Vinhos do Dão arrasam e conquistam 18 medalhas de ouro. Portugal tem conquistado diversos elogios ao longo dos anos num universo competitivo como o negócio dos vinhos. Parece fácil quando se vê tanto sucesso numa determinada área. É o que acontece com o vinho do Porto, mas também com vinho tinto, vinho branco, vinho rosé, espumantes, entre outras opções.
São várias as regiões que têm deixado a sua marca em concursos internacionais, estando o Douro, o Dão, o Alentejo, a Madeira entre as que mais medalhas de ouro colecionam. Recentemente, num concurso internacional de elevada reputação, foi o vinho do Dão o grande eleito. Quer saber mais?
Leia também: Os melhores Vinhos Verdes 2020. Agarre estas garrafas!

Vinhos do Dão arrasam e conquistam 18 medalhas de ouro
Mundus Vini
Este reputado concurso internacional é um dos mais conceituados no mundo. Realiza-se há 26 anos e representa um evento importante para os vinhos de todo o mundo marcarem a sua posição num universo tão competitivo.
Aqui, a competitividade pode ser confirmada pelos números. São muitos os participantes e poucas as medalhas. Neste ano, foram colocados à prova 7500 vinhos. Os 268 especialistas, provenientes de 54 países diferentes, avaliaram os vinhos ao longo de 6 dias. Uma avaliação que resultou em 2995 medalhas, distribuídas da seguinte forma: 1406 medalhas de Prata, 1546 medalhas de Ouro e 43 medalhas Grande Ouro.

Os Vinhos do Dão
A representação dos vinhos do Dão deixou Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, bastante orgulhoso. Estes prémios, para lá do orgulho que geram na região, também tornam evidente a qualidade dos vinhos do Dão.
Por isso mesmo, Arlindo Cunha referiu: “Estas distinções vêm comprovar mais uma vez o valor da região e dos seus vinhos. Os produtores estão de parabéns, pois os vinhos distinguiram-se num universo de 7500. Não há dúvidas de que este é um excelente resultado e a recompensa de um árduo trabalho”.

Os Vinhos do Dão premiados
Foram 23 medalhas arrecadadas no concurso internacional de elevada reputação. Algo que diz bem do valor do vinho desta região. Foram 23 vinhos da região que receberam medalhas, sendo que apenas 5 foram medalhas com prata, o que faz com que a região do Dão tenha conseguido arrecadar 18 medalhas de ouro, um número tão expressivo quanto impressionante, que diz muito sobre o trabalho que tem sido realizado pelas produtoras locais.

Vinhos do Dão: As medalhas de Prata
Os especialistas da Mundus Vini provaram e aprovaram os vinhos provenientes da região do Dão, por isso mesmo destinaram a estes vinhos cinco medalhas de prata. Os vinhos galardoados com este prémio foram: Catedral DOC Dão Reserva Tinto (2018), OPTA Dão Touriga Nacional (2018), Morgado de Silgueiros Touriga Nacional (2017), Chão da Quinta Field Blend tinto (2016) e Aliança Dão DOC 2017.
Leia também: Vinhos Lidl ganham 5 medalhas de ouro no Berliner Wine Trophy

Vinhos do Dão: As medalhas de Ouro
Entre os Vinhos do Dão premiados com 23 medalhas, existem 18 vinhos da região que conquistaram medalhas de ouro. Entre esses vinhos estão:
Julia Kemper Curiosity (2012), Quinta do Escudial Tinto (2013), Quinta do Escudial Reserva (2014), Quinta da Ponte Pedrinha Reserva (2016), Taleiga Red; 2017 Soito Reserva Encruzado (2016), Quinta do Covão Reserva Touriga Nacional (2016), Duas Encostas Vinhas Velhas Signature Red (2017), Titular Reserva; 2016 Soito Red (2017), Chão da Quinta Encruzado Reserva (2017), Morgado de Silgueiros Reserva (2017), Índio Rei Grande Reserva (2017), OPTA Dão Reserva (2017), Vinha Maria Premium Tinto (2017), 2018 Morgado de Silgueiros Encruzado (2018), Carvalhais Mélange à 3 (2018) e OPTA Dão DOC (2018).
Vídeo de: Meininger Online