Início Saúde Descubra por que o Vinho Tinto é bom para corpo e mente

Descubra por que o Vinho Tinto é bom para corpo e mente

Conheça os benefícios deste néctar dos deuses. Descubra por que o vinho tinto é bom para corpo e mente.

Vinho Tinto é bom para corpo e mente
Descubra por que o Vinho Tinto é bom para corpo e mente

Conheça os benefícios deste néctar dos deuses. Descubra por que o vinho tinto é bom para corpo e mente. Ao longo da História, o vinho tinto foi sendo usado para vários fins, nomeadamente medicinais. Há vestígios que provam esses usos e a sua relação com o tratamento de enfermidades como problemas digestivos ou herpes.

Além dos vestígios, os estudos científicos, mais ou menos recentes, têm comprovado o benefício do consumo moderado desta bebida no que toca à melhoria da saúde do coração e da função cognitiva, na redução do stress oxidativo e na regularização dos níveis de açúcar no sangue. Em pequenas quantidades, o vinho tinto é um superalimento, pois fornece poderosos antioxidantes (quercetina e o resveratrol), capazes de tratarem o corpo a nível celular. Fique a saber mais.

Descubra por que o Vinho Tinto é bom para corpo e mente

Vinho Tinto é bom para corpo e mente
Descubra por que o Vinho Tinto é bom para corpo e mente

Aumentar a saúde do coração

Os polifenóis, o resveratrol e a quercetina presentes no vinho tinto têm propriedades cardioprotetoras. Logo, beber moderadamente vinho tinto melhora a saúde cardiovascular. Mas de que forma?

Os seus nutrientes antioxidantes adiam o avanço da aterosclerose, relacionada com a acumulação de gorduras, o colesterol e a placa nas paredes das artérias. A ingestão moderada desta bebida pode mesmo diminuir a mortalidade cardíaca devido a esta doença.


Leia também: Descubra o que acontece se beber vinho tinto todas as noites


Outro aspeto a considerar é que o resveratrol protege as células cardíacas do dano tecidual após um acidente vascular cerebral, inibindo ou reduzindo a acumulação de plaquetas, de triglicerídeos e de colesterol. Além disso, ele relaxa as artérias coronárias.

A quercetina é outro flavonoide importante neste ponto, pois regula os níveis de pressão arterial, reduzindo a inflamação e prevenindo o stress oxidativo.

Vinho Tinto é bom para corpo e mente
Descubra por que o Vinho Tinto é bom para corpo e mente

Melhorar o colesterol

Alguns estudos, associam o consumo de vinho tinto a um aumento significativo do colesterol HDL e a uma diminuição dos níveis de colesterol LDL. Tal está diretamente relacionado com a redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Combater os danos causados pelos radicais livres

Os radicais livres são, em parte, responsáveis pelas doenças crónicas e degenerativas, como cancro, doenças auto-imunes, artrite reumatóide, doenças cardiovasculares e doenças neurodegenerativas. Os antioxidantes do vinho tinto vão ajudar a neutralizar o stress oxidativo, limitando a ação dos radicais. Além disso, eles vão aumentar as defesas imunológicas do corpo e diminuir o risco de desenvolver vários problemas de saúde.

Mais uma vez, o resveratrol vai ajudar a combater os danos dos radicais livres, bloqueando o avanço e progressão da doença cancerígena.

Vinho Tinto é bom para corpo e mente
Descubra por que o Vinho Tinto é bom para corpo e mente

Ajudar a gerir a diabetes

O vinho tinto é capaz de retardar a passagem da glicose para a corrente sanguínea, ajudando a prevenir o aumento dos níveis de açúcar no sangue. Por essa razão, o vinho tinto pode ser muito importante na dieta dos diabéticos. A responsabilidade é do polifenóis que conseguem inibir as enzimas em quase 100%. Por outro lado, o vinho tinto não interfere na enzima pancreática, responsável pela decomposição do amido que evita os efeitos colaterais dos medicamentos para o açúcar no sangue.

Combater a obesidade e o ganho de peso

As uvas e, por conseguinte, o vinho tinto possui piceatannol, uma substância com uma estrutura química semelhante à do resveratrol. Este componente bloqueia a capacidade de uma célula adiposa imatura se desenvolver e crescer. Além disso, ele é capaz de destruir as células adiposas no início do processo de desenvolvimento celular, prevenindo a sua acumulação e o ganho de massa corporal.

Vinho Tinto é bom para corpo e mente
Descubra por que o Vinho Tinto é bom para corpo e mente

Prevenir a doença de Alzheimer

Os estudos afirmam que quem faz uma dieta mediterrânea tem um risco 28% menor de desenvolver transtorno cognitivo leve e um risco 48% menor de progredir para doença de Alzheimer. A causa pode estar no resveratrol, neuroprotetor capaz de controlar as principais caraterísticas da doença de Alzheimer, retardar a sua progressão e reduzir o stress oxidativo.


Leia também: 13 motivos para beber vinho tinto todos os dias


Componentes benéficos do vinho tinto

Quercetina

A quercetina é um antioxidante muito importante no combate aos danos dos radicais livres e aos efeitos do envelhecimento e da inflamação. Esta substância pode ajudar em casos de:

– Infeções

– Fadiga crónica

– Distúrbios autoimunes

– Artrite

– Alergias

– Problemas nos vasos sanguíneos

– Comprometimento cognitivo

– Distúrbios relacionados aos olhos

– Colesterol alto

– Doenças cardíacas

– Doenças de pele

– Cancro

– Úlceras estomacais

– Aterosclerose

– Diabetes

– Gota

Vinho Tinto é bom para corpo e mente
Descubra por que o Vinho Tinto é bom para corpo e mente

Procianidinas

Estas substâncias estão, também, presentes no chocolate e maçãs. Elas são antioxidantes e estimulam a função imunológica.

Resveratrol

Este é um antioxidante bioflavonoide polifónico presente no vinho tinto. É outro componente que combate os danos dos radicais livres, o declínio cognitivo, a obesidade e as doenças cardiovasculares.

Conclusão

Mais vinho não significa mais benefícios. O vinho tinto contém álcool que é uma neurotoxina, capaz de envenenar o cérebro e afetar o fígado. Portanto, não exceda os 5 copos por semana e faça um consumo moderado desta bebida, para tirar partido de todos os seus benefícios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.