estes produtos têm uma dose extra de açúcar, porque a fruta já contém açúcar, mas na produção dos iogurtes são adicionados açúcares.
Se tiver a oportunidade de ler o rótulo, verá “açúcar” com outros nomes como “maltose”, “sacarose”, “dextrose”. Os iogurtes gregos são uma alternativa mais saudável, que contém menos de 12 gramas de açúcar.
Por isso, pode ter a certeza que com eles está a consumir mais proteína do que açúcar. Com os iogurtes gregos, irá sentir-se saciada. Ficará sem fome por mais tempo.
10 – Snacks e alimentos processados
Os alimentos processados contêm quantidades elevadas de sódio, sal e gorduras saturadas. Estes produtos praticamente não têm fibras. Enchidos, fiambre, queijo, carnes processadas devem evitar-se.
Se quiser levar snacks para o trabalho, coloque frutos secos ou fruta na lancheira. Se quiser colocar algo no pão, há alternativas mais saudáveis, como manteiga vegetal feita em casa ou um pouco de compota sem açúcar.
Dica final: Se costuma fazer compras supermercado, evite ir às compras com fome. Quando se tem fome, há uma clara tendência para comprar alimentos por impulso, com muita gordura ou açúcar, produtos que fazem mal à saúde e à carteira. O pior é que também se compra em quantidade exagerada.