Início Saúde Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios

Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios

Tenha este produto em casa e usufrua dos seus diversos benefícios. Conheça melhor o vinagre de maçã e aprenda como o usar.

Vinagre de maçã
Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios

Rico em polifenóis, poderosos antioxidantes que protegem as células, o vinagre de maçã também ajuda a reduzir a inflamação nas articulações, aliviando dores e melhorando a movimentação articular. Ele contribui para o emagrecimento, protege o fígado, previne a diabetes, as cãibras, tem uma ação diurética e melhora as articulações e a digestão. Os benefícios do vinagre de maçã são muitos, mas é necessário saber como o usar de forma a usufruir deles.

São vários os usos que se pode dar ao vinagre de maçã. O vinagre de maçã pode ser usado como o vinagre comum, para temperar as saladas e para outras ações úteis na cozinha. Além do uso na culinária, ele pode ter outros usos, nomeadamente nas áreas da estética e da saúde.

No entanto, é importante frisar que só recebe os benefícios (que identificamos de seguida) quem fizer um consumo consciente e substituir os produtos industrializados com este vinagre de maçã. Quer saber mais? Então leia este artigo: vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios.


Leia também: Descubra se comer muita canela faz mal à saúde


Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios

Vinagre de maçã
Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios

Estética e bem-estar

Mau hálito

O vinagre de maçã refresca o hálito, reduzindo de forma natural o mau hálito. Basta para isso bochechar um pouco de água com um pouco vinagre de maçã.

Cuida do cabelo

O vinagre de maçã permite melhorar a saúde dos cabelos oleosos, tendo uma função de limpeza. Basta que enxague o cabelo com um preparado onde é misturado o conteúdo de um copo de água com uma mistura de duas colheres de sopa de vinagre.

Vinagre de maçã
Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios

Cuida da pele

Se tem problemas de pele, eles podem ser minimizados com um pouco de algodão com vinagre de maçã nas zonas afetadas. Quem sofre de problemas dermatológicos pode contar com o poder de reduzir inflamações demonstrado pelo vinagre de maçã.

Combate a comichão

Uma mordidela de um mosquito ou um contato indesejado com urtigas são algumas das razões que podem levar a um ataque de comichão. Se pretende parar de se coçar, há uma solução: vinagre de maçã. Vai arder, mas garantidamente vai ajudar a acalmar a irritação e a aliviar os sintomas.

Vinagre de maçã
Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios

Saúde

Ajuda na perda de peso

Não é por consumir o vinagre de maçã que pode estar num restaurante de Fast-Food o dia todo, todos os dias da semana. Este produto apenas presta um precioso auxílio na perda de peso, desde que haja moderação. Um consumo regular reduz o peso corporal, tal foi revelado por um estudo que levou em conta uma experiência onde os participantes do estudo consumiram o produto ao longo de 12 semanas.

Outro estudo revelou que é um produto saciante, pois numa experiência comprovou-se que comer pão enriquecido com um pouco de vinagre de maçã garante uma sensação de maior saciedade.

Reduz os níveis de glicose

Problemas como a diabetes são combatidos pelas propriedades presentes no vinagre de maçã, havendo um efeito positivo nos níveis de açúcar do sangue. Bastam duas colheres de sopa de vinagre ao deitar para baixar a glicose entre 4% a 6%, comprovando-se na manhã seguinte. Tal foi provado numa experiência realizada com pessoas que tinham diabetes tipo 2, momento que fez parte de um estudo de 2007.

Vinagre de maçã
Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios

Baixa os níveis de colesterol (e pressão alta)

O vinagre de maçã permite ainda baixar o colesterol e a pressão alta.

Também foram realizados vários estudos com ratos que comprovaram estes benefícios. Contudo, é necessária mais investigação para equiparar estas evidências a algo que possa ser realizado com pessoas.

Trata o refluxo gástrico e alivia o incómodo gastro-intestinal

Os incómodos próprios do refluxo gástrico podem ser aliviados com a ingestão diária de duas colheres de chá de vinagre de maçã. Mesmo quem sofre de problemas como diarreia decorrente de infeção causada por bactéria pode beneficiar dos efeitos de um consumo de vinagre de maçã.


Leia também: Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia


Este produto contém propriedades antibióticas e ajuda a acalmar espasmos intestinais. Junte em água ou no sumo de maçã uma a duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Bebendo este preparado, terá um remédio caseiro com efeitos maravilhosos que tratarão destes problemas.

Também previne a indigestão. Cerca de meia hora antes de uma refeição pesada, beba uma colher de chá de vinagre de maçã misturada num copo de água morna.

Vinagre de maçã
Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios

Outros problemas

O vinagre de maçã também é um precioso aliado da nossa saúde, tratando e aliviando os sintomas de diferentes problemas, tais como a dor de garganta. Beber um copo de água quente, com uma colher de sopa de vinagre de maçã (mexa bem!), pode acabar com a dor aos primeiros sintomas.

Em alternativa, pode ainda juntar à água morna ¼ de vinagre de maçã. Depois de misturar, basta gargarejar o preparado de hora em hora. Os soluços podem não ser o problema de saúde mais nocivo, mas é irritante. Acabe com esse problema com a ingestão de uma colher de chá de vinagre de maçã!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.