Mais um exemplo de sucesso do vinho português em concursos internacionais. Grande Reserva Tinto da Quinta Vale D’Aldeia conquista uma Medalha de Platina nos DWWA.
O vinho português é um dos grandes produtos nacionais. Ano após ano, consegue aumentar os seus sucessos, melhorar os seus números de vendas, melhorar os números de conquistas de medalhas, sejam elas de ouro, prata ou outros reconhecimentos.
As notícias de sucesso de vinho português já não surpreendem, somando-se umas às outras. Desta vez, foi uma medalha de platina.
Vinho Tinto nacional conquista Medalha de Platina nos DWWA

O evento
Os Decanter World Wine Awards (DWWA) são a maior competição de vinhos do mundo, sendo ainda a mais influente. É um evento com um alcance mediático verdadeiramente incomparável.
No seu 18º ano, os Decanter World Wine Awards (DWWA), este evento distinto, apresentou uma reputação única. Os vinhos que alcançam sucesso neste certame conquistam uma enorme credibilidade, pois este evento conta com alguns dos maiores especialistas em vinhos de todo o mundo.
Existem muitos vinhos portugueses que já alcançaram sucesso no certame DWWA, logo asseguraram para o vinho uma mais-valia reconhecida internacionalmente, pois as pessoas confiam no processo rigoroso de avaliação deste evento.
Saiba mais sobre o certame, aqui.

Medalha de Platina para vinho português
O vinho que recebeu a Medalha de Platina nos DWWA foi o Grande Reserva Tinto da Quinta Vale D’Aldeia. No Decanter World Wine Awards 2021, este vinho português, colheita de 2018, conseguiu somar 97 pontos. Assim, conseguiu arrecadar a Medalha de Platina.
O Grande Reserva Tinto é um vinho que apenas é produzido nos anos em que a matéria-prima é de qualidade excecional, que foi o que aconteceu no ano de 2018. Para a produção deste vinho foram usadas diversas castas, sendo que as castas Touriga Franca e Touriga Nacional estão na base do lote.
Os vinhos da Quinta Vale D’Aldeia, como o Grande Reserva Tinto, são distribuídos em Portugal pela distribuidora nacional de bebidas mais antiga, a Vinalda, que foi fundada em 1947.

Explicação do diretor-geral
José Reverendo Conceição, diretor-geral e enólogo da Quinta Vale D’Aldeia, teve a oportunidade de apresentar o vinho em questão e fê-lo da seguinte forma:
“O Quinta Vale D´Aldeia Grande Reserva Tinto nasce da minha vontade de criar um vinho de excelência, criativo e que revele toda a autenticidade do terroir do Douro Superior e das vinhas de altitude”, prosseguindo, defendendo que este é um “vinho criativo com um perfil moderno, sem abdicar da tradição do Douro, um vinho elegante, com bastante densidade e muita frescura”.
O diretor-geral da Quinta Vale D’Aldeia, em Mêda, Douro Superior, aprofundou a apresentação do vinho, defendendo que a “excelência deste vinho se reflete nos resultados obtidos nos melhores concursos nacionais e internacionais de vinhos e em toda a crítica especializada.”

Nota de prova
A nota de prova dos Decanter World Wine Awards 2021, que deu a Medalha de Platina ao Quinta Vale D´Aldeia Grande Reserva Tinto 2018, refere:
“Groselha preta, bagas e cereja no nariz. Frescura na boca, bergamota e violeta com notas de mirtilo e chá earl grey. Taninos finos e acidez elegante num final longo.”

Histórico de sucesso
O Quinta Vale D´Aldeia Grande Reserva Tinto gozou de grande sucesso ao longo dos anos (nomeadamente em 2014, 2015 e 2018), tendo sido reconhecido em diversos eventos internacionais.
Eis alguns exemplos do sucesso deste vinho, que foi reconhecido e premiado em vários concursos:
- O Quinta Vale D´Aldeia Grande Reserva Tinto 2014 foi considerado o Melhor Vinho Português no Concurso Mundial de Bruxelas 2019.
- O Quinta Vale D´Aldeia Grande Reserva Tinto 2018 (o mesmo que alcançou esta distinção na revista Decanter) já tinha conquistado uma Grande Medalha de Ouro no Concurso Vinhos de Portugal 2021.
- O Quinta Vale D´Aldeia Grande Reserva Tinto 2018 (o mesmo que alcançou esta distinção na revista Decanter) já tinha conquistado uma Medalha de Ouro no Mundus Vini Spring Tasting 2021.

Quinta Vale D´Aldeia
Informação útil
Morada: Quinta Vale d’Aldeia, Estrada Nacional 331 Vale da Manta 6430-119 Meda
GPS: 40°58’11.5″N 7°14’31.6″W
Contactos: [email protected] / +351 969 268 208 / +351 279 883 229
Saiba mais informações, aqui.
Leia também:
- Vinhos Portugueses: Os dez melhores vinhos brancos abaixo de 10€
- 6 bons vinhos tintos do Alentejo abaixo de 5€
- Vinho tinto ou branco, qual tem menos calorias?
NCultura
Se leu “Vinho Tinto nacional conquista Medalha de Platina nos DWWA” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se tem um particular interesse neste tema, conheça outros artigos sobre vinho, há diversos artigos do género no NCultura. Se tem paixão pelo mundo dos vinhos e da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura.
Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões! Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Destinos e viagens, Lifestyle, Língua portuguesa, Receitas, Histórias, entre outras…