Vinho tinto nacional ganha medalha de ouro no Japão. Os vinhos portugueses estão na ribalta. Durante anos, vários foram os concursos internacionais com a presença portuguesa. As marcas nacionais não se satisfazem com estar nos maiores eventos. Aproveitam os grandes palcos para reivindicar as cobiçadas medalhas.
São várias as medalhas de prata e ouro conquistadas nos últimos anos. São inúmeros os elogios recolhidos, assim como a fama de bons produtores e de bom vinho. Num contexto particularmente delicado, em que é importante recordar o valor do produto português, convém não esquecer os produtos que estão na origem destas grandes conquistas internacionais. Nesse sentido, valorizamos um produto de qualidade inatacável.
Leia também: Vinho tinto nacional ganha medalha de ouro em Paris

Vinho tinto nacional ganha medalha de ouro no Japão
O concurso
Este é um concurso internacional verdadeiramente especial. É realizado anualmente no Japão, sendo uma competição vínica com as suas peculiaridades. O júri é composto na sua totalidade por mulheres.
Na sua sétima edição, brilhou um vinho português que conquistou uma medalha de ouro. O júri era composto por 560 especialistas, estando entre elas sommeliers, jornalistas, produtoras, importadoras e distribuidoras.
Os Sakura Japan Women’s Wine Awards é, na verdade, um dos maiores concursos asiáticos do género. A realização de provas cegas em que é baseada a avaliação ajuda a conceder ao concurso uma elevada reputação. Neste evento, foram avaliados 4.333 vinhos, provenientes de 29 países, tendo sido provados vinhos de origens distintas e das mais variadas castas.
Pode saber mais sobre os Sakura Japan Women’s Wine Awards, aqui.

O vinho
Os vinhos portugueses têm fama de ser vinhos de qualidade, aliando a reputação a medalhas. Os vinhos nacionais ganham prémios internacionais com elevada frequência, tornando-se um motivo de orgulho para Portugal.
O Cabriz Reserva Tinto 2015 é um desses vinhos exemplares, tendo sido agraciado nos prestigiados Sakura Japan Women’s Wine Awards. O Cabriz Reserva Tinto 2015 conquistou a medalha de ouro, demonstrando toda a sua qualidade.

Cabriz Reserva Tinto 2015
Este vinho tornou-se uma marca de referência da região do Dão. O célebre tinto Cabriz Reserva 2015 tornou-se uma bandeira e com todo o mérito arrecadou a ambicionada medalha de ouro no concurso Sakura Japan Women’s Wine Awards.
Osvaldo Amado foi o enólogo / Winemaker responsável por este vinho, que no processo de vinificação sofreu um esmagamento com desengace total, maceração pelicular prolongada e suave e uma fermentação alcoólica a 26°C. Além disso, teve um período de maturação, passando 9 meses em barrica carvalho francês.

Notas de prova
Ao olhar, sobressai o aspeto límpido. O Cabriz Reserva Tinto 2015 é um vinho de cor rubi intenso com apontamentos ligeiros em tons acastanhados. Ao nariz, sobressai o aroma intenso em notas balsâmicas, apresentando ainda apontamentos florais, a frutos vermelhos e a frutos do bosque (bem maduros). Na boca, o Cabriz Reserva Tinto 2015 apresenta um sabor frutado, simultaneamente macio. É um vinho distinto que revela volume de boca e culmina de forma elegante e persistente.
Leia também: Vinhos Tintos Borges conquistam cinco medalhas de Ouro
Este vinho é constituído por um conjunto de castas de respeito, Touriga-Nacional (40%), Alfrocheiro (30%) e Aragonez (30%). Este tinto harmoniza bem com carnes vermelhas (nomeadamente quando são estufadas ou grelhadas), com carnes de caça e com queijos bem estruturados.
Pode saber mais sobre o Cabriz Reserva Tinto 2015, aqui.

Vinhos portugueses
Outros vinhos nacionais merecem ser destacados. Entre eles, sobressaem dois vinhos Madeira que conquistaram medalhas de ouro, na categoria dos vinhos generosos, foram eles o Blandy’s Sercial 10 Anos e o Blandy’s Bual 10 Anos.
O vinho Quintas de Melgaço Alvarinho 2019 também arrecadou o ouro na categoria dos Vinhos Verdes.
E se em vez de tanta conversa dissessem qual é o vinho premiado???
Muito…mimimi…mimimi…propagandas demais e nada de texto claro e direto
Não entensi poha nenhuma.. confusão do kct!