Início Saúde Vinho tinto: usos alternativos fantásticos

Vinho tinto: usos alternativos fantásticos

Muitas vezes há vinho que sobra e nem sempre sabemos o que fazer com esses restos. Descubra usos alternativos fantásticos para o Vinho Tinto.

usos alternativos fantásticos
Vinho tinto: usos alternativos fantásticos

Prepare-se para descobrir usos alternativos fantásticos para o Vinho Tinto. Habitualmente, falamos de vinho tinto como bebida de eleição para acompanhar uma série de pratos e petiscos. Acontece que, muitas vezes, há vinho que sobra e nem sempre sabemos o que fazer com esses restos, acabando por ser o lixo o destino final.

Contudo, a verdade é que o vinho tinto pode ter muitos outros usos e são esses usos que vimos partilhar consigo. A partir de hoje, já não há razão para descartar as sobras de vinho pois, afinal, elas podem ter muita utilidade, em várias tarefas do seu quotidiano.

Fantásticos usos alternativos para o Vinho Tinto

usos alternativos fantásticos
Vinho tinto: usos alternativos fantásticos

Corante

O vinho pode funcionar como um excelente corante natural, logo pode ser usado para tingir um tecido. Se tiver um peça de roupa estragada ou à qual queira dar uma nova vida, aplique vinho tinto e tinja o tecido de rosa claro, roxo ou cinza-azulado (tudo irá depender do tipo de vinho).

Para proceder à tintura, deve aquecer o vinho numa panela até ferver, depois junte a roupa e mexa-a na solução por 10 minutos. Quando arrefecer, lave e deixe secar.

Desinfetante de frutas e legumes

O vinho pode funcionar como substituto do bicarbonato de sódio. O seu álcool dissolve as impurezas e bactérias, como a Salmonella e a Escherichia coli, presentes nas frutas e legumes.


Leia também: Vinho Tinto: benefícios para o coração, perda de peso e diabetes


usos alternativos fantásticos
Vinho tinto: usos alternativos fantásticos

Máscara facial

Como é sabido, o vinho tem um forte poder antioxidante, por isso ele pode ter vários benefícios, quando aplicado diretamente na pele. Para tal, faça uma máscara, colocando numa tigela 2 colheres de sopa de vinho tinto e 4 de mel. Depois, misture e aplique o preparado no rosto e no pescoço. Deixe atuar por 20 minutos e remova com água morna.

Removedor de manchas de gordura

Para remover a gordura da cozinha, por exemplo, nada com aproveitar a acidez presente no vinho. Portanto, este é um produto que também serve para retirar as manchas de óleo do chão ou da roupa.

usos alternativos fantásticos
Vinho tinto: usos alternativos fantásticos

Remédio natural para contusões

Para quem gosta de mezinhas caseiras, fique a saber que o vinho pode mesmo ajudar a curar alguma lesões. Para isso, embeba um pouco de algodão em vinho e aplique sobre a contusão.  Como esta bebida é rica em flavonóides e é um antioxidante natural, ele funciona como um anti-inflamatório, capaz de combater certas infeções no corpo.

Limpador de vidros

A acidez que o vinho guardado começa a ganhar faz com que ele se comece a assemelhar ao vinagre. Assim, este é um ótimo produto para limpar os vidros aí de casa. Basta juntar num pulverizador as sobras de vinho com com água e aplicar na superfície a limpar. Esfregue e seque com um jornal e já está!

Ingrediente culinário

Este, talvez, seja o uso alternativo do vinho mais conhecido. Além de beber, o vinho pode e deve ser usado na culinária, pois proporcionar pratos saborosíssimos. Ele pode ser utilizado para marinar carne ou dar um toque distinto a uma mistura de mexilhões, azeite, alho, salsa e pimenta, por exemplo.


Leia também: Aprenda a conservar vinho tinto depois de aberto


usos alternativos fantásticos
Vinho tinto: usos alternativos fantásticos

Base de gelatina

Basta juntar vinho, com um pouco de açúcar e pectina líquida para ter uma gelatina de vinho deliciosa e que acompanha na perfeição frutas em calda. Experimente e surpreenda os seus convivas.

Base de vinagre

Com o tempo, o vinho já aberto irá transformar-se num saboroso vinagre. Para isso, só tem de de deixar a garrafa aberta e à temperatura ambiente durante uma a duas semanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.