Portugal tem a sorte e o engenho de contar com produtoras que conseguem assegurar bons resultados em eventos internacionais. Recentemente voltou a acontecer, o que comprova que o vinho português goza de elevada reputação. Apesar da dimensão do país, os vinhos nacionais conseguem sempre alcançar medalhas em eventos internacionais importantes e de elevada reputação.
O Mundos Vini 2023 é um desses eventos que atrai as melhores produtoras do mundo. Ele realizou-se na Alemanha. No reputado evento alemão, o vinho “15 Vindimas” da Herdade das Aldeias de Juromenha foi premiado com a medalha Mundus Vini Gold.
Vinho tinto “15 Vindimas” conquista medalha de ouro na Alemanha
Recentemente, realizou-se a 32ª edição do Grand Internacional Wine Award Meininger 2023. Este concurso é considerado um dos eventos internacionais de avaliação vitivinícola mais importantes do mundo. O concurso foi realizado na Alemanha.
Este evento acontece duas vezes por ano. A Meininger Verlag oferece às produtoras a oportunidade de apresentar os respetivos vinhos numa das mais competições internacionais mais populares.
Os vinhos são provados por especialistas de 40 países, sendo avaliados de forma independente e especializada. Neste evento, os melhores vinhos recebem. Entre os prémios mais cobiçados, estão a medalha MUNDUS VINI, como “Grand Gold”, a medalha “Gold” ou a medalha “Silver”.
Mais informações, aqui.
Neste evento, um dos vinhos nacionais que merecem ser destacados foi “15 Vindimas”. Este vinho regional tinto alentejano causou uma “boa impressão geral”, mereceu elogios pelo seu aroma e sabor, apresentando nota máxima nas categorias de harmonia, corpo, complexidade e potencial.
Este vinho português conquistou 94 pontos numa tabela classificativa de 100. Por isso, o “15 Vindimas” brilhou na avaliação de prova no Grand Internacional Wine Award Meininger 2023. O “15 Vindimas” é um vinho que nasceu na Herdade das Aldeias de Juromenha, que se encontra a 15 quilómetros de Elvas. Este néctar é uma Grande Reserva de 2018, uma edição limitada numerada. O vinho “15 Vindimas” foi produzido em 2018. Ele teve um amadurecimento de 24 meses em barricas de carvalho francês. O nome “15 Vindimas” representa o número de vindimas já realizadas naquela adega.
A Adega Herdade das Aldeias de Juromenha encontra-se presente a 15 km da Cidade de Elvas. Portanto, está localizada bem no coração do Alentejo. A empresa nasceu no ano de 1998. Ela encontra-se situada numa zona de grande tradição na arte de fazer vinho. As primeiras vinhas foram plantadas no Monte dos Outeiros, junto à Herdade das Aldeias, tendo sido assim realizado o início da 1ª fase do projeto.
Neste espaço, apenas foram plantadas castas tradicionais de Portugal, nomeadamente: Trincadeira, Aragonês, Antão Vaz, Alicante e Verdelho. Nasceu, desta forma, uma construção de linhas direitas, composta pelos singulares tons tórridos da paisagem quente alentejana na qual a herdade está inserida, destacando-se as vistas para as vinhas, para o Rio Guadiana e para a encantadora Juromenha.

Atualmente, as vinhas locais encontram-se na sua 7ª fase de expansão, já alcançando os 70 ha. Por aqui, encontram-se plantadas (predominantemente) castas autóctones portuguesas, existindo também castas internacionais, destacando-se, Syrah, Carbernet Sauvignon, entre outras.
O vinho principal é designado Aldeias de Juromenha, existindo 5 marcas associadas ao nosso vinho, nomeadamente: D. Januário, Aldeias de Juromenha, Forte da Graça, Herdade das Aldeias e SAMO.
A gama da herdade é composta por Aldeias de Juromenha tinto, branco e rosé. Há colheita selecionada, dentro dos vinhos jovens, Touriga Nacional, Syrah, Verdelho e Viognier, dentro dos monovarietais e os topo de gama Reserva e Garrafeira.
Todos os vinhos da produtora já foram medalhados. Já foram arrrecadadas 34 medalhas atribuídas em concursos (inter)nacionais. Foram elas: 7 medalhas de ouro, 14 medalhas de prata e 13 medalhas de bronze.
Leia também:
- Salgueirais: A aldeia onde se pagava o imposto do vinho no Centro de Portugal
- 15 dicas para tirar nódoas de vinho tinto facilmente
- Vinho dos Mortos, uma história incrível de Boticas

15 Vindimas Grande Reserva 2018 Aldeias de Juromenha
- Notas de prova: este vinho apresenta cor rubi profunda. No nariz, revela aroma a compota com notas de cereja, destacando-se frutos do bosque e travo a pimento maduro. Na boca, este néctar revela um sabor tostado e amanteigado, com taninos gordos. O fim de boca é longo e untuoso, verdadeiramente apaixonante.
- Processo de vinificação: 15 Vindimas foi vinificado pelo processo tradicional, em lagares de inox, tendo havido controlo de temperatura de fermentação a cerca de 25°C e envelhecido em barricas de carvalho francês ao longo de 24 meses.
- Serviço: o vinho 15 Vindimas deve ser servido à temperatura de 16-18 ºC. Este néctar é perfeito para acompanhar pratos de carne e queijos.
- Processo de conservação: as garrafas do 15 Vindimas devem ser colocadas em local arejado e escuro, com temperatura entre 12-13ºC e com humidade relativa perto dos 60%.
- Longevidade prevista: este vinho tem uma longevidade de 8 anos.
Este vinho pode ser comprado por 49,99 €, com IVA.