Início Saúde Vinagre de Vinho Tinto: como fazer e 6 benefícios surpreendentes

Vinagre de Vinho Tinto: como fazer e 6 benefícios surpreendentes

O vinagre de vinho tinto não é apenas um molho de salada. Na verdade, o ácido acético, presente no vinagre, traz muitas vantagens para o seu organismo.

Vinagre de Vinho Tinto
Vinagre de Vinho Tinto: como fazer e 6 benefícios surpreendentes

O vinagre de vinho tinto não é apenas um molho de salada. Na verdade, pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue, proteger a pele, ajudar na perda de peso, conter poderosos antioxidantes, retardar os sinais de envelhecimento e melhorar a saúde do coração. O vinagre de vinho tinto é feito a partir de vinho envelhecido, obtido através da fermentação dos hidratos de carbono do álcool. As bactérias aí presentes produzem ácido acético, responsável pelo sabor e aroma do vinagre.

Este vinagre é muito usado na culinária, nomeadamente para temperar saladas, carnes, molhos e fazer marinadas. Trata-se de um ingrediente que pode ser perfeitamente incluído em dietas, pois ajuda a perder peso e a queimar e a reduzir a gordura corporal. É ainda muito saciante, reduz a glicose no sangue, melhora a saúde da pele, combate infeções bacterianas, acelera a renovação das células da pele e age contra o envelhecimento.

Vinagre de vinho tinto: benefícios para a sua saúde

Vinagre de Vinho Tinto
Vinagre de Vinho Tinto: como fazer e 6 benefícios surpreendentes

Baixar os níveis de açúcar no sangue

O ácido acético ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e retarda a digestão de hidratos de carbono, o que resulta em menos glicose no sangue. Ingerir 30 ml de vinagre antes de uma refeição rica em hidratos de carbono diminui o açúcar no sangue em 64%.

O vinagre de vinho tinto é, ainda, capaz de diminuir o índice glicémico (IG) presente nos alimentos consumidos.


Leia também: Vinho Tinto: benefícios para o coração, perda de peso e diabetes


Vinagre de Vinho Tinto
Vinagre de Vinho Tinto: como fazer e 6 benefícios surpreendentes

Proteger a pele

Este vinagre tem antioxidantes (antocianinas) que combatem as infeções bacterianas e os danos causados na pele. Além disso, ele possui resveratrol, um antioxidante que combate cancros de pele, como o melanoma. O resveratrol é capaz de eliminar as células cancerígenas da pele e diminuir o crescimento de novas células cancerígenas.

Ajudar na perda de peso

O ácido acético reduz o armazenamento de gordura, aumenta a eliminação de gordura e diminui o apetite. Além disso, adia a libertação da grelina, a “hormona da fome”. Assim, sente-se saciado por mais tempo.

Vinagre de Vinho Tinto
Vinagre de Vinho Tinto: como fazer e 6 benefícios surpreendentes

Conter poderosos antioxidantes

Este vinagre tem polifenóis, como o resveratrol, que funcionam como poderosos antioxidantes. Eles conseguem prevenir os danos celulares causados pelos radicais livres, responsáveis por doenças crónicas como o cancro, diabetes e doenças cardíacas.

Melhorar a saúde do coração

O ácido acético e o resveratrol ajudam a prevenir coágulos sanguíneos e a reduzir o colesterol, a inflamação e a pressão arterial. Eles relaxam os vasos sanguíneos e aumentam a quantidade de cálcio nas células, melhorando a circulação e reduzindo a tensão arterial. Além disso, estes componentes do vinagre reduzem os níveis de triglicerídeos e o colesterol.

Vinagre de Vinho Tinto
Vinagre de Vinho Tinto: como fazer e 6 benefícios surpreendentes

Ser versátil

Além da culinária, o vinagre de vinho tinto pode, ainda, ser usado para cuidados pessoais. Dilua este vinagre em água para criar um tónico facial, fazer um banho calmante para a pele e tratar queimaduras leves.


Leia também: Azeite de oliva e os benefícios para a saúde e estética


Como fazer?

Aprenda, agora, como fazer vinagre de vinho tinto.

– Junte as sobras de vinho numa garrafa.

– Acrescente uma quantidade de vinagre de vinho comercial, que contenha bactérias acéticas.

– Agite e tape o recipiente com um pedaço de tecido, permitindo a entrada de ar.

– Feche o recipiente com um elástico e guarde em local fresco.

– Diariamente, destape o recipiente e agite bem para que haja renovação do ar.

– O tempo de fermentação dependerá da quantidade de vinho e do arejamento.

– No final do processo de acidificação, pode diluir o vinagre num pouco de água. Pode, ainda, aromatizá-lo com um vinho licoroso, vinho do Porto ou molho de soja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.