Início Saúde Vitamina C para que serve e benefícios para a saúde

Vitamina C para que serve e benefícios para a saúde

A história tem casos que demonstram a importância desta vitamina. Mas afinal, a Vitamina C para que serve? Encontre aqui toda a informação que necessita.

Vitamina C para que serve
Vitamina C para que serve e benefícios para a saúde

Afinal, a Vitamina C para que serve? A vitamina C (ácido ascórbico) é essencial para a formação, crescimento, e reparação dos ossos, pele e tecido conjuntivo (que se liga aos outros tecidos e órgãos e inclui tendões, ligamento e vasos sanguíneos). A vitamina C ajuda a manter dentes e gengivas saudáveis. Ela ajuda o nosso organismo a absorver o ferro, que é necessário para formar os glóbulos vermelhos do sangue. A vitamina C também ajuda a curar queimaduras e ferimentos e também contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário. Esta vitamina é sintetizada pela maioria das espécies com exceção do Homem, primatas, porquinho-da-índia e algumas espécies de peixes, morcegos e pássaros. Assim, estas espécies necessitam de obter a vitamina C através da alimentação.

Todos nós temos memória de nos dizerem, desde a infância, “come a laranja que tem bastante vitamina C que faz bem”. Por vezes, o tempo passa tão rápido que nem nos debruçamos sobre a importância dos alimentos, nomeadamente daqueles com vitamina C.

Mas, na escola, quando nos falavam sobre a época dos Descobrimentos, ficámos a saber como esta vitamina era importante e, sobretudo, quais as consequências da carência de vitamina C. Esta vitamina está presente nos nossos tecidos e precisamos mesmo de uma dose diária dela. Fique a perceber porquê.

Vitamina C para que serve
Vitamina C para que serve e benefícios para a saúde

Vitamina C para que serve e benefícios para a saúde

Ácido ascórbico é o nome menos popular da famosa vitamina C. Esta não é armazenada no organismo em quantias consideráveis. Ela é hidrossolúvel.

Ora, como a vitamina está presente em todos os tecidos do corpo humano, compreende-se a enorme importância que tem. Ela pode ser encontrada em grande quantidade em alimentos como a salsa e os pimentos.

Vitamina C para que serve
Vitamina C para que serve e benefícios para a saúde

História

Todos nós estamos familiarizados com os relatos dos tempos dos Descobrimentos, em que o tempo levado em alto mar, levava a uma escassez de produtos relevantes (mesmo que houvesse muito peixe, que podiam ir pescando), o que implicou carências graves de vitamina C. Tal, levou por exemplo ao desenvolvimento de escorbuto.


Leia também: Vitamina D: o que é e onde encontrar


O escorbuto é uma doença que provoca infeções graves nas gengivas. Ela cusa sintomas como fraqueza, cansaço e pernas e braços doridos. Além de dificultar a mastigação, pode mesmo levar à morte! Na época dos Descobrimentos, era comum muitos marinheiros morrerem desta doença.

Nas viagens longas, os barcos, com o tempo, desenvolviam musgo e este tem vitamina c. Alguns salvaram-se da morte, comendo musgo. Uma estratégia muito usada nesse tempo pelos marinheiros (nomeadamente ingleses), como prevenção do escorbuto, era também beber gotas de sumo de limão.

Vitamina C para que serve
Vitamina C para que serve e benefícios para a saúde

Alimentos com vitamina C

Entre as principais fontes de vitamina C, estão frutas e vegetais. Os citrinos são ótimas frutas para se obter vitamina C, como as clementinas, laranjas, limões, toranjas, tangerinas. Mas há também outras frutas ricas nesta vitamina como: framboesas, kiwis, manga, meloa, mirtilos, morangos, nectarina e papaia.

Além da fruta, pode encontrar a vitamina C (ou ácido ascórbico) em alimentos como agriões, brócolos, coentros, couve-branca, couve-de-bruxelas, couve-flor, couve-galega, couve-lombarda, couve-portuguesa, couve-roxa, espinafres, grelos (de nabo e de couve), penca, pimentos (nomeadamente o verde e o vermelho), salsa, tomates.

As castanhas também possuem bons níveis de vitamina C e a pimenta também.

Vitamina C para que serve
Vitamina C para que serve e benefícios para a saúde

Utilidade

A vitamina C possui, por isso, grande utilidade terapêutica, pois recomenda-se a ingestão contínua e diária de vitamina C. Deve consumir-se 200mg por dia, no mínimo!

Tal quantidade permitirá reduzir a incidência de constipações, mesmo naquelas pessoas que praticam com regularidade exercício físico intenso e àquelas que estão expostas a ambientes frios.

Os idosos e os fumadores representam casos onde há níveis muito baixos de vitamina C, sendo por isso ainda mais urgente que tomem vitamina C.

Carência em vitamina C

Atualmente, é raro existir carência extrema em vitamina C (que leva a doenças como o escorbuto nos adultos ou à doença de Moeller-Barlow nas crianças), pois há uma alimentação mais equilibrada do que nos tempos dos Descobrimentos, por exemplo.

É considerada uma carência grave em vitamina C, quando ocorre um consumo diário menor do que 10 mg. Entre os casos onde há carência estão fumadores, idosos, pessoas que sofrem de outras doenças como alguns tipos de cancro, insuficiência renal (em que estão sujeitos a hemodiálise).


Leia também: Açafrão e curcuma: diferenças e benefícios para a saúde


A carência em vitamina C leva à dificuldade de cicatrização, doenças cardiovasculares, dor corporal, enfraquecimento e queda de cabelo, fadiga, infeções recorrentes, mudanças de humor e, entre outras, pele seca.

Vitamina C para que serve
Vitamina C para que serve e benefícios para a saúde

Benefícios

Os benefícios são fáceis de constatar, estando muitos deles associados ao combate a carências de vitamina C. Entre os benefícios em tomar vitamina C nas doses recomendadas estão: a proteção das células e a participação no metabolismo de neurotransmissores.

A vitamina C aumenta os níveis de anticorpos, além de aumentar a absorção de ferro. Também acelera a cicatrização e ajuda a aliviar o stress. A vitamina C ainda auxilia na síntese de hormonas. Ela também é positiva, pois diminui os danos na pele, causados pelo sol e também diminui o endurecimento arterial e a aterogénese. Tem ainda um efeito protetor no pensamento e na memória.

Vitamina C para que serve
Vitamina C para que serve e benefícios para a saúde

Sobredosagem

É necessário tomar as devidas precauções para não ingerir vitamina C em excesso. Por exemplo, tomar vitamina C em doses diárias superiores a 2000mg é demais. Todo o exagero é errado e tem consequências, pois pode levar a sintomas como diarreias, gases ou transtornos gástricos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.