O vinagre de maçã é benéfico. Mas será que vinagre de maçã com água e mel faz bem? Descubra aqui! Há cada vez mais pessoas a quererem ter uma vida saudável e equilibrada. Para isso, procuram-se dietas, mas também algumas receitas que ajudem a ser mais fit de forma rápida e eficaz.
A água com limão é um exemplo célebre de uma bebida que promete e garante muitos benefícios para o bem-estar do nosso corpo e organismo. Mas e a combinação de vinagre de maçã com água e mel? Quais os efeitos desta bebida em nós? Fique a saber quais as suas vantagens e como deve tomar esta bebida especial.
Beber vinagre de maçã com água e mel faz bem ou mal?
A combinação do vinagre de maçã com água e mel tem feito cada vez mais sucesso entre os amantes de uma vida saudável e equilibrada. Isto, porque esta bebida é capaz de fortalecer o sistema imunitário e acelerar o metabolismo, por isso é uma solução indicada para ingerir de manhã, ainda em jejum.
A questão é como se deve consumir esta combinação; com que frequência; e quais são todos os seus benefícios.
Leia também
- 6 razões para usar vinagre de maçã no seu próximo banho
- Beber vinagre de maçã em jejum faz bem? Nós explicamos.
- O que acontece se beber vinagre de maçã antes de dormir?

Benefícios
O vinagre de maçã com água e mel possui uma ação anti-inflamatória e expetorante e ajuda a emagrecer. É que o vinagre e o mel contêm de facto vários benefícios para o nosso corpo. ao
Por um lado, o vinagre de maçã é capaz de regular os níveis de glicose no sangue, ajudar a controlar a pressão arterial, melhorar a digestão, contribuir para a perda de peso e diminuir o risco do aparecimento de doenças cardíacas.
Por outro lado, o mel é antisséptico, antibacteriano, expetorante, anti-inflamatório, analgésico, aumenta a imunidade e ajuda a induzir ao relaxamento.
Logo, em conjunto, estes dois ingredientes podem melhorar o funcionamento do organismo e o estado de saúde do indivíduo.

Quando tomar
Apesar desta bebida poder ser ingerida de manhã, em jejum, ela também pode ser consumida antes das refeições ou à noite, antes de dormir. Em qualquer um destes momentos, vai colher benefícios, como o controlo dos níveis de glicose, da pressão arterial e do peso.
Cuidados a ter
Há sempre cuidados a ter na toma destas combinações pois, apesar dos seus muitos benefícios, um consumo exagerado desta bebida pode tornar-se prejudicial para o bem estar do nosso organismo.
Algumas das precauções a ter estão relacionadas com o vinagre de maçã. Ele deve ser diluído em água, caso contrário pode danificar o esmalte dos dentes, contribuir para a perda de nutrientes ou provocar hipoglicemia. Já no caso do mel, se consumido em excesso, ele pode provocar desconforto intestinal, aumentar os níveis de glicose no sangue e causar um aumento de peso. Há ainda quem possa desenvolver quadros alérgicos.

Não há soluções milagrosas
Apesar de trazer benefícios para o corpo, a combinação de vinagre de maçã e mel não é uma solução milagrosa, se o seu consumo não for acompanhado de outros hábitos de vida saudáveis. Os alimentos por si só são incapazes de resolver problemas de saúde ou determinar a perda ou não de peso.
É fundamental fazer uma dieta equilibrada, praticar exercício físico e ingerir em pequenas quantidades a solução de vinagre de maçã e mel. Para isso, não deve consumir mais do que 1 a 2 colheres de sopa desta combinação por dia, no momento que preferir.
Além disso, deve privilegiar alimentos saudáveis e refeições leves e nutritivas, com pratos equilibrados como sopas, saladas, frutas e em doses apropriadas. É também importante fazer alguma atividade física, como caminhar ou correr cerca de 30 minutos diários.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.