Fique a par de todas as vantagens que o vinho tinto pode trazer para a sua saúde. Conheça os benefícios para o coração, perda de peso e diabetes.
Se o vinho tinto for consumido com moderação, ele pode ter um efeito muito positivo na saúde cardiovascular. Além disso, ele melhora a função cognitiva, reduz o stress oxidativo e normaliza os níveis de açúcar no sangue.
Em pequenas quantidades, o vinho tinto funciona como um superalimento com vários antioxidantes, como a quercetina e o resveratrol, que melhoram a saúde celular. Fique a saber mais.
Vinho Tinto: benefícios para o coração, perda de peso e diabetes

Melhora a saúde do coração
Os compostos bioativos do vinho tinto, como os polifenóis, resveratrol e quercetina, têm propriedades cardioprotetoras. Os antioxidantes do vinho podem, ainda, retardar a progressão da aterosclerose.
O resveratrol protege as células cardíacas, inibe a acumulação de plaquetas, diminui os níveis de triglicerídeos e colesterol e relaxa as artérias coronárias.
A quercetina regula os níveis de pressão arterial, reduz a inflamação e previne o stress oxidativo.
Controla o colesterol
O consumo de vinho aumenta os níveis de colesterol HDL, enquanto diminui os níveis de colesterol LDL.

Combate a ação dos radicais livres
Os antioxidantes do vinho tinto neutralizam o stress oxidativo e eliminam os radicais livres. Além disso, aumentam as defesas do organismo e diminuem o risco de desenvolver outros problemas de saúde.
O resveratrol bloqueia a progressão do tumor e regula as respostas inflamatórias do corpo.
Leia também: Propriedades únicas e benefícios do Vinho Tinto
Ajuda a controlar diabetes
O vinho tinto é capaz de ajudar a prevenir o aumento dos níveis de açúcar no sangue. Por esse motivo, quando consumido com moderação, ele é recomendado mesmo a diabéticos, principalmente aos pacientes com diabetes tipo 2.

Combate a obesidade
O piceatanol tem uma estrutura química semelhante ao resveratrol e bloqueia a capacidade de uma célula adiposa imatura se desenvolver e crescer. Verificou-se também que altera o tempo de expressão dos genes, funções dos genes e funções da insulina durante o processo Além disso, ele altera o metabolismo das células adiposas, inibindo a adipogénese.
Em síntese, ele destrói as células adiposas no início do seu processo de desenvolvimento celular, prevenindo assim a acumulação de células adiposas e, logo, o ganho de massa gorda.
Ajuda a prevenir a doença de Alzheimer
Quem bebe moderadamente vinho tinto e tem uma dieta mediterrânica, possui menor risco de desenvolver um transtorno cognitivo leve e, caso o tenha, há um menor risco que ele progrida para a doença de Alzheimer.
Há até estudos que já apontam o vinho não só como medida preventiva, mas também como tratamento natural do Alzheimer. O resveratrol é capaz de controlar a doença e retardar a progressão da demência. Isto, porque o resveratrol reduz o stress oxidativo e a inflamação, funcionando como neuroprotetor.

Conclusão
Os estudos têm demonstrado que quem ingere, com moderação, vinho tinto, acaba por ter menor risco de contrair uma doença arterial coronária, além de emagrecer e controlar a diabetes. Contudo, é importante sublinhar que beber vinho tinto não é garantia de nada, se a este hábito não se juntarem outros comportamentos saudáveis.
Leia também: Um copo de vinho tinto por dia faz bem à saúde. Mito ou verdade?
É fundamental adotar bons estilos de vida, praticando exercício físico com regularidade (pelo menos 30 minutos por dia); fazendo uma dieta saudável, repleta de frutas e legumes; não fumando; e reduzindo o stress.
Não há alimentos milagrosos, nem isentos de desvantagens. Por isso, não precisa de excluir um copo de vinho da sua dieta, mas tenha atenção para não exagerar na quantidade e para adotar rotinas de vida saudáveis.
Comentários 1