Início Saúde Vinho tinto pode contribuir para prevenir o cancro do cólon

Vinho tinto pode contribuir para prevenir o cancro do cólon

Esta bebida alcoólica, além de saborosa, revela-se uma boa amiga da sua saúde. Saiba porque o vinho tinto pode contribuir para prevenir o cancro do cólon.

prevenir o cancro do cólon
Vinho tinto pode contribuir para prevenir o cancro do cólon

Um estudo recente comprova um dos efeitos positivos do vinho tinto concluindo que pode contribuir para prevenir o cancro do cólon. Portugal é um país que reconhece grande valor ao vinho tinto. Além de ser produtor de vinho tinto de excelência, no nosso país não faltam admiradores da bebida alcoólica. As medalhas de ouro em concursos internacionais comprovam a qualidade do vinho português. A presença diária nas mesas portuguesas comprova como esta bebida é muito estimada pelos portugueses. Esta bebida alcoólica, além de extremamente saborosa, revela-se benéfica para a saúde, quando consumida moderadamente.

Vinho tinto pode contribuir para prevenir o cancro do cólon

prevenir o cancro do cólon
Vinho tinto pode contribuir para prevenir o cancro do cólon

A fonte

Na revista científica Science Translational Medicine, foi publicado um artigo que revela as conclusões de um estudo desenvolvido por investigadores provenientes do Reino Unido. Os cientistas da Universidade de Leicester desenvolveram a sua investigação e o resultado final é extremamente positivo para os amantes de vinho tinto. Segundo os investigadores, esta bebida alcoólica está na origem de benefícios para a saúde.


Leia também: Chocolate e vinho tinto melhoram a memória, diz estudo


Outros estudos

No passado já foram desenvolvidos diversos estudos que defendem que o vinho está na origem de diversos benefícios, muitos deles tendo por base a presença de resveratrol.

Alguns investigadores analisaram que a toma de doses elevadas de resveratrol purificado tem um efeito positivo que atua no sentido da prevenção do cancro. Contudo, desta vez, os cientistas da universidade britânica centraram a sua atenção numa pequena dose diária.

prevenir o cancro do cólon
Vinho tinto pode contribuir para prevenir o cancro do cólon

O estudo

Os cientistas da Universidade de Leicester desenvolveram um trabalho de investigação em que foi realizada uma avaliação dos benefícios de se beber diariamente um copo de vinho tinto (sensivelmente 250 ml). Contudo, estes investigadores também levaram em linha de conta um consumo 200 vezes superior e compararam os seus efeitos.

A conclusão do estudo é de que o vinho tinto, quando consumido moderadamente (isto é, um copo de vinho tinto por dia), pode ajudar na prevenção do cancro do cólon.

Resveratrol

O resveratrol é um componente químico que está presente nas uvas vermelhas e que por isso também pode ser encontrado no vinho tinto. O resveratrol está não apenas na pele das uvas vermelhas, como também nas suas sementes. Este componente está na origem de um efeito protetor que é extremamente benéfico para a saúde.

prevenir o cancro do cólon
Vinho tinto pode contribuir para prevenir o cancro do cólon

Testes em ratinhos

Os investigadores realizaram testes em ratinhos que são propensos ao desenvolvimento de cancro do cólon. Os investigadores observaram que há uma diminuição de 50% no tamanho dos tumores destes ratinhos, depois de lhes ter sido administrada uma pequena dose de resveratrol. A redução destes tumores é substancialmente menos expressiva (apenas 25%) quando os ratinhos receberam uma grande quantidade do composto.

O comunicado

A equipa da Universidade de Leicester explicou em comunicado as diferenças entre os dois níveis de doses administradas. Nesse comunicado, é defendido que “as doses baixas de resveratrol foram duas vezes mais eficazes do que uma dose elevada no que respeita a travar o crescimento tumoral, embora este efeito só se tenha observado em modelos animais que seguiram uma dieta rica em gorduras”.

prevenir o cancro do cólon
Vinho tinto pode contribuir para prevenir o cancro do cólon

Testes em tumores de pacientes

Os investigadores não se contentaram com os testes realizados em ratinhos, por isso desenvolveram testes que foram realizados em amostras de tumores de pacientes com cancro do cólon. Nessas amostras, foram administradas diferentes doses de resveratrol. A conclusão dos investigadores foi semelhante.


Leia também: Descubra se o vinho tinto funciona como os antidepressivos


Eles constataram que a administração de resveratrol é sempre benéfica, podendo ser mais ou menos consoante a dose seja menos ou mais generosa. Quando administrada em menores quantidades, o resveratrol é mais eficaz, consegue penetrar nas células cancerígenas e afetar os processos de desenvolvimento de tumores.

prevenir o cancro do cólon
Vinho tinto pode contribuir para prevenir o cancro do cólon

Explicação

Karen Brown, que é docente do Departamento de Estudos Oncológicos da Universidade de Leicester, explicou: “Este estudo prova que pequenas quantidades podem ser mais eficazes na prevenção dos tumores do que doses elevadas”. Karen Brown que, além de ser uma especialista na área também contribuiu para a investigação, ainda sublinhou que este efeito pode ser comum “a outros químicos e vitaminas derivados de plantas que estão, também, a ser estudados com vista à prevenção do cancro”.

A investigadora reconhece que estes dados ainda estão numa fase preliminar, por isso ainda falta muito caminho. Para provar inequivocamente a eficácia do resveratrol, será indispensável haver mais ensaios clínicos com indivíduos com elevado risco de cancro do cólon.

Se pretende conhecer o artigo original, escrito em inglês, pode fazê-lo aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.