Início Saúde Vinho tinto é benéfico e pode ajudar a tratar a acne

Vinho tinto é benéfico e pode ajudar a tratar a acne

O vinho tinto tem um antioxidante que pode revelar-se precioso: resveratrol. Por isso é o vinho tinto é benéfico e pode ajudar a tratar a acne.

Vinho tinto é benéfico
Vinho tinto é benéfico e pode ajudar a tratar a acne

O vinho tinto é benéfico e pode ajudar a tratar a acne. É muito provavelmente a doença da pele mais vulgar, a acne comum afeta entre 85 a 100% da população em qualquer momento da sua vida. Contudo, as faixas etárias mais afetadas situam-se entre os 10 e os 24 anos. Este é um problema muito frequente (e quase universal) durante a adolescência. E o vinho tinto é uma das bebidas mais estimadas pelos portugueses. Sendo Portugal um país em que há produtores de vinho de excelência (com medalhas de ouro e prata conquistadas em eventos internacionais), a verdade é que é também um país de consumidores de vinho.

É natural, pois o vinho é uma bebida saborosa que permite tornar qualquer refeição ainda mais especial. Mas, além do sabor, o vinho é ainda uma bebida que está na origem de diversos benefícios para a saúde. Um estudo recente revela mesmo que o vinho tinto pode ser benéfico para problemas de acne. Pretende saber mais?

Vinho tinto é benéfico e pode ajudar a tratar a acne

Vinho tinto é benéfico
Vinho tinto é benéfico e pode ajudar a tratar a acne

A fonte

Na revista científica Dermatology & Therapy, foi publicado um estudo que se seguiu a uma investigação realizada por uma universidade dos Estados Unidos da América. Na reputada Universidade da Califórnia de Los Angeles (conhecida sob a sigla UCLA), foi realizada essa investigação. Esta universidade é a primeira que consegue comprovar o benefício da utilização do resveratrol e do peróxido de benzoíla (oxidante usado, convencionalmente, para tratar a acne) em simultâneo contra a bactéria que causa o acne, a doença cujo nome científico é ‘Propionibacterium acnes’.


Leia também: Descubra o que acontece se beber vinho tinto todas as noites


Resveratrol

O vinho tinto possui um antioxidante chamado resveratrol que está presente nas uvas vermelhas, nomeadamente na pele e sementes destas. Por isso pode também ser encontrado no vinho tinto sendo, portanto, uma bebida benéfica para a saúde, quando bebida moderadamente. Segundo as conclusões deste estudo, o vinho tinto permite inibir o crescimento da bactéria que é causadora da acne.

Vinho tinto é benéfico
Vinho tinto é benéfico e pode ajudar a tratar a acne

O estudo

A principal autora do estudo é Emma Taylor, que é professora de medicina da UCLA. A autora revelou: “Inicialmente, pensámos que, uma vez que as ações dos dois compostos são opostas, a combinação as anularia, mas não foi o que aconteceu”.

Ou seja, a conclusão de que a combinação do resveratrol com a medicação tradicional revela benefícios surpreendeu, mas a conclusão a que chegaram foi de que ambos, em conjunto, podem vir a ser usados no sentido de desenvolver tratamentos mais eficazes.

Emma Taylor explicou: “os resultados provam que combinar um antioxidante com um oxidante pode contribuir para sustentar a atividade de combate à bactéria durante mais tempo”.

Vinho tinto é benéfico
Vinho tinto é benéfico e pode ajudar a tratar a acne

Resultados

O resveratrol é um antioxidante presente no vinho tinto e funciona por via da interrupção da formação de radicais livres (estes causam danos nos tecidos e nas células). O oxidante  peróxido de benzoíla tem um funcionamento contrário, pois este atua no sentido da criação  dos radicais livres que atacam e matam a bactéria que está na origem da formação da acne. Logo, a combinação do antioxidante e do oxidante (resveratrol + peróxido de benzoíla) reduz surpreendentemente a vermelhidão e a irritação da pele.

Vinho tinto é benéfico
Vinho tinto é benéfico e pode ajudar a tratar a acne

Testes em laboratório

Taylor e a restante equipa de investigadores realizaram uma série de procedimentos para chegar a estas sólidas conclusões. Por um período de 10 dias foram cultivadas e monitorizadas em laboratório colónias da bactéria da acne.

Foram acrescentadas diferentes concentrações da dupla (de resveratrol e peróxido de benzoíla), sendo analisada a sua a ação e evolução, quer sendo estas usadas e analisadas em conjunto, quer em separado.

Vinho tinto é benéfico
Vinho tinto é benéfico e pode ajudar a tratar a acne

Constatações

A equipa de investigadores, ao longo de todo o processo, constatou que o peróxido de benzoíla era eficaz num curto espaço de tempo, pois sendo capaz de eliminar todos os sinais da bactéria, o efeito não se prolongava no tempo, pois durava menos de 24 horas.

A mesma equipa constatou que o resveratrol atua no sentido de inibir o crescimento bacteriano por um longo período de tempo. Contudo, a sua ação revela-se mais lenta.

Em comunicado, Jenny Kim, que é uma investigadora integrada neste estudo, revelou: “Foi como combinar o melhor de dois mundos e realizar um ataque duplo à bactéria”. Logo o antioxidante e o oxidante usados em conjunto revelam maior eficácia na redução da presença da ‘Propionibacterium acnes’.

Vinho tinto é benéfico
Vinho tinto é benéfico e pode ajudar a tratar a acne

Conclusões

Emma Taylor defende no estudo que a combinação destes dois componentes desencadeia uma ação antibacteriana mais prolongada. Além disso também há uma minimização da toxicidade do tratamento. A equipa de investigação da UCLA também realizou testes na toxicidade usando esta dupla em culturas de células humanas da pele e do sangue.

Foi observado que o peróxido de benzoíla, numa utilização tópica em grande quantidade,

revela uma vermelhidão e irritação cutânea que é resultado desta substância ser muito mais tóxica do que o resveratrol. Usadas em conjunto, elas reduzem a sua agressividade e aumentam a durabilidade e a eficácia. Estas conclusões levam a que se perspetive a criação de uma terapia mais eficiente e menos agressiva, sendo esta aplicada localmente no problema de acne.


Leia também: Descubra se o vinho tinto funciona como os antidepressivos


Vinho tinto é benéfico
Vinho tinto é benéfico e pode ajudar a tratar a acne

Alerta

Contudo, a equipa de investigação reconhece que é indispensável a realização de mais testes de laboratório. Esse é o passo que se segue na investigação, pois permitirá uma melhor compreensão do funcionamento dos dois compostos usados em conjunto. Portanto, para validar a descoberta e esta ser usada em pacientes reais, será necessário mais tempo, mais análises, mas é previsível que o futuro reserve boas soluções na sequência deste estudo.

Moderação

Seja responsável, beba com moderação. Um consumo excessivo de vinho tinto, além de ser imprudente, pode revelar-se trágico para a saúde, pois cancela as suas propriedades medicinais e ainda se torna nocivo. Só é possível obter os benefícios do vinho tinto, se este for bebido com moderação. Neste caso, a recomendação é de um copo por dia.

Se pretende conhecer o artigo original, escrito em inglês, pode fazê-lo aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.