Aprecie o sabor de um vinho tinto vegan. Não é embuste. Há um vinho tinto vegan alentejano e pode ser encontrado no LIDL. E também há branco!
Já ouviu falar em vinho tinto vegan? Parece mentira, mas existe. Sendo um vinho agradável para todos, revela-se particularmente tentador para pessoas vegan. Quem tem essa preocupação de comprar produtos vegan tem neste produto uma excelente opção.
Quem procura evitar o consumo de produtos de origem animal, normalmente não encontra vinhos que assegurem esse requisito. Mas há vinho alentejano que se encontra no mercado e é vegan. É possível encontrá-lo no Lidl. Quer saber mais?
Vinho tinto vegan? Sim, mas só no LIDL

A aposta num vinho tinto distinto…
No Comunicado de Imprensa LIDL PORTUGAL LANÇA PRIMEIRO VINHO VEGAN CERTIFICADO EXCLUSIVO E REFORÇA APOSTA NA PRODUÇÃO NACIONAL, a cadeia de supermercados explicou por que razão este vinho é vegan:
“Ao contrário dos vinhos tradicionais, que recorrem habitualmente à adição de gelatinas de origem animal, cola de peixe ou clara de ovo para acelerar o processo de clarificação – que consiste na separação do mosto/vinho das partículas sólidas filtrando o mesmo – os vinhos vegan, por sua vez, não utilizam quaisquer produtos de origem animal ou derivados.”
Saiba mais informações sobre o Lidl, aqui.
Alimentação vegan
Uma pessoa vegan evita alimentos de origem animal, assim como evita o uso de quaisquer produtos provenientes de animais. O vinho Indelével Tinto, da região do Alentejo, revela-se um produto obrigatório para pessoas vegan, que têm essa preocupação de comprar produtos que assegurem esses requisitos. Este vinho vegan é certificado.
O vinho normal
O Indelével é produzido pelo produtor português Parras, existindo a versão tinto e a versão branco. Ambas são versões vegan.
No site do produto português, é possível encontrar como ocorre o processo normal de vinificação de um vinho: “uma das etapas mais importantes é o processo de clarificação, em que o mosto se separa das partículas sólidas que ainda persistem, de forma a clarificar e filtrar o líquido. Neste processo, normalmente, recorre-se à adição de gelatinas de origem animal, cola de peixe ou clara de ovo.”

O vinho vegan
No mesmo site do Produtor português Parras, é dada a justificação para este ser um vinho vegan: “Aliado à proximidade e ao respeito com a natureza, a Parras Wines decidiu utilizar apenas elementos alternativos, de origem vegetal ou mineral na clarificação dos seus produtos. Assim sendo, o Indelével surge sem qualquer ingrediente de origem animal ou derivados na sua clarificação, obtendo a certificação Vegan e permitindo que os consumidores possam degustar um copo de vinho respeitando o seu conceito e estilo de vida.”
Ficha técnica do Indelével Vegan Tinto, aqui.
Ficha técnica do Indelével Vegan Branco, aqui.

A certificação
O Compromisso Vegan existe, pois, os vinhos Indelével encontram-se certificados pela entidade V-Label. Estes vinhos apresentam um selo único de qualidade, destinado a produtos e serviços veganos e vegetarianos.
Estes vinhos da Parras Wines não recorrem a ingredientes de origem animal ou derivados, assegurando assim que todos os consumidores cumprem o seu conceito de alimentação, sem preocupações.

A compra
O vinho Indelével Vegan tinto, feito com as castas Alicante Bouschet, Aragonez e Syrah, é apresentado com a seguinte nota de prova: “Apresenta cor rubi, aromas de frutos vermelhos maduros, na boca de estrutura suave e quente onde predomina o equilíbrio”.
Este vinho encontra-se à venda no LIDL por apenas 3,49€. Representa uma compra obrigatória para uma pessoa vegan. Por ser algo incomum e raro, pode também servir como um presente inesperado.
Pode encontrar o vinho Indelével Tinto, aqui.

Parras
A Parras Vinhos de Luís Vieira teve o seu início no ano de 2010, encontrando-se a sua sede em Alcobaça.
Informação útil
Morada: Estrada Nacional, 8-5 km 2,3, 2460-526 Maiorga, Alcobaça
Contactos: 262 503 260 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Leia também:
- Os Vinhos Tintos mais caros de Portugal
- Os 10 Melhores Vinhos Tintos portugueses abaixo de 5 euros
- Há 2 tintos nacionais na lista dos melhores vinhos do mundo, segundo a Forbes
NCultura
Se leu “10 Tintos do Dão de qualidade que deve ter na garrafeira” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se tem um particular interesse neste tema, conheça outros artigos sobre vinho, há diversos artigos do género no NCultura.
Se tem paixão pelo mundo dos vinhos e da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura.
Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Destinos e viagens, Lifestyle, Língua portuguesa, Receitas, Histórias, entre outras…