Prepare-se para descobrir usos alternativos fantásticos para o Vinho Tinto. Habitualmente, falamos de vinho tinto como bebida de eleição para acompanhar uma série de pratos e petiscos. Acontece que, muitas vezes, há vinho que sobra e nem sempre sabemos o que fazer com esses restos, acabando por ser o lixo o destino final.
Contudo, a verdade é que o vinho tinto pode ter muitos outros usos e são esses usos que vimos partilhar consigo. A partir de hoje, já não há razão para descartar as sobras de vinho pois, afinal, elas podem ter muita utilidade, em várias tarefas do seu quotidiano.
Fantásticos usos alternativos para o Vinho Tinto

Corante
O vinho pode funcionar como um excelente corante natural, logo pode ser usado para tingir um tecido. Se tiver um peça de roupa estragada ou à qual queira dar uma nova vida, aplique vinho tinto e tinja o tecido de rosa claro, roxo ou cinza-azulado (tudo irá depender do tipo de vinho).
Para proceder à tintura, deve aquecer o vinho numa panela até ferver, depois junte a roupa e mexa-a na solução por 10 minutos. Quando arrefecer, lave e deixe secar.
Desinfetante de frutas e legumes
O vinho pode funcionar como substituto do bicarbonato de sódio. O seu álcool dissolve as impurezas e bactérias, como a Salmonella e a Escherichia coli, presentes nas frutas e legumes.
Leia também: Vinho Tinto: benefícios para o coração, perda de peso e diabetes

Máscara facial
Como é sabido, o vinho tem um forte poder antioxidante, por isso ele pode ter vários benefícios, quando aplicado diretamente na pele. Para tal, faça uma máscara, colocando numa tigela 2 colheres de sopa de vinho tinto e 4 de mel. Depois, misture e aplique o preparado no rosto e no pescoço. Deixe atuar por 20 minutos e remova com água morna.
Removedor de manchas de gordura
Para remover a gordura da cozinha, por exemplo, nada com aproveitar a acidez presente no vinho. Portanto, este é um produto que também serve para retirar as manchas de óleo do chão ou da roupa.

Remédio natural para contusões
Para quem gosta de mezinhas caseiras, fique a saber que o vinho pode mesmo ajudar a curar alguma lesões. Para isso, embeba um pouco de algodão em vinho e aplique sobre a contusão. Como esta bebida é rica em flavonóides e é um antioxidante natural, ele funciona como um anti-inflamatório, capaz de combater certas infeções no corpo.
Limpador de vidros
A acidez que o vinho guardado começa a ganhar faz com que ele se comece a assemelhar ao vinagre. Assim, este é um ótimo produto para limpar os vidros aí de casa. Basta juntar num pulverizador as sobras de vinho com com água e aplicar na superfície a limpar. Esfregue e seque com um jornal e já está!
Ingrediente culinário
Este, talvez, seja o uso alternativo do vinho mais conhecido. Além de beber, o vinho pode e deve ser usado na culinária, pois proporcionar pratos saborosíssimos. Ele pode ser utilizado para marinar carne ou dar um toque distinto a uma mistura de mexilhões, azeite, alho, salsa e pimenta, por exemplo.
Leia também: Aprenda a conservar vinho tinto depois de aberto

Base de gelatina
Basta juntar vinho, com um pouco de açúcar e pectina líquida para ter uma gelatina de vinho deliciosa e que acompanha na perfeição frutas em calda. Experimente e surpreenda os seus convivas.
Base de vinagre
Com o tempo, o vinho já aberto irá transformar-se num saboroso vinagre. Para isso, só tem de de deixar a garrafa aberta e à temperatura ambiente durante uma a duas semanas.
Comentários 1