Saiba se o vinagre de maçã para prevenir queda de cabelo é eficaz ou não. Conheça as propriedades especiais deste produto tão versátil, quanto poderoso.
O vinagre de maçã é um produto especial. Este produto, muitas vezes identificado como vinagre de sidra, como também é conhecido, contém propriedades distintas que o tornam particularmente valioso para o nosso organismo.
Vários estudos científicos confirmaram nas suas conclusões que este produto se revela muito positivo, estando na origem de diversos benefícios para a saúde, nomeadamente quando é consumido de forma regular e moderada.
As suas propriedades são tão ricas que ele pode ser usado para muitos outros fins, nomeadamente na limpeza ou na estética. Por exemplo, este produto pode ajudar a impedir a queda de cabelo.
Atenção! O vinagre de maçã para prevenir queda de cabelo é eficaz?

O vinagre de maçã
São cada vez mais as pessoas a recorrerem aos superpoderes do vinagre de maçã. Muitas celebridades já partilharam nas redes sociais que têm neste produto um precioso aliado das suas rotinas de beleza. Há quem lave o cabelo com vinagre de maçã e faça questão de o partilhar nas redes sociais, como fez recentemente a famosa atriz Glória Pires.
Por isso, o vinagre de maçã é um produto que tem tido grande popularidade entre celebridades e influenciadores. São muitos os remédios caseiros feitos com este produto, os quais se encontram espalhados na Internet.
O nível de Ph do vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um produto ácido, tal como todos os vinagres são ácidos. Se tivermos em conta a escala de pH, o vinagre de maçã está no nível 2.
Ora, se tivermos em consideração que o número mais baixo é o que se revela mais ácido (enquanto o número mais elevado se revela mais alcalino), percebemos que o seu nível de acidez é acentuado.
No entanto, o ácido do estômago revela uma acidez mais acentuada (pH 1). Contudo, se comparado com o ácido do sumo de laranja (pH 3), o vinagre de maçã revela maior acidez.

O nível de Ph dos champôs
Sabemos hoje que o nível de pH presente nos produtos capilares pode afetar a sua aparência. Um estudo científico revelou que a lavagem do cabelo com champôs com pH alcalino (acima de 7) “pode aumentar a carga elétrica negativa da superfície da fibra capilar e, assim, aumentar o atrito entre as fibras”.
Logo, esse tipo de champô pode deixar o cabelo mais áspero, torná-lo crespo e levar a um aumento dos danos e, eventualmente, à quebra de cabelos.
O vinagre de maçã no cabelo
O vinagre de maçã pode ser usado para os mais variados fins, sendo que um deles é justamente favorecer a saúde capilar. O vinagre de maçã ou o vinagre de sidra pode ser o salvador do seu cabelo, se ele apresentar sinais de queda acentuada.
Através desse estudo, percebeu-se que a aplicação de vinagre de maçã, que contém um nível 2 de pH, poderia trazer vários benefícios, nomeadamente: alisar a cutícula do cabelo (efeito semelhante a um condicionador), dando-lhe suavidade.

Lavar o cabelo com vinagre de maçã
Lavar o cabelo com vinagre de maçã pode melhorar a saúde do couro cabeludo, sendo particularmente mais eficaz quando os problemas do couro cabeludo têm origem num fungo ou bactéria.
O vinagre de maçã é antibacteriano. A sua natureza ácida permite inibir e combater o crescimento de fungos ou bactérias.
Atenção
Se o seu couro cabeludo se encontrar irritado ou inflamado por via desses (ou de outros) problemas, não deve aplicar vinagre de maçã, pois pode revelar-se um processo muito doloroso.
O vinagre de maçã pode também revelar-se agressivo para tem pele sensível ou tecidos inflamados.

Procedimento
Para enxaguar o cabelo com vinagre de maçã, deve primeiro diluir o vinagre em água. A aplicação deve ser feita após esse procedimento. Assim, tem um tratamento capilar de custo relativamente baixo, mais seguro e com baixo riscos.
No entanto, não deve ser visto como uma cura. Não torna pessoas carecas em cabeludas. Permite apenas atuar com eficácia sobre as bactérias e os fungos, deixando o couro cabeludo mais saudável.
Importante
O NCultura não fornece aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Todo o conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo, não visando substituir o conselho médico. Por isso, a nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
NCultura
Se leu “Atenção! Aprenda a usar vinagre de maçã no cabelo corretamente” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre moda e beleza no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…