O Vinho tinto provoca-lhe dores de cabeça? Encontre aqui a solução. O consumo de vinho tinto faz parte dos nossos hábitos. O nosso país tem bons produtores de vinho (seja ele tinto, branco, vinho do Porto). A qualidade do nosso vinho é de excelência e prova disso está nas diversas medalhas de ouro, de prata e menções honrosas que são conquistadas nos mais diversos concursos internacionais. O vinho, além de contribuir para algumas das melhores paisagens de Portugal (por via das vinhas, que tornaram a Região do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial), também está repleto benefícios.
O “problema” é que é um produto muito bom e que deve ser tomado com moderação, algo que nem sempre é conseguido. E, quem não cumpre com o mandamento “seja responsável, beba com moderação” sofre as consequências, pois reflete-se nos seus efeitos na saúde.
Leia também: Vinho tinto e chá verde são benéficos para a saúde

O Vinho tinto provoca-lhe dores de cabeça? Está aqui a solução
Uma revista internacional de inegável reputação, a Time, divulgou uma notícia há muito tempo desejada. Há uma forma de evitar a ressaca, depois de beber vinho. Algo importante e valioso, pois todos temos momentos em que necessitamos de celebrar de forma mais livre e efusiva, sem nos prendermos a restrições. Seja casamentos, batizados, festas de aniversário, promoção de emprego, a revelação de um filho são vários os motivos para uma celebração menos comedida.
Por vezes, aproveitamos uma sexta-feira para um jantar especial, longe das preocupações do trabalho e mais próximos de quem amamos. Para celebrar o momento, pedimos a carta de vinhos para ‘aquecer’ a noite e deixamo-nos levar. Ao molhar a palavra, na sequência de uma conversa mais animada, por vezes exageramos no exercício de levantar o copo.

A notícia
Cometeu alguns excessos e está a sofrer as consequências? A dor de cabeça é insuportável? Sem preocupações! Há dicas que o podem ajudar a superar a ressaca. É seguramente uma informação importante a ter em conta para o futuro, pois não faltam razões para que se encontrem outros motivos para celebrar.

A ressaca
Por que razão sofremos uma forte dor de cabeça ao acordar no dia seguinte a se ter abusado na quantidade de vinho ingerida? De acordo com a revista Time, tal acontecimento ocorre por via da existência no vinho de uma substância (a tiramina) que está na origem desse sintoma. É esta substância que gera essas pontadas na cabeça por via da influência que esta possui na pressão arterial.
Leia também: Descubra o que acontece se beber vinho tinto todas as noites
Esta substância está presente no vinho, sendo particularmente expressiva no tinto. O vinho contém também histamínicos, sendo que algumas pessoas não os conseguem metabolizar. Por isso, tomar um anti-histamínico pode evitar que isso aconteça. Basta que seja tomado antes de consumir a bebida alcoólica.

Conclusão
A investigação teve como conclusão que os taninos presentes no vinho podem ainda aumentar a produção de serotonina química no cérebro. Contudo, as mudanças que a serotonina causam no nosso cérebro podem levar a que se sinta dores de cabeça.
Por exemplo, quem sofre regularmente de enxaquecas deve optar por um vinho branco em detrimento do vinho tinto. O vinho branco não contém este tipo de químicos, pois são removidos durante a sua produção.
Penso que para mim, o que me provoca dor de cabeça são aqueles vinhos nos quais são adicionados uma quantidade excessiva de anidrido sulforoso. Nesse caso, basta uma taça de vinho para desencadear a dor de cabeça, além de espirros e coriza. Noto muito isso nos vinhos chilenos e um pouco nos demais países do Novo mundo. Muito raro nos vinhos espanhois e nos franceses.
Não sei se não li direito ou não entendi qual a solução pra resolver sobre a dor de cabeça pós tomar vinho
Não apresentei nenhuma solução para dor de cabeça!
Apenas escrevi que sempre tenho dor de cabeça após tomar vinhos tintos do Chile e de países do Novo Mundo (por exemplo, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul) e que acredito que seja o uso excessivo de conservantes, como o anidrido sulforoso, por parte dos produtores de vinho desses países.
Quanto à solução, no meu caso específico é bem simples, evito tomar vinho tinto produzido nesses países, limitando-me a tomar vinhos da Argentina, França e Espanha.
Eu entendi que para nao ter Dor de cabeca basta nao tomar o vinho tinto. Libre cultura.pt
Tem que tomar um anti-istaminico