Wi-Fi: as Palavras-Passe dos aeroportos de todo o mundo
Wi-Fi: as Palavras-passe dos aeroportos de todo o mundo feito por um engenheiro informático. O mapa é atualizado regularmente com novas palavras-passe.
Ter que passar longas horas num aeroporto sem acesso à internet é uma das piores experiências de viagem. Felizmente, alguém inteligente apareceu com uma solução para este problema.
Anil Polat, engenheiro informático e autor de um blogue de viagens, lançou um mapa interativo que oferece aos seus utilizadores as palavras-passe Wi-Fi das redes nos aeroportos em todo o mundo. E é muito simples usar.
Apenas tem que clicar num aeroporto específico e as informações sobre as conexões disponíveis aparecem instantaneamente. Anil Polat atualiza este mapa regularmente e já possui mais de 130 aeroportos em todo o mundo.
Clique nos aeroportos em baixo para revelar as suas palavras-passe Wi-fi:
Aeroporto da Portela
ANA Lounge
nome da rede: _ANA Lounge
password: [email protected]
TAP Lounge
nome da rede: _TAP Lounge
password: Welcome2LIS

O aeroporto da Portela foi inaugurado a 15 de Outubro de 1942.
Até aqui, e desde 1919, Lisboa era servida por um pequeno aeroporto situado em Alverca – o Campo Internacional de Aterragem -, onde aterravam os voos internacionais da época exceto os voos transatlânticos.

Nesta altura, a travessia do Atlântico era feita por hidroaviões que amaravam em Lisboa, na margem do Tejo, fazendo-se o transbordo dos passageiros para aviões que os transportavam para a base terrestre no Campo de Aterragem, de onde seguiam para outros destinos.

A previsão de um aumento exponencial de turistas e de voos internacionais com destino a Lisboa, por ocasião da Grande Exposição do Mundo Português, em 1940, e, porque o campo de aterragem já não dava a resposta esperada, foi tomada a decisão de construção de um Novo Aeroporto Internacional.

As obras iniciaram-se em 1938 e, em apenas dois anos, construiu-se o aeroporto terrestre, batizado de Aeroporto da Portela, e o aeroporto marítimo, batizado de Aeroporto de Cabo Ruivo.
Para ligar os dois aeroportos internacionais e permitir que funcionassem de forma articulada, construiu-se a Avenida Entre-os-Aeroportos, por onde circulavam os automóveis que faziam o transbordo dos passageiros dos voos transatlânticos.

O Aeroporto de Cabo Ruivo foi desativado com o fim dos voos regulares de hidroavião nos finais da década de 50.
Quatro anos após a sua inauguração, em 1946, o General Humberto Delgado, Diretor do Secretariado de Aeronáutica Civil, numa carta dirigida ao Ministério da Guerra, refere que com o aumento diário do tráfego civil, o Aeroporto da Portela se tinha tornado “acanhado”.

E porque o considerava pequeno só para os aviões civis e dado o desagrado que algumas companhias aéreas estrangeiras demonstrava. Solicitava que fosse decidido se os aviões militares de treino deveriam ou não continuar a estacionar ali.
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
ANA Lounge
nome da rede: ANA_LOUNGE
password: ANA2016OPO

O “Aeroporto Francisco Sá Carneiro” é vulgarmente conhecido como Aeroporto do Porto; embora se localize no Grande Porto, na zona de confluência entre os concelhos da Maia, Matosinhos e Vila do Conde, com entrada no subúrbio portuense de Pedras Rubras, na Maia. É na atualidade o aeroporto com maior área de influência.
Foi inaugurado no ano de 1945 com a designação de “Aeroporto de Pedras Rubras”. Até aí, a cidade do Porto era servida – em termos de transportes aéreos – pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.

A inauguração deu-se concretamente no dia 03 de dezembro daquele ano (1945) com um voo proveniente de Lisboa de um aparelho da ex-Companhia de Transportes Aéreos.
Posto isto, o primeiro voo internacional teve lugar, apenas, em 1956, sendo que quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com destino a Londres.

No ano de 1975, atendendo-se ao crescimento da procura do aeroporto, a pista foi aumentada para os 3480 metros de extensão. Já em meados da década de 1980 foi inaugurado um terminal de carga.
No ano de 1990 deu-se a inauguração da nova aerogare, tendo nessa mesma altura, a designação oficial passado de “Aeroporto de Pedras Rubras” para Aeroporto Francisco Sá Carneiro, homenageando o primeiro-ministro, que pereceu a 04 de dezembro de 1980 num desastre de aviação, em Lisboa, quando viajava precisamente para Pedras Rubras.

Nos nossos dias é o melhor aeroporto de Portugal em termos de espaço na aerogare. Esta moderna infraestrutura tem sido testemunho de um grande aumento de passageiros e de voos, estando os seus destinos, também, a sofrer uma evolução positiva, nomeadamente a nível europeu graças às várias companhias low cost.

O aeroporto foi pensado para poder ser facilmente expandido. Assim, e em resposta, ao aumento do número de passageiros, a infraestrutura verá a sua capacidade acrescida de 5 para 10 milhões de passageiros/ano e de 10 para 15 milhões de passageiros, num futuro próximo. Ir-se-á proceder à expansão para locais contíguos ao atual aeroporto. A zona de carga foi já objeto de uma profunda remodelação.
Recentemente este aeroporto foi galardoado como o melhor do mundo na categoria de até cinco milhões de passageiros.

Até hoje não ocorreu qualquer acidente no ou nas imediações do aeroporto, apenas sendo conhecidos dois incidentes:
– Em 03 de fevereiro de 2009 um avião da Lufthansa é atingido por um raio, na aproximação à pista, mas sem gravidade e,
– 11 de julho do mesmo ano, um Airbus A330 da TAP que seguia com destino a Caracas, teve de voltar a aterrar – por mera questão de segurança – após ter chocado com várias aves em pleno voo.
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