Já sabe que aqui vai encontrar sempre os melhores testes. Está pronta(o) para verificar as suas aptidões no Teste de Português «158»?
Antes de testar os seus conhecimentos, partilhamos consigo alguns poemas, citações, curiosidades e até receitas, para que aprenda mais sobre Portugal e o mundo.
Encare o dia como um desafio e ponha-se à prova com o nosso quiz/teste.

Citação do dia
“Quando largo o que sou, transformo-me no que posso ser.”
Lao Tzu (571 a.C. – 531 a.C.)

Dor elegante
Um homem com uma dor
É muito mais elegante
Caminha assim de lado
Com se chegando atrasado
Chegasse mais adiante
Carrega o peso da dor
Como se portasse medalhas
Uma coroa, um milhão de dólares
Ou coisa que os valha
Ópios, édens, analgésicos
Não me toquem nesse dor
Ela é tudo o que me sobra
Sofrer vai ser a minha última obra
Paulo Leminski (1944-1989)

Factos do dia de hoje
Sabia que hoje é Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama?

O dia de hoje na história
No dia 30 de outubro, ocorreram diferentes factos históricos de relevo, tais como:
– O famoso e talentoso escritor Fiódor Mijáilovich Dostoyevski nasceu em 1821. Entre as suas obras mais conhecidas estão: Crime e Castigo (1866), O Jogador (1866), O Idiota (1868-1869), Os Irmãos Karamazov (1879-1880) e Diário de um Escritor (1873-1881).
– O poeta e crítico Ezra Pound nasceu nos Estados Unidos da América, em 1885, em Hailey. Faleceu no dia 01 de novembro de 1972, em Veneza. Além de ter sido um talentoso poeta, ele conseguiu contribuir para a ascensão de muitos outros (como: DH Lawrence, T.S. Eliot.Ernest Hemingway, William Butler Yeats, Robert Frost, James Joyce, Hilda Doolittle). A principal obra foi Cantos (iniciada em 1915 e cujo final foi realizado em 1960).
– Benito Mussolini assumiu o cargo de primeiro ministro de Itália, em 1922. Com a chegada ao poder do Partido Nacional Fascista (PNF) foi o fim da democracia liberal.
– Em 1938, ocorreu aquela que, provavelmente, terá sido a maior experiência mundial proporcionada pela rádio. Inspirado no obra de ficção científica de H.G Wells, “A Guerra dos Mundos”, Orson Welles foi responsável pelo programa de rádio que narrava uma invasão de extraterrestres, impiedosos e assassinos, em guerra contra os Estados Unidos da América (e o mundo).
Este episódio foi tão envolvente e real que levou parte do país ao desespero. O pânico foi geral. Orson Welles foi forçado a interromper o programa, para lembrar os ouvintes que era tudo ficção. O momento levou o jovem de 23 anos a temer pela sua carreira, mas acabou por ser contratado por um estúdio de Hollywood, espaço onde teve a oportunidade de escrever, produzir e realizar aquele que é considerado por muitos o melhor filme de sempre, Cidadão Kane (1941).
– Diego Armando Maradona nasceu em Lanús (na Argentina), em 1960. Ele tornou-se um ídolo mundial, sendo um dos maiores talentos de sempre do futebol, estando “ao lado” de Pelé, Messi e Cristiano Ronaldo.
– Ayrton Senna tornou-se, pela primeira vez, campeão mundial, em 1988. Foi o início de uma carreira de sucesso, interrompida tragicamente pelo acidente que ocorreu no dia 1 de maio de 1994. Uma colisão entre o seu carro e uma barreira levou-o à morte.
– A FIFA oficializou, em 2007, a escolha do Brasil como país-sede do Campeonato do Mundo de 2014. A confirmação surgiu na sequência de uma decisão unânime. O Brasil foi candidato único.

Receita do dia
Canja de frango
Ingredientes
Hortelã qb
2 c. de sopa com azeite
1 c. de sopa com sal
1 c. de sopa farinha de trigo tipo 55
1 folha de louro
1kg frango
500g de batatas
400g de tomates
300g de alho-francês
300g de cenouras
Modo de preparação
– Ponha numa panela o frango (devidamente lavado).
– Cubra o frango com água.
– Tempere a água com sal.
– Corte e lave a parte verde do alho-francês. Junte essa parte verde à panela.
– Corte às rodelas finas o restante do alho francês. Reserve.
– Lave as cenouras muito bem, corte as cascas e acrescente-as à panela.
– Corte a cenoura aos cubos e reserve.
– Junte à panela a folha de louro. Deixe a cozer em lume brando, por 50 minutos (ou retire no momento em que o frango estiver tenro).
– Numa panela distinta, coloque um fio de azeite e junte a cenoura e o alho francês reservados. Deixe que o conteúdo da panela (com tampa) cozinhe em lume brando.
– Remova das batatas as cascas, corte as batatas em pequenos cubos e junte-as à panela.
– Lave o tomate, remova as suas sementes e corte em pequenos pedaços.
– Junte à panela.
O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.
Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.