Conheça os vinhos tintos que mais se destacaram no concurso ibérico Vinduero/Vindouro! 3 Vinhos tintos nacionais conquistam medalha de ouro em concurso internacional. No concurso ibérico Vinduero/Vindouro, brilharam os vinhos portugueses, nomeadamente os da Beira Interior que conquistaram 14 medalhas. Um sucesso significativo para a região.
A organização deste evento esteve a cargo do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, um organismo que visa a cooperação ibérica e que consegue reunir mais de 200 associados que se estendem por ambos os países. Este organismo ibérico estende-se do lado espanhol de Zamora a Salamanca. Enquanto, do lado português, vai de Vinhais (Bragança) até ao Sabugal (Guarda). Tem sido notável o crescimento deste evento, que traz uma maior reputação aos vinhos galardoados. Quer saber mais sobre os vinhos da Beira-Interior medalhados?…
3 Vinhos tintos nacionais conquistam medalha de ouro em concurso internacional

Concurso Vinduero/Vindouro
A Península Ibérica tem dado cartas no mundo dos vinhos e, neste evento, estiveram referências de vinho portuguesas e espanholas. As provas foram realizadas em Trabanca, localidade da província espanhola de Salamanca (Espanha).
Foram várias as regiões que se apresentaram a concurso, quer de origem portuguesa, quer espanhola. Entre os espanhóis, houve vinhos de regiões como Rioja, Toro, Ribeira del Duero ilhas Canárias, enquanto que de Portugal houve vinhos do Douro, Dão, Trás-os-Montes, Açores, Madeira, Bairrada, Alentejo, Setúbal, Algarve e Beira Interior.
Leia também:
- Não são tintos! São 10 excelentes vinhos verdes que são caros
- 10 excelentes Vinhos Tintos nacionais muito caros
- Vinhos tintos e brancos do Algarve trazem ouro e prata de Bruxelas
- 10 bons vinhos verdes (tintos) abaixo de 5 euros. Aproveite!
Havendo ainda vinhos de produtores de vinhos de mesa, espumantes, cavas ou generosos.
Os vinhos da Beira Interior brilharam intensamente neste evento ibérico, pois conquistaram umas impressionantes 14 medalhas. Entre elas, o destaque vai naturalmente para as medalhas de ouro que foram quatro.

Factos
No Concurso Ibérico Vinduero/Vindouro, participaram quase mil vinhos, provenientes de 80 regiões vitivinícolas de Espanha e de Portugal. Os vinhos dispersaram-se por 11 categorias distintas, provenientes de múltiplas castas ibéricas.
Este ano o destaque foi para a maior presença portuguesa (os vinhos de Portugal representaram 53%, enquanto os de Espanha foram 47%). Os vinhos produzidos na Região Demarcada do Douro (RDD) foram os maiores representados do lado dos portugueses, enquanto do lado dos espanhóis foi a Ribeira del Duero ou Rueda o grande destaque.
José Luis Pascual, Presidente da Associação Vindouro/Vinduero, revelou esse facto como um acontecimento relevante: “Portugal superou pela primeira vez a participação de vinhos espanhóis, o que é demonstrativo do grande interesse dos produtores portugueses em dar a conhecer os seus vinhos nos grandes mercados internacionais, nomeadamente no país vizinho.”

Exigência, reputação e internacionalização
O Concurso Vinduero/Vindouro visa distinguir os melhores vinhos produzidos na Península Ibérica. Esta foi a 16ª edição do concurso. Para se perceber o crescimento do evento, em 2004, ano da primeira edição, 32 vinhos foram a concurso. Este ano foram quase 1000!
Um feito assinalável dado a pandemia em que se vive e que impõe limitações várias à organização. A prova cega foi realizada por um júri composto por 60 provadores, homens e mulheres ligados ao mundo dos vinhos.

Medalhas de Ouro
Na categoria principal do Concurso Ibérico Vinduero/Vindouro, foram atribuídas medalhas de ouro aos vinhos da Beira Interior. Os vencedores foram:
* Casas Altas (branco, 2017), de Pinhel;
* Reserva do Patrão (tinto, 2017), da Quinta dos Termos (Belmonte);
* Dona Carolina (tinto, 2015), da Quinta das Senhoras, Marialva (Mêda);
* Boa Pergunta (tinto, 2015), da Cooperativa Beira Serra, de Vila Franca das Naves (Trancoso).
Medalhas de Prata
No Concurso Ibérico Vinduero/Vindouro, foram atribuídas medalhas de prata aos vinhos da Beira Interior. Os vencedores foram:
* Castelo Rodrigo Síria (branco, 2019), da Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo;
* Doispontocinco (tinto, 2017), da 2.5 Vinhos (Belmonte);
* D. Manuel Iº Reserva (tinto, 2016) da Adega Cooperativa de Pinhel;
* “Celebração 250 Anos Pinhel” (tinto, 2018), da Adega Cooperativa de Pinhel;
* Quinta da Caldeirinha Vinha Velha (tinto, 2015), de Figueira de Castelo Rodrigo.
Nota: A Beira Interior conseguiu mais cinco medalhas de ouro na categoria “No feminino”, cujo júri foi constituído totalmente por mulheres. Essas medalhas foram destinadas aos vinhos:
* Quinta da Caldeirinha Terras da Beira (branco, 2019), de Figueira de Castelo Rodrigo;
* Doispontocinco (branco, 2018), da 2.5 Vinhos (Belmonte);
* Boa Pergunta (tinto, 2015), da Cooperativa Beira Serra;
* Beyra Reserva (tinto, 2018) de Rui Roboredo Madeira (Figueira de Castelo Rodrigo);
* Quinta da Biaia Reserva (tinto, 2017), de Figueira de Castelo Rodrigo.
Pode saber mais sobre o evento, aqui.
No titulo da Notícia: “3 Vinhos tintos nacionais conquistam medalha de ouro em concurso internacional”, e vc pensando serem Vinhos Brasileiros, mas na verdade são Vinhos Portugueses… Deveria constar no título Vinhos Portugueses!!!
O site é português meu amigo, logo o vinho é nacional kkkk
Nem tudo o que está nos sites portugueses é português!!!!
Bom dia.
Quero saber qual vinho.
Obrigado