Cabelo sem brilho e frisado? Sabia que o Vinagre de maçã faz maravilhas nos cabelos? Siga o nosso guia completo para ter cabelos saudáveis! O vinagre de maçã pode ser usado para dar nova vida aos fios capilares. No presente artigo do NCultura, irá ficar a saber como usar vinagre de maçã para ter cabelos brilhantes e saudáveis.
O vinagre de maçã pode potenciar o seu cabelo. Ele gera benefícios surpreendentes. Descubra dicas essenciais para utilizar o poder do vinagre de maçã para ter cabelos revitalizados, sem frizz, mais fortes e sedosos.
Vinagre de maçã faz maravilhas nos cabelos (com receita)
Na nossa casa, temos um vasto conjunto de produtos. Há itens naturais frequentemente usados na alimentação que podem ser utilizados para outros fins. O vinagre de maçã é um desses produtos.

Ele pode ser utilizado nos cabelos para os tornar mais deslumbrantes, belos e saudáveis. Há cada vez mais pessoas a lavar o cabelo com vinagre de maçã. Este produto natural e barato pode ser uma alternativa a produtos que se encontram no supermercado.
Trata-se de uma opção que assegura uma preciosa melhoria da saúde capilar. O vinagre de maçã revela-se uma opção igualmente eficiente. Contudo, é uma alternativa bem mais saudável do que os produtos de beleza comuns.
Os benefícios do vinagre de maçã no cabelo
O vinagre de maçã é frequentemente usado para fins gastronómicos, para temperar saladas, dar um toque ácido à refeição, temperar carnes, dar um toque distinto em várias receitas.
Contudo, o vinagre de maçã pode ser utilizado para outros fins. Por exemplo, para lavar o cabelo. Há diversos benefícios que são gerados se usar este produto no cabelo. A opção de lavar o cabelo com este produto é sensata. Trata-se de uma forma acessível de melhorar a saúde capilar.
Com o vinagre de maçã, poderá fazer com que o seu cabelo receba diversas melhorias, nomeadamente selar as cutículas capilares. Este produto natural permite evitar o frizz e concede aos cabelos um maior brilho. O vinagre de maçã ainda consegue ajudar a dar ao cabelo algum volume.

A colocação de vinagre de maçã nos cabelos ajuda também a tornar o couro cabeludo mais saudável, o que é muito importante. Com isso, este produto promove um crescimento saudável do cabelo.
Há vários produtos que originam efeitos indesejados no couro cabeludo. Existem produtos frequentemente utilizados nos cabelos que podem gerar irritação no couro cabeludo, além de originarem outros problemas, nomeadamente a caspa e oleosidade.
O cabelo tem a tendência para se apresentar oleoso entre as lavagens, o que faz com muitas pessoas decidam lavar o cabelo com maior frequência. Contudo, lavar o cabelo com vinagre de maçã, ocasionalmente, permite combater vários problemas capilares, nomeadamente o excesso de oleosidade.
Este produto natural é uma substância ácida. A acentuada acidez do vinagre de maçã revela-se bastante benéfica para equilibrar os níveis de pH do cabelo. O cabelo que revela uma tendência para ser mais alcalino pode revelar frizz.
Nestes casos, o vinagre de maçã (ou vinagre de sidra) pode revelar-se um produto valioso, porque pode ajudar a equilibrar o pH. Desta forma, o vinagre de maçã ajuda a tornar os cabelos mais sedosos e brilhantes. Este produto natural pode ainda contribuir de forma decisiva para a redefinição dos cachos dos cabelos.
Descubra como utilizar o vinagre de maçã no momento de lavar o cabelo
- Primeiro, prepare a seguinte solução…
- Junte 1 parte de vinagre de maçã com 2 partes de água
- Posteriormente, coloque a água e o vinagre de maçã numa garrafa
- Depois, misture bem a solução criada
- Importante: deve manter sempre a proporção 1-2, uma de vinagre de maçã e duas de água.
Se optar por usar uma chávena, então fica da seguinte forma:
1 chávena de vinagre de maçã + 2 chávenas de água
Deve ter-se em consideração o comprimento e a densidade do cabelo.
Aprenda a usar vinagre de maçã:
- Dicas das famosas com vinagre de maçã (e não só)
- 10 usos desconhecidos e surpreendentes do vinagre de maçã
- Como fazer vinagre de maçã em casa. É fácil!
É possível fazer esta lavagem de maneiras distintas:
- 1ª opção: pode realizar a lavagem final dos cabelos, após o uso do champô e do condicionador.
- 2ª opção: pode usar a mistura entre o champô e o condicionador.
- 3ª opção: pode ainda utilizar a mistura no início do banho, antes de lavar o cabelo.
Muitas pessoas defendem que a melhor forma é usar este produto, após lavar o cabelo com o champô. Após fazer a aplicação de uma parte da mistura de vinagre de maçã, deve realizar no couro cabeludo uma massagem gentil.
Posteriormente, despeje o resto da mistura sobre o comprimento e as extremidades. Em seguida, antes de enxaguar com água, deixe que atue no cabelo por 1-2 minutos. Finalmente, utilize o seu condicionador, como faz normalmente.
Assim, com esta estratégia, irá livrar-se do cheiro mais facilmente. O odor deste produto incomoda muita gente e este procedimento revela-se eficaz nesta matéria.
Se decidir utilizar o vinagre de maçã numa lavagem final de cabelo, deve aplicá-lo do mesmo modo. Contudo, faça-o após o uso do condicionador.
Nota: Seja qual for a sua opção, convém ter em conta que não pode nunca colocar a mistura de vinagre de maçã nos olhos, seja em que circunstância for!
Para pessoas com cabelos pintados, pode ainda realizar a lavagem com vinagre de maçã. Como esta opção não é muito ácida, pode ser utilizada com total segurança, sem que a mistura feita com vinagre de maçã afete a cor do cabelo.
Se este produto for usado ocasionalmente, ele não gera efeitos negativos. Contudo, tenha em consideração que o vinagre de maçã não pode ser usado com uma frequência superior a duas vezes semanais. Caso contrário, o vinagre de maçã irá afetar a cor do cabelo.
Nota: O NCultura não visa fornecer aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. O conteúdo apresentado neste espaço é de caráter informativo. Por isso, não tem por objetivo substituir o conselho médico.
Desta forma, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, a nossa recomendação é que deve primeiro consultar um especialista, sempre, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde.