Início Tradições Vinho tinto ou branco: qual o mais saudável?

Vinho tinto ou branco: qual o mais saudável?

As uvas vermelhas são usadas nos vinhos tintos, enquanto nos brancos podem usar-se vermelhas ou brancas. Entre vinho tinto ou branco, qual o mais benéfico?

Vinho tinto ou branco
Vinho tinto ou branco: qual o mais saudável?

As uvas vermelhas são usadas nos vinhos tintos, enquanto nos brancos podem usar-se vermelhas ou brancas. Entre vinho tinto ou branco, qual o mais benéfico para o seu organismo?

Na hora de escolher entre vinho tinto ou branco pode, claro, seguir o seu gosto. Mas, se quiser saber qual a opção mais saudável, então deve ter em conta alguns fatores, relacionados com as propriedades de cada um destes tipos de vinho.

O vinho é feito a partir da fermentação do sumo da uva. Após a colheita, a fruta é esmagada e a bebida é armazenada em cubas ou baldes. A partir daí, o açúcar da fruta será transformado em álcool. É um processo natural, em que podem intervir outras técnicas. A principal diferença entre o vinho branco e o tinto está no momento em que se inicia a sua fermentação.

Vinho tinto ou branco: qual o mais saudável?

Vinho tinto ou branco
Vinho tinto ou branco: qual o mais saudável?

Vinho branco

Esta bebida é sujeita a um processo de fermentação, antes do esmagamento da uva. Em seguida, o líquido é envelhecido em barris de carvalho ou de aço inoxidável. Aí, ele fica armazenado até atingir um ponto em que é engarrafado e comercializado. Quaisquer sedimentos, como peles e sementes, são removidos antes da fermentação.

Vinho tinto

Neste caso, o processo é diferente. Os resíduos são mantidos na composição para lhe fornecer o pigmento. Logo, este é um vinho muito mais rico em taninos e resveratol.


Leia também: Descubra o que acontece se beber vinho tinto todas as noites


Tipos de uvas

As uvas vermelhas são usadas nos vinhos tintos, enquanto nos brancos podem usar-se uvas vermelhas ou brancas. As vinícolas mais importantes de todo o mundo estão nos Estados Unidos da América, Austrália, França, Itália, Chile, Espanha e África do Sul.

Vinho tinto ou branco
Vinho tinto ou branco: qual o mais saudável?

O vinho e a saúde

Os vinhos tinto e branco possuem perfis nutricionais semelhantes. O tinto tem uma quantidade extra de minerais e vitaminas, enquanto o branco contém uma série de outras propriedades benéficas ao organismo. Por exemplo, a presença das peles e sementes no vinho tinto tornam-no rico em compostos vegetais, capazes de diminuir a incidência de doenças cardíacas.

Vinho tinto

Alguns estudos avançam que o consumo moderado de vinho tinto reduz em 30% o risco de doenças cardíacas. Tal é possível graças aos seus anti-inflamatórios e antioxidantes que atuam diretamente no coração. Outras pesquisas referem que o vinho tinto aumenta a quantidade de colesterol HDL no organismo.

O vinho tinto é ainda mais benéfico para a mente, devido à função antioxidante e anti-inflamatória do resveratrol, que não permite a formação de beta-amiloides no corpo. Assim, há menos risco de surgirem placas no cérebro ligadas à doença de Alzheimer.

Outra vantagem do tinto é que o resveratrol diminui as dores nas articulações e aumenta a sensibilidade à insulina.

O vinho tinta previne também as doenças associadas ao envelhecimento e cancerígenas.

Podemos dizer que o vinho branco oferece os mesmos benefícios, mas em menor quantidade.

Vinho tinto ou branco
Vinho tinto ou branco: qual o mais saudável?

Vinho branco

O vinho branco também melhora a saúde corporal e mental. Ele reduz o risco de doenças do coração, entre 25% a 40%. Um estudo dinamarquês concluiu que quem bebe baixas quantidades de vinho branco têm menor probabilidade de morrer de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, em comparação com as pessoas que bebiam cerveja, por exemplo.

O vinho branco também atua contra o mau colesterol, diminuindo o risco de morte por doenças do coração.

O consumo moderado desta bebida também previne as doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer.

Outra vantagem do consumo deste vinho é a melhoria ou prevenção dos casos de osteoartrite.

O risco de cancro, nomeadamente do pulmão, é diminuído com o consumo desta bebida.


Leia também: 13 motivos para beber vinho tinto todos os dias


Vinho tinto ou branco
Vinho tinto ou branco: qual o mais saudável?

Contra-indicações

No geral, se for feito um consumo moderado de vinho, não há quaisquer problemas ou efeitos secundários. Por isso, por dia, segundo a Organização Mundial da Saúde, não deve consumir-se mais do que dois copos, ou seja, não mais de 300ml.

O excesso de bebida faz com que se percam muitos dos seus benefícios, além de poder prejudicar alguns órgãos e aumentar o risco de doenças infeciosas no organismo e mesmo alguns tipos de cancro.

Conclusão

Assim, podemos concluir que ambos os vinhos são benéficos para a saúde, desde que consumidos com moderação e sempre acompanhados por hábitos de vida saudáveis. Faça uma alimentação variada, pratique desporto e tire partido das vantagens desta bebida, nunca excedendo a dose diária recomendada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.