Vinho tinto português conquista medalha de ouro no Japão. Todos os anos os vinhos portugueses vão à descoberta de novos mundos, de novas conquistas. Como no passado aconteceu com os Descobrimentos, os vinhos nacionais são os novos embaixadores de Portugal.
As suas conquistas em todo o mundo comprovam que Portugal, com todas as suas riquezas e todas as suas condicionantes, é um país único, com uma capacidade incrível para a produção de vinhos de excelência. São vários as “expedições” em concursos internacionais de vinhos. Normalmente, na viagem de regresso, os portugueses trazem ouro, muito ouro, medalhas de ouro que reconhecem o mérito nacional para a produção de vinhos de qualidade superior.

Na Ásia, onde os portugueses foram pioneiros na época dos Descobrimentos, tendo sido os primeiros a pisar diversos países asiáticos, o seu sucesso é novamente reconhecido. Do Oriente, já não trazem especiarias, seda ou outros produtos, mas sim medalhas que reluzem.
Leia também: As 30 razões para beber vinho tinto
Vinho tinto português conquista medalha de ouro no Japão

O concurso
O concurso ‘Sakura Japan Women´s Wine Awards’ é um concurso que ocorre no Japão. Esta competição vínica é bastante particular, sendo que nela o júri é inteiramente composto por mulheres especialistas.
Entre as 560 mulheres que compuseram o júri estavam sommeliers, produtores, jornalistas, importadores e distribuidores. Neste evento, que é um dos maiores concursos vínicos asiáticos, a avaliação tem por base provas cegas, que provam referências das mais diversas origens.
Houve uma avaliação a mais de quatro mil vinhos, 4.333 vinhos, sendo estes provenientes de diversos pontos do planeta, tendo havido lugar à participação de 29 países! Portugal, naturalmente, teve a sua representação e… foi bem-sucedido!
Pode saber mais sobre o concurso japonês, aqui.

Participação portuguesa
No evento Sakura Japan Women’s Wine Awards, no Japão, os vinhos Blandy’s Sercial 10 Anos e Blandy’s Bual 10 Anos foram ambos galardoados com medalha de ouro. O produtor reagiu com natural entusiasmo:
“É com grande alegria que recebemos esta manhã a notícia destas 2 medalhas de ouro (…) Mais uma distinção que muito nos orgulha, vinda do outro lado do mundo, mas que consolida o Vinho Madeira e a Bandy’s como uma referência mundial.”
Na 7ª edição do concurso Sakura Japan Women’s Wine Awards, o vinho Quintas de Melgaço Alvarinho 2019 foi distinguido com Medalha de Ouro.

O Cabriz Reserva Tinto 2015 também recebeu uma medalha de ouro. A marca de referência da região do Dão mostrou que é um ‘puro sangue’ com mais uma prova da sua qualidade. Elegante e harmonioso, este vinho revela-se uma excelente opção para acompanhar pratos mais intensos, como assados ou carnes vermelhas grelhadas.
No entanto, houve outro vinho português que se destacou, merecendo uma medalha de prata. Foi o Casa de Santar Reserva Branco 2017. Sendo o Casa de Santar Reserva Branco um verdadeiro clássico do Dão, revelou com esta medalha que nasceu para ser eterno e intemporal. Sendo um vinho que pode fazer a diferença em momentos especiais, pode ser servido para acompanhar qualquer refeição, até porque qualquer refeição pode ser especial, dependendo da companhia.

Estes sucessos comprovam a excelência do vinho nacional. São medalhas que premeiam o esforço, a determinação, o engenho, a qualidade e o talento português para a produção de vinho.
Leia também: Descubra o que acontece se beber vinho tinto todas as noites
Estes resultados são encorajadores e demonstram que a qualidade do vinho português acaba por se impor, mesmo num mercado de vinhos distinto. Isso revela que o vinho nacional tem vindo a ter uma importância crescente a nível global, conquistando medalhas de ouro e reconhecimento nos quatro cantos do mundo.

Factos que atestam a universalidade e qualidade dos nossos vinhos portugueses, sejam eles brancos, tintos, rosés, vinhos do Porto. A verdade é que o vinho nacional se destaca mesmo em circunstâncias menos favoráveis.
Assim, em todos os concursos internacionais, Portugal reforça a sua posição, enquanto produtor de vinho de excelência, conquistando prestígio e notoriedade junto dos consumidores dos mais diversos países.
Havendo este sucesso internacional, devemos também nós, enquanto consumidores de bom vinho, dar prioridade ao vinho nacional. Se pretendemos beber um bom vinho, é sempre melhor opção apostar num vinho português! Mas, seja responsável, beba com moderação!…