Início Saúde Vinagre de maçã ajuda a desinchar?

Vinagre de maçã ajuda a desinchar?

A sensação de corpo inchado é vivida por muita gente e é bastante desagradável. Descubra aqui se o vinagre de maçã ajuda a desinchar.

Vinagre de maçã ajuda a desinchar
Vinagre de maçã ajuda a desinchar

Descubra aqui se o vinagre de maçã ajuda a desinchar. Só quem sente é que sabe como é frustrante estar com a sensação de corpo inchado. Essas pessoas valorizam quando alguém apresenta uma estratégia para desinchar o corpo, mas nem sempre ela resulta… Até agora! Na internet, há muitos a defender que o vinagre de maçã pode ser a solução para o problema do inchaço. Será verdade? O argumento incide na presença de ácido acético neste vinagre, pois é a sua principal fonte de probióticos.

Por isso, decidimos aprofundar o tema com um nutricionista experiente que nos deu o seu parecer. Será que o vinagre pode mesmo ser aquilo que precisa para acabar com esse problema?

Vinagre de maçã ajuda a desinchar
Vinagre de maçã ajuda a desinchar?

Vinagre de maçã ajuda a desinchar?

O vinagre de maçã (que é também conhecido como vinagre de sidra) é um produto que costumamos ter em nossa casa, mas nem sempre o valorizamos como deveríamos. Entre os diversos tipos de vinagre (balsâmico, de arroz, de frutas, de vinho, entre outras versões), o de maçã é o que tem sido mais elogiado.

Estudado sob diversos ângulos, há vários artigos científicos a evidenciar as inúmeras vantagens geradas pelo vinagre de maçã. Este vinagre contém propriedades que o tornam verdadeiramente especial. Quando consumido regularmente, gera diversos benefícios para a saúde (embora possa também ser usado para outros fins, nomeadamente para as lides domésticas, limpeza, mas também na estética, por exemplo, para o cabelo). Será que o vinagre de maçã pode ser a solução para resolver o problema do inchaço?


Leia também: O que acontece se usar vinagre de maçã no banho?


Vinagre de maçã ajuda a desinchar
Vinagre de maçã ajuda a desinchar?

O vinagre de maçã

Os probióticos ajudam a melhorar a saúde intestinal, pois contribuem para disseminar  bactérias saudáveis, o que promove a sua regularidade, levando a que o corpo fique mais equilibrado e com menos inchaço.

Embora haja quem defenda que as bactérias boas encontradas no vinagre podem ser incapazes de sobreviver no ambiente ácido do estômago, muitos defendem que o vinagre pode realmente ter esse efeito maravilhoso de acabar com o inchaço no corpo. Será verdade?

Tabela de valor nutricional do vinagre de maçã (1 colher de sopa 14,9 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 3 kcal 0,1 %
11 kJ
Gordura 0,0 g 0,0 %
Gorduras saturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras monoinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras poliinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Carboidratos < 0,1 g < 0,1 %
Açúcares < 0,1 g < 0,1 %
Proteína 0,0 g 0,0 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 14,1 g 0,7 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

Vinagre de maçã ajuda a desinchar
Vinagre de maçã ajuda a desinchar?

A pectina

O vinagre de maçã é outro elemento presente no vinagre de maçã que pode originar diversos benefícios, nomeadamente a diminuição do inchaço. A pectina contribui para a saúde do cólon, isso está comprovado. Este tipo de fibra solúvel que chamamos de pectina pode ser encontrada em frutas maduras e está na origem de outros benefícios para a nossa saúde e bem-estar, pois ajuda a regular o trânsito intestinal.

Contudo, este elemento acaba por estar em maior quantidade numa simples maçã do que no vinagre de maçã. Então, será que ele pode realmente ser a solução de que precisamos para eliminar o inchaço?

Vinagre de maçã ajuda a desinchar
Vinagre de maçã ajuda a desinchar?

Vinagre de maçã vs. maçã

E se compararmos o valor de pectina de uma maçã com uma pequena porção de vinagre? Em termos comparativos, um quarto de chávena com vinagre de maçã (ou vinagre de sidra) é uma quantia suficiente para se sentir o efeito da pectina. Então, é preferível consumir uma maçã, não será assim?

Vinagre de maçã ajuda a desinchar
Vinagre de maçã ajuda a desinchar?

Mas, afinal, o vinagre de maçã é ou não “a” solução para o inchaço corporal?

Um nutricionista dirá que o ideal é selecionar um produto que se possa consumir diariamente pois, mesmo que se pretenda tomar o número necessário de colheres com vinagre de maçã de forma a conseguir-se assegurar os benefícios da pectina, a verdade é que essa quantia pode gerar também malefícios para o corpo.

Como o vinagre é muito ácido, consumir mais do que uma colher de sopa pode revelar-se prejudicial para o corpo, pois pode, por exemplo, levar à erosão do esmalte dos dentes, além de outros problemas, nomeadamente refluxo ácido ou irritação do sistema digestivo.

Para solucionar o problema do inchaço, devemos procurar ser acompanhados por um nutricionista e recorrer a técnicas comprovadas, como beber muita água (2 litros por dia) e reduzir o sódio (alguns exemplos de estratégias que devem ser levadas em consideração).


Leia também: Aprenda a fazer vinagre de maçã em casa


Vinagre de maçã ajuda a desinchar
Vinagre de maçã ajuda a desinchar?

Então o vinagre de maçã deve ser evitado?

O vinagre de maçã tem sido associado a inúmeros benefícios para o corpo. Contudo, não se pode pensar que é um produto milagroso. Um nutricionista experiente defenderá que o excesso de vinagre de maçã pode mesmo gerar uma quebra dos níveis de potássio, sendo este um problema que pode até afetar o funcionamento dos músculos e nervos.

O vinagre de maçã é um bom produto que pode e deve ser consumido regularmente, no contexto de uma dieta saudável, sem excessos. É sensato incorporá-lo em molhos para salada, podendo mesmo servir para marinadas, para temperar carnes e peixe ou até para conservar verduras.

Vinagre de maçã ajuda a desinchar
Vinagre de maçã ajuda a desinchar?

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.