Vinho tinto e chocolate preto, o segredo para a eterna juventude. Existem boas notícias para os apaixonados por vinho tinto e por chocolate, dois produtos que agradam à grande maioria das pessoas, independentemente do género ou da idade. Estes produtos têm vindo a ser muito estudados, pois contêm propriedades na sua composição que os tornam particularmente benéficos para a saúde. Ambos os produtos revelam-se preciosos agentes anti-envelhecimento, contribuindo para que os efeitos do tempo sejam retardados. A pele também beneficia dos efeitos destes produtos, pois é mantida bela e jovem por mais tempo. Claro que isso implica que haja um consumo regular, mas moderado destes ingredientes.

Vinho tinto e chocolate preto, o segredo para a eterna juventude
O consumo
Já repararam que o vinho tinto e o chocolate nos acompanham nos bons e nos maus momentos? São realmente dois produtos fantásticos, deliciosos e irresistíveis que nos “apoiam” em momentos de pura felicidade e em momentos de elevada infelicidade.
Leia também: Vinho tinto e chá verde são benéficos para a saúde
Muitos gostam de beber um copo de vinho tinto, depois de um dia de trabalho exigente e cansativo. Outros escolhem o chocolate a meio do dia para dar um boost de energia que faça manter o rendimento por mais tempo. O chocolate também ajuda a digerir uma má notícia, tornando os efeitos menos nocivos para nós.

Investigações
Estes dois produtos têm vindo a ser estudados em diversas universidades. São vários os grupos de investigação que colocam estes produtos como centro da sua pesquisa. Nesses estudos são apresentadas diferentes conclusões, referenciando que estes produtos, quando consumidos de forma regular e moderada, geram diversos benefícios para a saúde.

O estudo
Na Universidade de Exeter, em Inglaterra, foi elaborado um estudo que revela uma conclusão extremamente agradável para os amantes do chocolate e para os apreciadores do vinho tinto. Nesse estudo, é revelado que os benefícios gerados por um consumo moderado e frequente vão muito além do que já havia sido comprovado anteriormente.
Ambos os produtos, que se destacam pela capacidade de gerar diversos admiradores e por serem bastante agradáveis, ajudam a combater os efeitos do envelhecimento. Ambos os produtos que tanto amamos contribuem para o combate às indesejadas rugas, ajudando ainda a manter a pele mais saudável e jovem.

A estética
A aparência saudável e bonita é algo que interessa quer a homens, quer a mulheres. Vivemos numa era em que ela é mais valorizada do que nunca e travar os efeitos do envelhecimento com estes dois produtos revela-se uma ótima notícia.
Resultados
Este estudo demonstrou que o vinho tinto e o chocolate preto são bons aliados no combate ao envelhecimento, atrasando os seus efeitos. Nos resultados apresentados, é revelado que estes dois produtos contribuem para o rejuvenescimento das células antigas do nosso corpo, contribuindo para que estas se tornem mais semelhantes às células jovens.
Os compostos dos flavonóides, presentes quer no chocolate preto, quer no vinho tinto, contribuem para o resultado obtido, sendo ainda evidentes os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Leia também: Descubra se o vinho tinto é afrodisíaco

Outros produtos
Os mesmos benefícios que foram encontrados nestes dois produtos fantásticos podem ser ainda encontrados nas uvas tintas, tal como nos mirtilos. O consumo regular e moderado destes produtos, se se prolongar no tempo, contribui para que as nossas células permaneçam jovens por mais tempo, concedendo mais longevidade às mesmas. Os efeitos disso mesmo fazem-se sentir na pele!

A investigação
Eva Latorre conduziu este estudo que revelou que em todas as experiências que foram realizadas pela equipa de investigação ficou comprovado que as células rejuvenescem. Os dados obtidos ao longo das experiências contribuíram para concluir que, em termos de terapias antienvelhecimento, há muito para fazer, pois estes dados recolhidos podem mesmo conduzir a progressos consideráveis nesta área.
Esta é definitivamente uma notícia extraordinária para quem adora estes produtos. Contudo, devemos sempre ter em conta que são benefícios que surgem após um consumo moderado, frequente e que se prolongue no tempo.